domingo, 24 de janeiro de 2010

Diocese rende-se a Maria - Milhares de madeirenses já prestaram homenagem a Nossa Senhora através da Imagem Peregrina de Fátima que visita a nossa Diocese até Maio próximo

A Imagem Peregrina con­ti­nua a sua visita pelas comunidades da nossa diocese com o “caloroso acolhimento” registado desde o primeiro dia a que chegou à Madeira. “Quem pode esquecer esse dia 12 de Outubro passado... desde a chegada ao aeroporto, a passagem pela Praça do Município, pela Sé...?”, perguntou o Bispo do Funchal às muitas centenas de pessoas que foram até ao Santuário do Cabo Girão, no passado dia 17 de Janeiro, para receber Nossa Senhora que vinha da paróquia do Estreito de Câmara de Lobos para a paróquia da Encarnação.
Foi naquele mesmo local que D. António Carrilho, recorde-se, anunciou a 13 de Maio de 2009 a visita da Imagem Peregrina à Diocese; e agora tornou também público um outro anúncio: uma peregrinação diocesana ao Santuário da Cova da Iria, no próximo dia 10 de Maio, por ocasião do regresso da Imagem Peregrina à Capelinha das Aparições, na mesma altura em que o Santo Padre visitará o nosso país. Por este facto, a despedida de Nossa Senhora foi também antecipada para o dia 9 de Maio, estando prevista para essa data uma grande celebração em Machico.
Multidão de crentes presta homenagem
Por onde passa, a Imagem Peregrina regista sempre um “caloroso acolhimento que se tornou, de facto, uma realidade profundamente vivida, desde a primeira hora, e que tem sido igual em todas as paróquias por onde tem passado”, afirmou o Bispo do Funchal durante a Eucaristia do passado domingo no Santuário do Cabo Girão, com a presença de centenas de fiéis, sacerdotes e párocos do arciprestado de Câmara de Lobos.
“Quem poderá esquecer...? Maria é a estrela da nova evangelização que se traduz em amor e gestos de solidariedade fraterna”, lembraria ainda D. António a propósito do lema da visita da Imagem Peregrina à nossa diocese - “Com Maria ser Igreja no mundo actual”.
O “caloroso acolhimento” naquele santuário mariano (na paróquia da Quinta Grande) manifestou-se de vários modos: cânticos marianos de Fátima a todo o tempo, largada de pombos e balões, foguetes a anunciar a chegada, e um “tapete de flores” por onde passaria o andor de Nossa Senhora bem ornamentado.
O cortejo entre a igreja do Estreito de Câmara de Lobos e o Cabo Girão foi acompanhado por uma caravana de cinquenta jipes e mais de uma centena de “motas”, ligados à “Rota dos Castanheiros” e ao “Campeonato Trial 4 x 4”.
Logo à chegada, procedeu-se à cerimónia da “coroação de Nossa Senhora”; seguindo-se uma procissão até ao interior do templo, repleto também de pessoas.
O ambiente foi emocionante, com rostos cheios de alegria, alguns chorosos, e muitos gestos de saudação. Apesar do tempo algo instável, com algum nevoeiro e vento, a multidão de fiéis rendeu-se a Maria e prestou-lhe as devidas homenagens.
No final da concelebração eucarística, a Imagem Peregrina seguiria para a Paróquia de Santa Cecília, depois para o Carmo e finalmente para Câmara de Lobos, de onde se despede esta tarde.
Em todas estas comunidades, “a participação das pessoas nas celebrações em louvor de Nossa Senhora foi imensa, grandiosa. Ninguém ficou em casa”, apurou o Jornal da Madeira.
Momentos especiais de oração e procissões destacam-se ainda nos programas celebrativos, com a presença de pessoas de todas as idades, incluindo as crianças das escolas, da catequese, utentes de centros cívicos, idosos e doentes.
Para a história da nossa Diocese, e a marcar também o início do novo milénio “a visita da Imagem Peregrina fica como um grande sinal que confirma ainda mais a devoção mariana do nosso povo”, disseram ao JM.

Peregrinação diocesana a Fátima
Entretanto, a diocese do Funchal está a preparar uma peregrinação para acompanhar o regresso da Imagem Peregrina ao Santuário de Fátima, no mês de Maio, altura em que também estará na Cova da Iria o Papa Bento XVI.
O anúncio desta peregrinação foi feito por D. António Carrilho no passado domingo, e nas próximas semanas serão divulgadas mais informações.

in JM – Vera Luza - Suplemento / Pedras Vivas / 2010-01-24

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.

FICHA TÉCNICA:Hino da Visita da Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Fátima à Diocese do Funchal

LETRA - Pe. GISELO ANDRADE

MÚSICA - Pe. IGNÁCIO FIGUEIRA RODRIGUES

GRUPO CORAL "FLORES DE MAIO" - PORTO DA CRUZ

ORGANISTA - JOÃO CALDEIRA

DIRECÇÃO ARTÍSTICA - VIRGÍLIO CALDEIRA

CAPTAÇÃO DE SOM e EDIÇÃO DIGITAL -JOÃO CALDEIRA

"Novo" Calendário da Visita da Imagem Peregrina

Paróq. de Fátima - Funchal - 12 e 13 Fev.

Hosp. Dr. João de Almada e Paróq. do Livramento - 12 e 13 de Fev. - Fotos de Carlos Cabral

Monte, Visitação e São Martinho - 7 a 11 Fev. - Fotos de Carlos Cabral

Paróquia da Nazaré - 5 a 7 Fev. - Fotos de Carlos Cabral

Mosteiro das Irmãs Clarissas - Caldeira

Serra de Água e Ribeira Brava - 9 a 13 de Dez. 09

São João - Rib. Brava - 7 a 9 de Dez. 09

Ad perpetuam memoriam - Bênção da Imag. de N. Senhora no Jardim junto à Igreja da Calheta - 20/11/09

Fotos da Visita da Imagem Peregrina em 1948 (7 a 11 de Abril)

Recepção e Acolhimento da Imagem Peregrina na Paróquia da Ponta do Pargo

Imagem Peregrina nas Achadas - 3 e 4 de Nov. 09

Estada e partida da Imagem Peregrina na Santa

Acolhimento da Imagem Peregrina na Paroquia da Santa com passagem pela Cap. dos Lamaceiros - 1/11/09

O dia/noite da despedida da Imagem Peregrina no Porto Moniz

A noite da chegada da Imagem Peregrina ao Porto Moniz

Imagem Peregrina nas Feiteiras

Mais fotos da Imagem Peregrina em São Vicente

Imagem Peregrina em São Vicente

Imagem Peregrina na Ponta Delgada 2

Imagem Peregrina na Ponta Delgada1

Imagem Peregrina na Boaventura

Imagem Peregrina na Fajã do Penedo

As palavras dos Adultos e os cânticos das Crianças na Inauguração da Exposição Itinerante

Mais Fotos de 12 de Out. 2009

Praça do Colégio 12 de Out. 2009

Conhecer mais da Mensagem de Fátima - "As memórias da Irmã Lúcia"