quinta-feira, 22 de outubro de 2009

UMA VISITA IMPORTANTE

(Na apresentação da Conferência da ACEGE/COMISSÃO DIOCESANA COORDENADORA DA VISITA DA IMAGEM PEREGRINA no dia 21 de Outubro na Igreja do Colégio - Funchal).

Associamo-nos a estes momentos de grande importância e alegria para a Diocese do Funchal e para todos os madeirenses, desde que a imagem peregrina aqui chegou.
Todos nós sabemos do valor que a Mãe de Deus tem na história de Portugal, coroada rainha, personagem influente em lendas e passos da nossa cultura, orago em inúmeras igrejas, ermidas e capelas. A Virgem de Fátima está representada em inúmeras igrejas da nossa Terra e em muitos lares. Da infância guardo as descrições feitas pela minha avó de idêntica visita feita há sessenta anos, documentada em reportagem fotográfica extensa e muito expressiva.
Apesar disso não deixei de me surpreender com as manifestações de tantas e tantas pessoas frente à imagem. Vejo que a surpresa não foi só minha, mas generalizou-se um sentido de espanto pela intensa e expressiva religiosidade desses momentos.
Curiosamente a surpresa para alguns esteve eivada de preocupação, receio, crítica.
Alguns acharam estranho e até talvez ridículo o valor que muito deram a uma imagem a percorrer ruas e praças da nossa terra. Poucos, na sobranceria da cultura que julgam superior, desvalorizam o sentido dos que se emocionam, se abeiram da imagem, a tocam, a beijam e tentam lhe fazer chegar símbolos de entes queridos talvez acamados, talvez inválidos.
Há quem veja um sinal de sub-desenvolvimento na influência da imagem da Virgem no sentir e no viver de muitas pessoas, de diferentes condições e localidades.
É evidente que o acontecimento excede o valor do registo histórico, a carga emotiva ou a manifestação de devoção. Na imagem da Virgem Maria os cristãos sentem o Deus revelado em Cristo. Sentem-na como a interlocutora, a que está entre nós e Deus Pai.
Sabem que foi por Ela que o seu Filho nos chegou, e foi a Ela que Jesus nos confiou, pedindo que a albergássemos em nossa casa e a fizéssemos nossa mãe como Dele foi.
É nessa proximidade materna que o Amor de Deus se revela mais humano, mais atento, mais “nosso”. E o homem precisa do Amor de Deus, ao contrário do que pensavam aqueles para quem a Religião tinha morte anunciada.
A procura do amor de Deus é um acontecimento que é cultural porque é intrínseco à natureza humana. Em vez da ideia de alienação que quiseram interpretar nesta procura do divino, a descoberta do amor de Deus é exigente, muito exigente mesmo, para com cada um e na sua relação com o outro.
O Nosso Papa caracterizou a necessidade de Deus como a procura da verdade, algo que vai mais além da razão ou da emoção, mas nunca pode dispensar essas valências do humano e que se reflecte necessariamente na acção, no comportamento de cada um. A procura do Amor de Deus impele-nos a reflecti-lo a sermos testemunhas e agentes desse Amor.
A mãe ensina-nos essa dimensão que nos interpela, que vai mais longe, que sabe abnegar-se para servir, propulsora da conversão. Ela própria foi a maternidade do sim, pronta a ser a “serva do senhor”.
É por isso redutor julgar que o momento da visita da imagem peregrina se esgota em si mesmo e que não será capaz de converte, de mudar e deixar rasto. É por isso maniqueísta não conseguir descortinar os “bons efeitos” que a imagem que passa, traz à vida das pessoas, das famílias, das comunidades, da nossa Terra.
A imagem da Senhora revelada em solo luso, transporta também a mensagem de oração e de paz, conforto aos cristãos de boa vontade. Confiamos na sua intercessão e sabemos que, à distância, nos acompanha e nos protege. Sentimo-la como auxílio nas horas aflitivas, inspiradora nos momentos difíceis, depósito das nossas ansiedades e preocupações. Entregamos-lhe os nossos filhos, os nossos idosos, as nossas doenças, as nossas falhas.
Estranha manifestação para um Mundo auto-suficiente, tão cheio de si.
Estranha devoção para a materialidade que nos rodeia, como se ela fosse a panaceia para todas as nossas preocupações.
Nesse sentido, a imagem de Fátima é também provocação para uma sociedade que quer reservar a fé a um papel reduzido, íntimo, escondido em cada um. Parece que nos querem fazer envergonhar por termos e tentarmos ser seguidores da mensagem de Cristo. Parece que estaríamos condenados a não manifestarmos a alegria do símbolo e da mensagem que esta imagem representa.

RICARDO VIEIRA

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.

FICHA TÉCNICA:Hino da Visita da Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Fátima à Diocese do Funchal

LETRA - Pe. GISELO ANDRADE

MÚSICA - Pe. IGNÁCIO FIGUEIRA RODRIGUES

GRUPO CORAL "FLORES DE MAIO" - PORTO DA CRUZ

ORGANISTA - JOÃO CALDEIRA

DIRECÇÃO ARTÍSTICA - VIRGÍLIO CALDEIRA

CAPTAÇÃO DE SOM e EDIÇÃO DIGITAL -JOÃO CALDEIRA

"Novo" Calendário da Visita da Imagem Peregrina

Paróq. de Fátima - Funchal - 12 e 13 Fev.

Hosp. Dr. João de Almada e Paróq. do Livramento - 12 e 13 de Fev. - Fotos de Carlos Cabral

Monte, Visitação e São Martinho - 7 a 11 Fev. - Fotos de Carlos Cabral

Paróquia da Nazaré - 5 a 7 Fev. - Fotos de Carlos Cabral

Mosteiro das Irmãs Clarissas - Caldeira

Serra de Água e Ribeira Brava - 9 a 13 de Dez. 09

São João - Rib. Brava - 7 a 9 de Dez. 09

Ad perpetuam memoriam - Bênção da Imag. de N. Senhora no Jardim junto à Igreja da Calheta - 20/11/09

Fotos da Visita da Imagem Peregrina em 1948 (7 a 11 de Abril)

Recepção e Acolhimento da Imagem Peregrina na Paróquia da Ponta do Pargo

Imagem Peregrina nas Achadas - 3 e 4 de Nov. 09

Estada e partida da Imagem Peregrina na Santa

Acolhimento da Imagem Peregrina na Paroquia da Santa com passagem pela Cap. dos Lamaceiros - 1/11/09

O dia/noite da despedida da Imagem Peregrina no Porto Moniz

A noite da chegada da Imagem Peregrina ao Porto Moniz

Imagem Peregrina nas Feiteiras

Mais fotos da Imagem Peregrina em São Vicente

Imagem Peregrina em São Vicente

Imagem Peregrina na Ponta Delgada 2

Imagem Peregrina na Ponta Delgada1

Imagem Peregrina na Boaventura

Imagem Peregrina na Fajã do Penedo

As palavras dos Adultos e os cânticos das Crianças na Inauguração da Exposição Itinerante

Mais Fotos de 12 de Out. 2009

Praça do Colégio 12 de Out. 2009

Conhecer mais da Mensagem de Fátima - "As memórias da Irmã Lúcia"