quinta-feira, 1 de abril de 2010

Homilia de D. António Carrilho, Bispo do Funchal, em Quinta-Feira Santa – Sé do Funchal, 01 de Abril de 2010 - “Apaixonados por Cristo, em missão para um mundo novo!”

Apaixonados por Cristo,
em missão para um mundo novo!

É com profunda alegria que presido, nesta Sé, à solene concelebração da Missa Crismal, com os sacerdotes, diáconos, seminaristas, religiosas e religiosos, outros membros de institutos de vida consagrada e demais povo de Deus. Em pleno Ano Sacerdotal esta celebração de Quinta-feira Santa, Dia da Eucaristia e do Sacerdócio, reveste-se de um profundo e singular significado de unidade e comunhão sacerdotal, tanto no âmbito eclesial diocesano como na dimensão mais alargada da Igreja Universal. Temos connosco a Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Fátima, que, desde o dia 12 de Outubro passado, tem percorrido as nossas paróquias e outras comunidades, envolvendo-nos a todos num esforço pastoral comum e exigente, no serviço ao Povo de Deus. A sua presença hoje, aqui, é um sinal que ficará a recordar esta sua visita à Diocese e constitui para nós um convite a elevarmos o nosso pensamento e o nosso coração a Maria, Mãe de Jesus, Mãe da Igreja e nossa Mãe.
O Espírito Santo, Fonte de Graça
A liturgia da Palavra situa-nos no coração do mistério sacerdotal, dom do Espírito Santo à Igreja. Fonte de Vida e de Graça, o Espírito Santo consagra, santifica e dinamiza o sacerdote, em ordem a uma entrega plena a Cristo, ao serviço do Povo de Deus e de toda a Humanidade. S. Lucas, no seu expressivo relato do Evangelho (cf. Lc 4, 16-21), sublinha a profunda admiração dos conterrâneos de Jesus, perante a sabedoria e a autoridade do Seu ensinamento. Em Cristo, o Ungido do Pai, estão escondidos todos os tesouros da sabedoria e da ciência (cf. Cl 2,3) e n’Ele habita a plenitude da divindade: Jesus é o Rosto da Palavra e a plenitude da Revelação e n’Ele se cumpre o cântico de Isaías, proclamado na Sinagoga de Nazaré. A aplicação desta Palavra é clara na própria expressão de Jesus: “Cumpriu-se hoje mesmo este passo da Escritura que acabais de ouvir” (Lc 4,21). É no hoje da história humana, nas diversas culturas e na realidade concreta de cada dia, que o Espírito do Senhor Se revela em nós e por nós. É o Espírito que nos unge e nos envia “a anunciar a Boa nova aos pobres, (...) a proclamar a redenção aos cativos e a vista aos cegos, a restituir a liberdade aos oprimidos, a proclamar o ano favorável da graça do Senhor” (Lc 4, 19). Chegou o tempo novo da época messiânica, visível nos gestos e nas palavras de Jesus. Ele “fez de nós um reino de sacerdotes para Deus, Seu Pai” (Ap 1,6) e chamou-nos a perpetuar a Sua salvação na Igreja e no mundo, em todos os tempos e lugares.
A Eucaristia, coração da vida sacerdotal
O Espírito do Senhor está sobre a totalidade do Povo de Deus, constituído como povo “consagrado” e “enviado” para o anúncio do Evangelho que salva. Mas para além deste sacerdócio comum, de todos os que foram baptizados em Cristo, recorda-nos o Concílio Vaticano II, temos o sacerdócio ministerial ou hierárquico, participação no Sacerdócio de Cristo, como Cabeça da Igreja (cf. LG 10). Convido-vos a entrar comigo no Cenáculo para celebrarmos com Cristo, Sacerdote e Vítima, a Ceia da Nova Aliança, a Eucaristia e o admirável dom do Sacramento da Ordem. A Eucaristia é verdadeiramente o coração da nossa vida sacerdotal e a fonte da nossa Alegria! É na Eucaristia, manancial de Vida eterna e de infinita caridade, que todos os dias consagramos, comungamos e mergulhamos na intimidade de Cristo e do Seu Corpo místico, a Igreja. Não obstante a nossa fragilidade, o Senhor amou-nos incondicionalmente, consagrou-nos e confiou-nos este inefável Dom e Mistério, para louvor da Sua glória e santidade do Povo de Deus. À semelhança de Jesus, o Sacerdote é chamado a transformar-se na realidade que celebra no altar, pela força e presença do Espírito Santo, isto é, em “Corpo entregue e Sangue derramado”. A vida do sacerdote deve ser, assim, uma Eucaristia perene.
Renovação dos compromissos sacerdotais
Celebramos esta Eucaristia em pleno Ano Sacerdotal, convocado pelo Papa Bento XVI com o tema “Fidelidade de Cristo, fidelidade do Sacerdote”. É neste contexto que renovamos juntos as promessas sacerdotais e reafirmamos a certeza de que, confiados na graça do Senhor, continuaremos a dizer “Sim” a Cristo sacerdote e a trabalhar com alegria na Sua vinha. Em jubilosa gratidão, ao fazer memória do feliz dia em que recebemos o Sacramento da Ordem, ressoa em nós a palavra do salmista: “Cantarei eternamente as misericórdias do Senhor!” (Sl 88,1). Que o Espírito Santo continue a fazer de todos nós uma “oferenda permanente” e nos desperte para a vivência constante da nossa identidade sacerdotal. Como é bom recordar, em Eucaristia, o inesquecível dia da nossa Ordenação Sacerdotal! Repensar todo o rito, que tão bem define a natureza e a graça do ministério a que somos chamados, os compromissos que assumimos, a liberdade com que o fazemos, como penhor da alegria e felicidade, que havemos de sentir e testemunhar, ao longo de toda a nossa vida de padres. Faz-nos bem recordar esse dia, esteja ele mais próximo ou mais distante: o nosso entusiasmo, a nossa alegria, a nossa generosidade, o nosso sonho de fidelidade, as nossas expectativas e as nossas responsabilidades. Renovar, hoje, as promessas da ordenação é apontar para uma vida de sacerdotes que exercem o ministério em plena liberdade, fiéis à própria identidade, em profunda comunhão com Cristo na Igreja, felizes na fraternidade e unidade do presbitério. Como escreveu João Paulo II na Exortação Apostólica Eu vos darei Pastores, “o ministério dos Presbíteros é, antes de mais, comunhão e colaboração responsável e necessária no ministério do Bispo, na solicitude pela Igreja universal e por cada Igreja Particular, para cujo serviço eles constituem, juntamente com o Bispo, um único presbitério” (nº 17).
Sacerdotes para um mundo novo
Bento XVI, num belo e denso discurso aos participantes do Congresso Teológico Internacional, disse que o sacerdócio é “uma altíssima vocação que permanece um grande Mistério até mesmo para os que a receberam como dádiva”. E acrescentou: “Caríssimos sacerdotes, os homens e as mulheres do nosso tempo pedem-nos unicamente que sejamos sacerdotes a tempo inteiro e nada mais”. Numa sociedade que prescinde de Deus, o sacerdote deve ser uma testemunha profética do Amor de Cristo Salvador. “É preciso que ele fale de Deus ao mundo e apresente o mundo a Deus”, afirmou ainda o Papa. “O Padre é o homem do futuro”, disse também Bento XVI aos participantes do retiro internacional para sacerdotes, em Ars, na França. Face aos desafios da actualidade, num mundo de profundas e rápidas mudanças, urge criar uma cultura de formação permanente no âmbito humano, teológico, espiritual e pastoral. Precisam-se sacerdotes novos, transfigurados pelo Espírito de Deus, testemunhas do Amor, apaixonados por Cristo e pela Humanidade, enviados em missão para um mundo novo. “O sacerdote é o amor do Coração de Jesus”, dizia o Santo Cura d’Ars.
Intensificar a Pastoral das Vocações
O Ano Sacerdotal também foi apresentado como tempo de intensificar a oração pelas vocações sacerdotais e pelos sacerdotes, reconhecendo a sua necessidade e importância na vida da Igreja. Olhando para o nosso Seminário Diocesano, actualmente temos 20 seminaristas e cerca de 25/30 adolescentes e jovens a frequentar o Pré-Seminário. E quero recordar a este propósito que, no próximo dia 10 de Abril, sábado, teremos, nesta Catedral, a celebração das instituições de quatro Leitores e três Acólitos, de entre os nossos Seminaristas do 4º e 5º anos de Teologia, que frequentam o Seminário dos Olivais, em Lisboa. E no dia 24 de Julho, se Deus quiser, teremos ordenações de novos sacerdotes. Serão dois momentos de muita alegria e esperança para a Diocese, que desde já agradecemos a Deus. Urge, no entanto, intensificar a Pastoral Vocacional, não apenas na perspectiva do Sacerdócio, mas de todas as vocações de especial consagração. É nesse sentido que o Secretariado Diocesano propõe uma campanha de oração diante do Santíssimo Sacramento, envolvendo todas as paróquias e comunidades religiosas, durante três horas cada uma, sem interrupção (sagrado “lausperene”), de 23 de Maio (Solenidade do Pentecostes) a 11 de Junho (Sagrado Coração de Jesus), data oficial do encerramento do Ano Sacerdotal. O calendário de distribuição dos tempos desta rede de oração segue o itinerário da visita da Imagem Peregrina, reservando-se as horas da noite às comunidades Religiosas, num esquema de participação, que em breve lhes será proposto.
Gratidão e apreço
Caríssimos Padres, nesta oportunidade quero deixar uma palavra de reconhecimento e muito apreço pela vida e ministério de cada um de vós, nomeadamente pela generosidade da vossa entrega e dedicação ao Povo de Deus, pelo esforço de fomentar uma comunhão sempre maior no nosso presbitério, por todo o vosso empenho em viver o sacerdócio e testemunhar a alegria. Em espírito de solidariedade e congratulação, apraz-me nomear e felicitar o Rev. do Cónego Manuel de Freitas Luís, que celebra as suas Bodas de Ouro Sacerdotais, no próximo dia 15 de Agosto. A Diocese, desde já, se associa ao louvor e acção de graças dessa data jubilar. No mesmo espírito de comunhão do presbitério, rezamos pelos sacerdotes doentes e damos graças a Deus pela vida dos Rev.dos Padres António Joaquim Figueira Pestana Martinho (Machico), Fernando Pinto Reis (Vicentino) e António José de Freitas (Câmara de Lobos), falecidos ao longo do último ano. Que Deus os tenha na Sua glória!


Sob a protecção de Maria-Mãe
Como disse, no início, a presença da Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Fátima, hoje, aqui, é um convite a elevarmos o pensamento e o coração a Maria-Mãe, a contemplarmos nela o sentido da nossa própria vocação e missão, a sua atitude de fé e louvor agradecido, expressa no “Sim” da Anunciação e na grata exultação do Magnificat (cf. Lc 1,26-38.46-55). Também a cada um de nós chegou, em certo dia e de modo inesperado, um mensageiro de Deus, que nos colocou no caminho da expectativa e perplexidade, da dúvida e da confiança, perante um chamamento diferente, mas privilegiado, como o de Maria. Aberta ao Espírito Santo, na certeza de que a Deus nada é impossível, ela disse o SIM da sua entrega, aceitando ser a Mãe do Messias Jesus e, deste modo, colocar o Filho de Deus no coração do mundo. É especial e nobre esta missão que é, também e afinal, a nossa missão de sacerdotes da Nova Aliança. Colocar Cristo no centro e no coração do mundo constitui, sem dúvida, o objectivo e a meta de toda a acção pastoral – a nossa acção de “pastores”, unidos a Cristo, Pastor e Mestre, acolhendo-O na fé, colocando-O no centro dos nossos corações, dando-Lhe todo o espaço das nossas vidas. Maria é para nós modelo e Mãe, que no seu carinho e amor maternal nos acompanha nos caminhos da nossa vida de sacerdotes: ela ensina-nos a coerência da fé, a alegria de uma entrega livre e feliz, o louvor e a acção de graças de quem reconhece o dom de Deus e Lhe é fiel. Maria é peregrina na nossa própria peregrinação de sacerdotes ao serviço do Povo de Deus e de toda a Humanidade! Ó Maria, Rainha dos Apóstolos, Mãe da Igreja e nossa Mãe, rogai por nós!

Funchal, 1 de Abril de 2010
† António Carrilho, Bispo do Funchal

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.

FICHA TÉCNICA:Hino da Visita da Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Fátima à Diocese do Funchal

LETRA - Pe. GISELO ANDRADE

MÚSICA - Pe. IGNÁCIO FIGUEIRA RODRIGUES

GRUPO CORAL "FLORES DE MAIO" - PORTO DA CRUZ

ORGANISTA - JOÃO CALDEIRA

DIRECÇÃO ARTÍSTICA - VIRGÍLIO CALDEIRA

CAPTAÇÃO DE SOM e EDIÇÃO DIGITAL -JOÃO CALDEIRA

"Novo" Calendário da Visita da Imagem Peregrina

Paróq. de Fátima - Funchal - 12 e 13 Fev.

Hosp. Dr. João de Almada e Paróq. do Livramento - 12 e 13 de Fev. - Fotos de Carlos Cabral

Monte, Visitação e São Martinho - 7 a 11 Fev. - Fotos de Carlos Cabral

Paróquia da Nazaré - 5 a 7 Fev. - Fotos de Carlos Cabral

Mosteiro das Irmãs Clarissas - Caldeira

Serra de Água e Ribeira Brava - 9 a 13 de Dez. 09

São João - Rib. Brava - 7 a 9 de Dez. 09

Ad perpetuam memoriam - Bênção da Imag. de N. Senhora no Jardim junto à Igreja da Calheta - 20/11/09

Fotos da Visita da Imagem Peregrina em 1948 (7 a 11 de Abril)

Recepção e Acolhimento da Imagem Peregrina na Paróquia da Ponta do Pargo

Imagem Peregrina nas Achadas - 3 e 4 de Nov. 09

Estada e partida da Imagem Peregrina na Santa

Acolhimento da Imagem Peregrina na Paroquia da Santa com passagem pela Cap. dos Lamaceiros - 1/11/09

O dia/noite da despedida da Imagem Peregrina no Porto Moniz

A noite da chegada da Imagem Peregrina ao Porto Moniz

Imagem Peregrina nas Feiteiras

Mais fotos da Imagem Peregrina em São Vicente

Imagem Peregrina em São Vicente

Imagem Peregrina na Ponta Delgada 2

Imagem Peregrina na Ponta Delgada1

Imagem Peregrina na Boaventura

Imagem Peregrina na Fajã do Penedo

As palavras dos Adultos e os cânticos das Crianças na Inauguração da Exposição Itinerante

Mais Fotos de 12 de Out. 2009

Praça do Colégio 12 de Out. 2009

Conhecer mais da Mensagem de Fátima - "As memórias da Irmã Lúcia"