domingo, 7 de fevereiro de 2010

TESTEMUNHO - Ainda a visita da Imagem Peregrina a São Gonçalo - Uma semana de Missão

Tal como prometemos na última entrega, completamos hoje a reportagem da visita da Imagem Peregrina à comunidade paroquial de São Gonçalo. Três dias de reflexão e de meditação sobre a mensagem de Fátima, prepararam a comunidade para esta visita, com uma participação, não tanto massiva, mas expressiva dos movimentos apostólicos da comunidade. O epicentro das reflexões esteve centrado nos temas que, posteriormente, foram também relembrados: a conversão a Cristo, ouvindo o seu convite, a oração que deve seguir o seu exemplo e a vocação à santidade a que somos chamados pelo sacramento da iniciação cristã, o Baptismo. Mensagem evangélica que coincide com os apelos da Virgem Maria em terras de Fátima.
Momentos intensivos de profunda espiritualidade foram o acolhimento na estrada do aeroporto, junto ao edifício das Inspecções e a consequente procissão de velas, em que o andor da Virgem foi transportado por grupos da comunidade e o povo cristão cantou os louvores de Maria ajudadas pela filarmónica, que, desde o primeiro momento renunciou à sua rapsódia concertista, para ater-se aos cantos marianos que o povo sabe cantar. Ao chegar à Igreja, totalmente repleta, seguiu-se a reza do terço na mesma espiritualidade mariana e cristocêntrica, tendo sido meditados, como é recomendado, os mistérios luminosos, introduzidos pelo saudoso Papa João Paulo II.
Na sexta-feira, pela manhã houve celebração eucarística na igreja paroquial, onde o tema foi subordinado aos valores do Reino de Deus, tais como a justiça e a caridade, seguindo-se um momento de veneração com as crianças das escolas.
O pólo intensivo da espiritualidade deste dia, esteve, sem dúvida alguma, na concentração no Lar da Bela Vista, onde se montou uma Tenda monumental, para abrigar a Imagem Peregrina, a celebração da Eucaristia, e uma multidão de idosos, utentes da mesma casa e também idos de outros lados e lares, que participaram activamente no louvor, gratidão e súplicas à Mãe do Céu que se dignou vir à terra.
Nesse mesmo dia, a Imagem Peregrina visitou também a capela das Neves, onde foi recebida por um número extraordinário de devotos nunca antes visto neste centro de culto, os quais rezaram e meditaram os mistérios dolorosos do terço do santo rosário.
A homenagem à Senhora de Fátima, nessa sexta-feira, encerrava com chave de ouro na Capela das Boa Esperança, onde foi rezado o terço, celebrada a Eucaristia seguida duma procissão de velas pelos altos do Palheiro Ferreiro, não obstante as ameaças de chuva.
No sábado, houve diversos actos importantes nesta jornada missionária: a eucaristia, pela manhã, a adoração do Santíssimo Sacramento, a presença dos diversos sítios, a Unção dos doentes, profundamente impressionante, na parte da manhã. O pólo intensivo, porém, desta celebração da fé, registou-se a partir das 15 horas, com outra presença de residentes, a reza do terço às 16 horas, e às 17 horas o momento em que a Catequese prestou a sua homenagem à Virgem Peregrina, com a ajuda dum audio-visual, a reza do terço presidida por dez crianças representativas dos três centros de catequese, muitas das quais tiveram de sentar-se no chão, a que se juntaram também alguns adultos e catequistas. Desta forma, encerrava-se a Semana de Missão, com o testemunho corajoso e desinibido das crianças que são exemplo evangélico para todos os que pretendem arrebatar o Reino dos Céus, na linguagem do mesmo Jesus: «Deixai vir mim as criancinhas…», «Se não vos tornardes como crianças …».
Ao som do Adeus de Fátima, também a comunidade de São Gonçalo se despediu da Imagem Peregrina, celebrando seguidamente a vigília do Padroeiro, São Gonçalo.
Não houve concertos mas todo o povo entoou os louvores de Maria, não houve cenas de teatro espalhafatoso mas oração profunda, não houve cenas de pieguice e beatice doentia mas oração e piedade equilibradas, não houve exibições de excentricidade mas uma introspecção de amor filial, não houve discursos de retórica pomposa mas comunicações humildes dos temas evangélicos.
Por tudo isto e, certamente, pelas consequências positivas que terá deixado na espiritualidade das pessoas que por aqui passaram, não hesitamos em chamar a esta semana em São Gonçalo, uma autêntica e verdadeira Semana de Missão.

Manuel Gama in JM - Suplemento / Pedras Vivas / 2010-02-07

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.

FICHA TÉCNICA:Hino da Visita da Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Fátima à Diocese do Funchal

LETRA - Pe. GISELO ANDRADE

MÚSICA - Pe. IGNÁCIO FIGUEIRA RODRIGUES

GRUPO CORAL "FLORES DE MAIO" - PORTO DA CRUZ

ORGANISTA - JOÃO CALDEIRA

DIRECÇÃO ARTÍSTICA - VIRGÍLIO CALDEIRA

CAPTAÇÃO DE SOM e EDIÇÃO DIGITAL -JOÃO CALDEIRA

"Novo" Calendário da Visita da Imagem Peregrina

Paróq. de Fátima - Funchal - 12 e 13 Fev.

Hosp. Dr. João de Almada e Paróq. do Livramento - 12 e 13 de Fev. - Fotos de Carlos Cabral

Monte, Visitação e São Martinho - 7 a 11 Fev. - Fotos de Carlos Cabral

Paróquia da Nazaré - 5 a 7 Fev. - Fotos de Carlos Cabral

Mosteiro das Irmãs Clarissas - Caldeira

Serra de Água e Ribeira Brava - 9 a 13 de Dez. 09

São João - Rib. Brava - 7 a 9 de Dez. 09

Ad perpetuam memoriam - Bênção da Imag. de N. Senhora no Jardim junto à Igreja da Calheta - 20/11/09

Fotos da Visita da Imagem Peregrina em 1948 (7 a 11 de Abril)

Recepção e Acolhimento da Imagem Peregrina na Paróquia da Ponta do Pargo

Imagem Peregrina nas Achadas - 3 e 4 de Nov. 09

Estada e partida da Imagem Peregrina na Santa

Acolhimento da Imagem Peregrina na Paroquia da Santa com passagem pela Cap. dos Lamaceiros - 1/11/09

O dia/noite da despedida da Imagem Peregrina no Porto Moniz

A noite da chegada da Imagem Peregrina ao Porto Moniz

Imagem Peregrina nas Feiteiras

Mais fotos da Imagem Peregrina em São Vicente

Imagem Peregrina em São Vicente

Imagem Peregrina na Ponta Delgada 2

Imagem Peregrina na Ponta Delgada1

Imagem Peregrina na Boaventura

Imagem Peregrina na Fajã do Penedo

As palavras dos Adultos e os cânticos das Crianças na Inauguração da Exposição Itinerante

Mais Fotos de 12 de Out. 2009

Praça do Colégio 12 de Out. 2009

Conhecer mais da Mensagem de Fátima - "As memórias da Irmã Lúcia"