quarta-feira, 28 de abril de 2010

Mensagem Pastoral de D. António Carrilho, Bispo do Funchal, a propósito da despedida da Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Fátima


Passa a Imagem, fica a Mensagem!

Foi com grande fé e alegria que, no dia 12 de Outubro passado, trouxemos a Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Fátima, do seu Santuário até nós, e a acolhemos no aeroporto da Madeira e na cidade do Funchal, naquela festiva e memorável Assembleia Diocesana e procissão de velas da Praça do Município para a nossa Catedral.

Foi com grande fé e alegria que as paróquias e muitas instituições da nossa Diocese acolheram, desde então, a Imagem Peregrina, vivendo-se, por toda a parte, momentos inesquecíveis de festa, interioridade e expressão cultural: encontros e celebrações das comunidades reunidas, tempos de oração pessoal e escuta da mensagem de Maria-Mãe, na intimidade das consciências e dos corações.

Tem sido, na verdade, extraordinário! A presença da Mãe, ao passar através da sua Imagem, vai congregando pessoas de todas as idades e meios sociais, instituições públicas e privadas, religiosas, sócio-caritativas, culturais e desportivas. Nas comunidades todos se envolveram e colaboraram: comissões e conselhos paroquiais, associações e confrarias, catequeses e escolas dos diversos níveis, municípios e juntas de freguesia, esquadras da PSP e da GNR, corporações de bombeiros, casas do povo e ranchos folclóricos, coros, bandas e grupos musicais, clubes de motards e outros.

Em cada comunidade muitos se relacionaram, partilharam generosamente os seus dons e trabalho, uniram-se em torno de um mesmo objectivo, fora da rotina quotidiana, interpelando ao sentido da vida, a novos comportamentos e compromissos, de acordo com a Boa Nova, o Evangelho de Jesus. “Fazei o que Ele vos disser” (Jo 2,5) foi, sem dúvida, a recomendação de Maria mais recordada e dirigida a todos quantos se encontraram, verdadeiramente, com ela.

Passados sete meses de Visita à nossa Diocese, está a chegar a hora da despedida! Passa a Imagem, mas fica a Mensagem, agora mais viva e presente no coração de cada crente, estimulando a uma devoção filial mais coerente com a fé e comprometida na vida cristã e social. Marcados por belas tradições marianas, é também com muita fé e alegria que os madeirenses e porto-santenses se despedem da Imagem Peregrina de Nossa Senhora, na hora do seu regresso a Fátima.

Assembleia diocesana e “adeus” final

É para este momento da despedida que venho, agora, convidar-vos a todos, caríssimos diocesanos. Vamos ter uma grande Assembleia Diocesana, em Machico, na tarde do dia 9 de Maio (domingo), com uma solene Concelebração Eucarística, às 19.00 horas, na Praça do Fórum, no fim da qual renovaremos a Consagração da Diocese do Funchal ao Imaculado Coração de Maria, feita por D. António Manuel Pereira Ribeiro, no dia 28 de Maio de 1933, no Terreiro da Luta, numa imponente manifestação de fé de milhares de madeirenses de toda a Ilha. Após a Missa, faremos a procissão das velas até à igreja paroquial, que ficará aberta durante toda a noite e até à hora da saída, possibilitando a oração pessoal e em grupos organizados.

A partida da Imagem Peregrina do aeroporto da Madeira, em direcção a Lisboa/Fátima, está marcada para as 15.20 horas do dia 10 de Maio, segunda-feira, realizando-se a celebração do “adeus” final, às 13.30 horas, no recinto junto da sala VIP.

Caríssimos diocesanos, deixo-vos aqui este convite: vamos a Machico, na tarde do dia 9 de Maio, e ao Aeroporto, sendo possível, ao fim da manhã do dia 10, manifestar a nossa fé e amor filial a Maria-Mãe, que esteve e continuará sempre connosco!

Muitos iremos em peregrinação até Fátima, acompanhando a Imagem de Nossa Senhora, e lá participaremos na breve cerimónia da sua entrega ao Santuário, na Capelinha das Aparições, às 21.00 horas do mesmo dia 10.

Reconhecidos pelas abundantes graças e bênçãos, semeadas nos corações de tantos diocesanos nossos e que não podemos deixar de agradecer, lembramos o louvor e gratidão de Maria na visita a sua prima Isabel, dizendo cada um de nós, como ela, nesta hora: “A minha alma glorifica ao Senhor e o meu espírito exulta de alegria em Deus, meu Salvador!” (Lc 1, 46).



Funchal, 27 de Abril de 2010
† António Carrilho, Bispo do Funchal

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.

FICHA TÉCNICA:Hino da Visita da Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Fátima à Diocese do Funchal

LETRA - Pe. GISELO ANDRADE

MÚSICA - Pe. IGNÁCIO FIGUEIRA RODRIGUES

GRUPO CORAL "FLORES DE MAIO" - PORTO DA CRUZ

ORGANISTA - JOÃO CALDEIRA

DIRECÇÃO ARTÍSTICA - VIRGÍLIO CALDEIRA

CAPTAÇÃO DE SOM e EDIÇÃO DIGITAL -JOÃO CALDEIRA

"Novo" Calendário da Visita da Imagem Peregrina

Paróq. de Fátima - Funchal - 12 e 13 Fev.

Hosp. Dr. João de Almada e Paróq. do Livramento - 12 e 13 de Fev. - Fotos de Carlos Cabral

Monte, Visitação e São Martinho - 7 a 11 Fev. - Fotos de Carlos Cabral

Paróquia da Nazaré - 5 a 7 Fev. - Fotos de Carlos Cabral

Mosteiro das Irmãs Clarissas - Caldeira

Serra de Água e Ribeira Brava - 9 a 13 de Dez. 09

São João - Rib. Brava - 7 a 9 de Dez. 09

Ad perpetuam memoriam - Bênção da Imag. de N. Senhora no Jardim junto à Igreja da Calheta - 20/11/09

Fotos da Visita da Imagem Peregrina em 1948 (7 a 11 de Abril)

Recepção e Acolhimento da Imagem Peregrina na Paróquia da Ponta do Pargo

Imagem Peregrina nas Achadas - 3 e 4 de Nov. 09

Estada e partida da Imagem Peregrina na Santa

Acolhimento da Imagem Peregrina na Paroquia da Santa com passagem pela Cap. dos Lamaceiros - 1/11/09

O dia/noite da despedida da Imagem Peregrina no Porto Moniz

A noite da chegada da Imagem Peregrina ao Porto Moniz

Imagem Peregrina nas Feiteiras

Mais fotos da Imagem Peregrina em São Vicente

Imagem Peregrina em São Vicente

Imagem Peregrina na Ponta Delgada 2

Imagem Peregrina na Ponta Delgada1

Imagem Peregrina na Boaventura

Imagem Peregrina na Fajã do Penedo

As palavras dos Adultos e os cânticos das Crianças na Inauguração da Exposição Itinerante

Mais Fotos de 12 de Out. 2009

Praça do Colégio 12 de Out. 2009

Conhecer mais da Mensagem de Fátima - "As memórias da Irmã Lúcia"