quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Mensagem de D. António Carrilho, Bispo do Funchal, para o Dia Mundial do Doente, 11 de Fevereiro de 2010 - “Dar vida, semeando esperança”

image No dia 11 de Fevereiro de cada ano, memória litúrgica de Nossa Senhora de Lurdes, celebra-se, por iniciativa da Igreja, no âmbito universal, o Dia Mundial do Doente. Neste ano, realiza-se na Basílica Vaticana, em Roma, a grande celebração do XVIII Dia Mundial do Doente, em solidariedade e em súplica por todos os doentes; e a feliz coincidência com o 25º aniversário da constituição do Conselho Pontifício para a Pastoral da Saúde aí encontra um forte motivo para dar especiais graças a Deus, neste dia.
Todos os dias o sofrimento corrói o corpo e, tantas vezes, o espírito de milhares de pessoas. As arestas do viver dilaceram, diariamente, os ombros da alma de tanta gente. Que sentido tem, pois, celebrar o Dia do Doente, como dia especial?
Sensibilizar a comunidade eclesial
Com o Dia Mundial do Doente, a Igreja quer sensibilizar toda a comunidade eclesial para a importância do serviço pastoral no vasto universo da saúde, serviço que faz parte do seu próprio viver e testemunhar.
O sofrimento humano tem sentido e é plenamente esclarecido no mistério da paixão, morte ressurreição de Jesus. “Ele passou fazendo o bem e curando todos os que eram oprimidos pelo mal” (Act. 10, 38). Como escreveu João Paulo II, na Carta apostólica Salvifici doloris, o sofrimento humano atingiu o seu vértice na paixão de Cristo, transformando a ignomínia da Cruz na expressão mais bela do Amor: “A Cruz de Cristo tornou-se uma fonte da qual brotam rios de água viva” (n. 18).
No horizonte da preocupação com os doentes e todos os que sofrem, a Igreja recorda a cada cristão a parábola do Bom Samaritano que, passando por um homem abandonado, de nome, raça, religião e cultura desconhecidos, incentiva cada um de nós a descobrir e encontrar o seu próximo, amando, dado que só o Amor descobre e reconhece o outro como “próximo”. Na parábola diz-se que, no dia seguinte, tirando dois denários, o samaritano deu-os ao estalajadeiro, recomendando-lhe: “Trata bem dele e o que gastares a mais, pagar-te-ei quando voltar” (Lc.10,33-35).
Na conclusão da parábola, S. Lucas não se esqueceu do que Jesus disse ao doutor da Lei: “Vai e também tu faz do mesmo modo” (Lc. 10, 37). Jesus também se dirige a nós com estas palavras. Exorta-nos a inclinar-nos sobre as feridas do corpo e do espírito de muitos dos nossos irmãos que encontramos pelas estradas do mundo, pelos caminhos das nossas comunidades, vivendo o drama do isolamento, do abandono, da desilusão ou caídos na vala comum dos vencidos da vida.
Na Encíclica Spe salvi, afirmou o Papa Bento XVI: “Não é o evitar o sofrimento, a fuga diante da dor, que cura o homem, mas a capacidade de aceitar a tribulação e nela amadurecer, encontrar o seu sentido através da união com Cristo que sofreu com amor infinito” (n.37). Para que tal seja mais fácil é necessário que haja cristãos com a ternura de Jesus e que depositem certezas no coração dos que sofrem.
Pastoral da Saúde abrange todos
image Neste XVIII Dia Mundial do Doente, a Obra Nacional da Pastoral da Saúde convida-nos a “Dar vida, semeando esperança”. Estar presente na dor do irmão, qualquer que seja o seu sofrimento, para comungar com Ele a certeza de um Deus que nos ama, é, na Igreja, um serviço de amor aos que estão magoados, invadidos de solidão, a todos os que sofrem.
A Pastoral da Saúde não é apenas uma Pastoral para os doentes, mas uma pastoral com os doentes. Urge que os cristãos não se fiquem pelo lamento e pela compaixão, num sentimento bondoso. É necessário mergulhar na profundidade da chaga de dor, colocando lá, amorosamente, uma gota de bálsamo, escutando as queixas e o lamento sofredor, no respeito profundo pela confidência e abertura confiante de cada irmão, e acolhendo o seu sofrimento, com toda a capacidade do nosso ser cristão.
Urge organizar a caridade nas comunidades cristãs, de modo que todos sejam incluídos na nossa preocupação de amar, servindo. A caridade, numa comunidade, não pode ser deixada apenas à iniciativa particular: deverá ser fruto da consciência da própria comunidade no seu todo, como exigência de Jesus, para que o mundo acredite que Ele é o enviado do Pai. Existindo nesta Diocese um Secretariado para a Pastoral da Saúde, seria bom que as paróquias a ele recorressem, solicitando a ajuda necessária para a instituição de grupos e para a formação de agentes da pastoral dos doentes, no âmbito da acção social e caritativa da Igreja.
O Evangelista S. Mateus expressou, no capítulo 25, aquelas palavras de Jesus: “Vinde benditos de meu Pai para o Reino que Vos está preparado, desde toda a eternidade”(Mt 25,34), porque Eu tive fome, tive sede, estava nú, doente, prisioneiro e Me assististe. Quando, Senhor, Te vimos assim? “Sempre que o fizestes a um dos Meus irmãos mais pequeninos, a Mim o fizestes” (Mt 25, 40).
A tríplice dimensão da vida de Jesus (Sacerdote, Profeta e Rei) torna-se exigência da própria natureza da Igreja: uma Igreja anunciadora da Palavra, na qual e pela qual acontece toda a acção Sacramental, e uma Igreja de Serviço, de entrega, de caridade. É neste tripé, no seguimento de Jesus, que a Igreja deverá assentar a sua actividade pastoral.

Funchal, 11 de Fevereiro de 2010
† António Carrilho, Bispo do Funchal

Fotos – Carlos Cabral

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.

FICHA TÉCNICA:Hino da Visita da Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Fátima à Diocese do Funchal

LETRA - Pe. GISELO ANDRADE

MÚSICA - Pe. IGNÁCIO FIGUEIRA RODRIGUES

GRUPO CORAL "FLORES DE MAIO" - PORTO DA CRUZ

ORGANISTA - JOÃO CALDEIRA

DIRECÇÃO ARTÍSTICA - VIRGÍLIO CALDEIRA

CAPTAÇÃO DE SOM e EDIÇÃO DIGITAL -JOÃO CALDEIRA

"Novo" Calendário da Visita da Imagem Peregrina

Paróq. de Fátima - Funchal - 12 e 13 Fev.

Hosp. Dr. João de Almada e Paróq. do Livramento - 12 e 13 de Fev. - Fotos de Carlos Cabral

Monte, Visitação e São Martinho - 7 a 11 Fev. - Fotos de Carlos Cabral

Paróquia da Nazaré - 5 a 7 Fev. - Fotos de Carlos Cabral

Mosteiro das Irmãs Clarissas - Caldeira

Serra de Água e Ribeira Brava - 9 a 13 de Dez. 09

São João - Rib. Brava - 7 a 9 de Dez. 09

Ad perpetuam memoriam - Bênção da Imag. de N. Senhora no Jardim junto à Igreja da Calheta - 20/11/09

Fotos da Visita da Imagem Peregrina em 1948 (7 a 11 de Abril)

Recepção e Acolhimento da Imagem Peregrina na Paróquia da Ponta do Pargo

Imagem Peregrina nas Achadas - 3 e 4 de Nov. 09

Estada e partida da Imagem Peregrina na Santa

Acolhimento da Imagem Peregrina na Paroquia da Santa com passagem pela Cap. dos Lamaceiros - 1/11/09

O dia/noite da despedida da Imagem Peregrina no Porto Moniz

A noite da chegada da Imagem Peregrina ao Porto Moniz

Imagem Peregrina nas Feiteiras

Mais fotos da Imagem Peregrina em São Vicente

Imagem Peregrina em São Vicente

Imagem Peregrina na Ponta Delgada 2

Imagem Peregrina na Ponta Delgada1

Imagem Peregrina na Boaventura

Imagem Peregrina na Fajã do Penedo

As palavras dos Adultos e os cânticos das Crianças na Inauguração da Exposição Itinerante

Mais Fotos de 12 de Out. 2009

Praça do Colégio 12 de Out. 2009

Conhecer mais da Mensagem de Fátima - "As memórias da Irmã Lúcia"