Vive-se um tempo especial, com manifestações mais contundentes em homenagem à Imagem Peregrina, como desejo do crente viver em harmonia com Deus e com todas as demais criaturas.
Como é bonita a presença das crianças das escolas, na Igreja, que se sentem acolhidas na festa de Maria! Que bom é este tempo de oração e silêncio! Quanto coração cheio de gratuidade para amar e ser amado!
As Comunidades Educativas das Escolas Básicas do 1º Ciclo com Pré-Escolar (EB1/PE-Porto da Cruz, EB1/PE-São Roque do Faial, Escola Sagrada Família, EB1/PE-Santana, EB1/PE-Caminho Chão, EB1/PE-São Jorge e EB1/PE-Arco de São Jorge) do Arciprestado de Santana ajudam as crianças a viver esta experiência de fé com preces e cânticos.
Nas comunidades paroquiais, a Imagem Peregrina, faz o reencontro da paz, a instauração de caminhos novos, a vivência de um dia diferente, o ensaio de uma nova forma de vida, o buscar sem cessar o rosto de Deus, o refugiar-se no silêncio de um lugar sagrado, a aprendizagem de atitudes de acção de graças. Com Maria aprende-se o jeito de Deus e experimenta-se a sua presença eficaz, afectiva e viva no quotidiano. Ela transmite a experiência da Transcendência.
A passagem da Imagem Peregrina, nas comunidades paroquiais, ajuda a ver o mundo, as pessoas e os acontecimentos com o olhar enamorado de Deus e percebê-lo no coração da vida. Nossa Senhora de Fátima desafia a exercitar a atenção confiante, a contemplação activa e fecunda, e a escuta interior que conquista o sentido de todas as coisas.
Este é o tempo que aponta caminhos para o Céu, no meio das lutas, alegrias e esperanças do dia-a-dia. Este é o tempo de júbilo, contemplação, reconhecimento, louvor e acção de graças, amor e compaixão, cuidado e fé.
Os párocos estimulam os grupos a tomar a percepção do compromisso, o conhecimento da autonomia, o hábito da corresponsabilidade e a participação espontânea.
Maria José Moreira Fernandes
Departamento do Ensino da Igreja nas Escolas
Secretariado Diocesano da Educação Cristã
Sem comentários:
Enviar um comentário
Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.