sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

Hospital Dr. João de Almada acolheu - Dia diocesano do Doente

Centenas de pessoas, entre doentes, familiares, profissionais de saúde, agentes da pastoral, entidades oficiais, sacerdotes e seminaristas, participaram ontem na grande celebração do Dia diocesano do Doente, no Hospital Dr. João de Almada, presidida pelo Bispo do Funchal e com a presença especial da Imagem Peregrina.
Nos jardins, varandas e arredores desta unidade hospitalar reuniu-se uma multidão de fé, num ambiente bastante acolhedor e comovente. Rostos de todas as idades, alguns marcados pela dor e sofrimento, dirigiam-se para o andor de Nossa Senhora de Fátima com sinais de súplica e agradecimento, em oração silenciosa, olhares serenos, cheios de esperança. No altar, preparado para a missa campal, concentraram-se também os ouvidos para a escuta da Palavra pronunciada, em particular, por D. António Carrilho que deixou uma mensagem de esperança, fundamentada no Evangelho e em Maria, Mãe de Jesus.
Momentos altos foram ainda a bênção dos doentes com o Santíssimo Sacramento, o ofertório com um terço feito pelos utentes do Hospital Dr. João de Almada, a procissão à chegada da Imagem Peregrina sobre tapetes de flores, a ida para a Capela do Hospital... .
Antes da celebração, crianças das escolas e Pré-escolar do Monte, encenaram as Aparições de Fátima com muita competência. Houve largada de balões coloridos e de pombos... e o “milagre do sol” que brilhou durante toda a cerimónia, desmentindo eventuais previsões de aguaceiros fortes, como acontecera poucas horas antes em S. Martinho, aquando da saída da Imagem Peregrina para o Livramento.
Tudo estava bem preparado para qualquer eventualidade menos favorável e, no final, houve aplausos.
A animação litúrgica deste Dia diocesano do Doente esteve a cargo do Coro da Catedral (dirigido pelo Maestro Victor Costa), que interpretou o Hino da Imagem Peregrina, entre muitos outros cânticos marianos.
Pastoral da Saúde abrange todos
Na sua homilia, o Bispo do Funchal falou (entre muitos outros aspectos) do “sofrimento” que para a Igreja pressupõe “um serviço de amor”, de “caridade” a todo o tempo. Por isso, existe a “pastoral da saúde”, lembrou.
Numa mensagem escrita para este Dia do Doente, D. António Carrilho referiu que a “pastoral da saúde” não se trata de um “serviço apenas para os doentes, mas uma pastoral com os doentes. Urge que os cristãos não se fiquem pelo lamento e pela compaixão, num sentimento bondoso (...).
“Urge organizar a caridade nas comunidades cristãs, de modo que todos sejam incluídos na nossa preocupação de amar, servindo”, sublinhou. E deixou um apelo: “Existindo nesta Diocese um Secretariado para a Pastoral da Saúde, seria bom que as paróquias a ele recorressem, solicitando a ajuda necessária para a instituição de grupos e para a formação de agentes da pastoral dos doentes, no âmbito da acção social e caritativa da Igreja”, afirmou.

”Correu tudo muito bem”

No final da celebração do Dia diocesano do Doente as opiniões coincidiram num apreciação positiva: “correu tudo muito bem”, disseram à reportagem do Jornal da Madeira. O evento contou também com personalidades oficiais que destacaram a sua “excelente” realização.
O presidente do do Conselho Administrativo do Serviço de Saúde da Região Autónoma da Madeira, António Almada Cardoso, disse ao JM sentir-se “muito honrado com esta escolha do Sr. Bispo para esta celebração aqui, neste Hospital a que também estou ligado por razões familiares” (é neto do saudoso médico Dr. João de Almada que dá nome àquela unidade hospitalar). “Verificámos muito entusiasmo da parte dos profissionais e utentes por esta cerimónia, este acontecimento com a Imagem Peregrina que resultou numa grade manifestação de fé”, afirmou ao JM. O Secretário Regional dos Assuntos Sociais, Francisco Jardim Ramos, e o presidente do Instituto da Administração da Saúde, Maurício Melim, também estiveram presentes.

Vera Luza in JM – 12 / 2 / 2010

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.

FICHA TÉCNICA:Hino da Visita da Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Fátima à Diocese do Funchal

LETRA - Pe. GISELO ANDRADE

MÚSICA - Pe. IGNÁCIO FIGUEIRA RODRIGUES

GRUPO CORAL "FLORES DE MAIO" - PORTO DA CRUZ

ORGANISTA - JOÃO CALDEIRA

DIRECÇÃO ARTÍSTICA - VIRGÍLIO CALDEIRA

CAPTAÇÃO DE SOM e EDIÇÃO DIGITAL -JOÃO CALDEIRA

"Novo" Calendário da Visita da Imagem Peregrina

Paróq. de Fátima - Funchal - 12 e 13 Fev.

Hosp. Dr. João de Almada e Paróq. do Livramento - 12 e 13 de Fev. - Fotos de Carlos Cabral

Monte, Visitação e São Martinho - 7 a 11 Fev. - Fotos de Carlos Cabral

Paróquia da Nazaré - 5 a 7 Fev. - Fotos de Carlos Cabral

Mosteiro das Irmãs Clarissas - Caldeira

Serra de Água e Ribeira Brava - 9 a 13 de Dez. 09

São João - Rib. Brava - 7 a 9 de Dez. 09

Ad perpetuam memoriam - Bênção da Imag. de N. Senhora no Jardim junto à Igreja da Calheta - 20/11/09

Fotos da Visita da Imagem Peregrina em 1948 (7 a 11 de Abril)

Recepção e Acolhimento da Imagem Peregrina na Paróquia da Ponta do Pargo

Imagem Peregrina nas Achadas - 3 e 4 de Nov. 09

Estada e partida da Imagem Peregrina na Santa

Acolhimento da Imagem Peregrina na Paroquia da Santa com passagem pela Cap. dos Lamaceiros - 1/11/09

O dia/noite da despedida da Imagem Peregrina no Porto Moniz

A noite da chegada da Imagem Peregrina ao Porto Moniz

Imagem Peregrina nas Feiteiras

Mais fotos da Imagem Peregrina em São Vicente

Imagem Peregrina em São Vicente

Imagem Peregrina na Ponta Delgada 2

Imagem Peregrina na Ponta Delgada1

Imagem Peregrina na Boaventura

Imagem Peregrina na Fajã do Penedo

As palavras dos Adultos e os cânticos das Crianças na Inauguração da Exposição Itinerante

Mais Fotos de 12 de Out. 2009

Praça do Colégio 12 de Out. 2009

Conhecer mais da Mensagem de Fátima - "As memórias da Irmã Lúcia"