segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Homilia de D. António Carrilho, Bispo do Funchal, na Celebração da Dedicação da Catedral do Funchal e da partida da Imagem Peregrina para o Arciprestado de São Vicente e Porto Moniz - Sé do Funchal, 18 de Outubro de 2009

A Catedral, Centro da Unidade e Comunhão Diocesana - Celebra a nossa Igreja Diocesana o aniversário da solene Dedicação da sua Catedral, a 18 de Outubro de 1517, pelo bispo D. Duarte, delegado do Bispo titular, D. Diogo Pinheiro. Ela constitui o espaço privilegiado para a celebração da Palavra e da Eucaristia, a cátedra onde o bispo exerce o seu ministério de ensinar, transmitir a fé da Igreja e celebrar os sacramentos. Nesta solenidade litúrgica se evoca e promove, de forma simbólica, a unidade de todas as paróquias da nossa Diocese com a Igreja Mãe – a Sé do Funchal, lembrando, hoje, também, com a Igreja Universal, o Dia Mundial das Missões e a importantíssima missão da Igreja no anúncio do Evangelho. E para nós, aqui reunidos, é ainda a celebração de despedida da Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Fátima, que após seis dias de permanência nesta igreja Catedral, parte para a Fajã do Penedo, iniciando aí a sua visita às comunidades cristãs do Arciprestado de S. Vicente e Porto Moniz. A Sé foi a primeira paróquia que a recebeu, agora parte em peregrinação por todas as outras comunidades paroquiais da Diocese.
A Igreja, Corpo Místico de Cristo - A primeira leitura relata-nos uma grandiosa visão do profeta Ezequiel, no exílio de Babilónia (cf. Ez 47,1-12). Sendo sacerdote, manifesta uma profunda preocupação pela dignidade do templo, o lugar por excelência de oração e do encontro com Deus. O Rio de Água Viva que jorra do altar do templo do Senhor (Ez 47,1) simboliza a riqueza e a abundância das bênçãos de Deus para com o Seu Povo, que, nos tempos do Messias, atingirá a sua plenitude, com a graça do Espírito Santo e a superabundância de Vida eterna, oferecida por Cristo à Humanidade: a Água que Eu der – disse Jesus à Samaritana – tornar-se-á uma fonte de Água a jorrar para a Vida eterna (cf. Jo 4, 14). Desde então, a sede de Infinito do homem e da mulher será n’Ele plenamente saciada. Na segunda leitura, S. Pedro recomenda à comunidade que se aproxime de Jesus Cristo, “pedra viva, rejeitada pelos homens, mas escolhida e preciosa aos olhos de Deus”(1Ped 2, 4). A fé é a chave de leitura deste texto paradoxal. Só o Espírito Santo nos faz descobrir o mistério do amor de Deus, na rejeição e morte do Filho Amado, e a poderosa intervenção do Ressuscitado, no dinamismo da vida da Igreja e do mundo. As “pedras vivas” simbolizam os membros do Povo de Deus, unidos a Cristo e comprometidos com Cristo, “Pedra angular”. As “pedras vivas” da Igreja do Senhor somos todos nós, se partilhamos a corresponsabilidade, a vida e a acção pastoral da Diocese, nas diferentes comunidades cristãs, instituições e grupos apostólicos.
A confissão de Pedro - No relato evangélico (cf. Mt 16, 13-19), em Cesareia de Filipe, Jesus interroga os discípulos sobre a Sua própria identidade: “E vós, quem dizeis que Eu sou?” – Esta pergunta provoca uma resposta de grande densidade teológica, inspirada pelo Espírito Santo: “Tu és o Messias, Filho de Deus vivo”(Mt 16, 13), respondeu Pedro. A pergunta tem como finalidade reafirmar a missão de Jesus e a sua origem divina, e confirmar os discípulos na fidelidade do seguimento. Não basta reconhecer Jesus como o Messias, o Enviado do Pai, mas, sobretudo, como Filho de Deus. E nós, que dizemos sobre Ele? Quem é Jesus Cristo para nós, em termos de fé, relação pessoal e seguimento, como ideal de vida?
A dimensão missionária da Igreja - Neste Dia Mundial das Missões, lembro que pertence à Igreja revelar o verdadeiro Rosto de Cristo, com alegria, entusiasmo e esperança. Como servidora da Palavra, a Igreja deve anunciar a Boa Nova a todos os povos, num mundo fragmentado por uma certa angústia existencial, mas com sede de Amor, Verdade, Justiça, Paz e Unidade. Esta é a missão, não só dos bispos, sacerdotes, religiosos e religiosas, catequistas, professores de Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC), mas de todos os baptizados, com especial responsabilidade para as famílias cristãs: levar as crianças, adolescentes, jovens e adultos ao conhecimento de Jesus Cristo, à comunhão e intimidade com Ele. No início do Ano Pastoral, peço a Deus que abençoe a generosidade, sacrifício, empenho e disponibilidade dos nossos catequistas, professores de EMRC e outros educadores da fé, aqui presentes em grande número. “Evangelizar todos os homens constitui a missão essencial da Igreja" (Evangelii Nuntiandi, 14). Todos os cristãos são chamados a viver em corresponsabilidade esta mesma missão evangelizadora: anunciar a todos os povos a riqueza insondável, os tesouros de sabedoria e de ciência de Cristo Jesus (cf. 1Col 24,3). Bento XVI recorda-nos na sua habitual mensagem para este Dia, que “a missão da Igreja é contagiar de esperança todos os povos. Está em questão a salvação eterna das pessoas, o fim e a plenitude da história humana e do universo”. Evangelizar e contagiar com esta esperança viva, que é Cristo Jesus Ressuscitado, será para todos um dom e uma graça, mas também uma responsabilidade, serviço e compromisso. Dou graças a Deus pela generosidade de numerosos missionários e missionárias da nossa Diocese do Funchal que, através dos séculos, ousaram e ousam, actualmente, anunciar com alegria o Evangelho, arriscando, muitas vezes, a própria vida. Mesmo no meio de perseguições e apesar de reconhecermos na Igreja os limites próprios da fragilidade humana, todos somos convidados a amar a Igreja, nossa Mãe. Mergulhada na complexidade do mundo actual, onde Deus parece ser dispensado, a Igreja está vigilante e atenta aos novos desafios, que lhe são propostos pela sociedade actual e pela própria Igreja.
Despedida da Imagem Peregrina  - Neste momento, em que a Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Fátima está prestes a deixar a nossa Catedral, não posso deixar de dar graças a Deus por tudo quanto já vivemos com a sua vinda à nossa querida Diocese do Funchal. Faço-o com muita emoção e o maior reconhecimento a todos quantos contribuíram, com a sua oração, trabalho e testemunho, para momentos tão extraordinários de fé e comunhão eclesial. Quem poderá esquecer o acolhimento tão caloroso e expressivo, prestado a Nossa Senhora, por tantos milhares de pessoas que se congregaram no aeroporto e ao longo de todo o percurso até ao Funchal? – Um aceno, um sorriso, um olhar humedecido por alguma lágrima, uma vela acesa, um cântico, uma prece no coração de tanta gente, que acorreu para saudar Nossa Senhora, contemplando-a na sua imagem irradiante de luz, serenidade e paz! Cruzaram-se os olhares: que disse Nossa Senhora ao coração e à consciência de cada um? Quem poderá esquecer a linda noite de 12 de Outubro, no coração da nossa cidade, onde, com a luz das velas, brilhou uma luz diferente, a luz da fé de uma multidão agradecida e suplicante, olhos postos na Imagem luminosa da Virgem Maria, rezando o Rosário na Praça do Município e caminhando, em procissão, até à Catedral? Cruzaram-se os olhares: que disse Nossa Senhora ao coração e à consciência de cada um? Quem poderá esquecer os momentos de oração silenciosa ou a participação nas celebrações da Sé, durante toda a semana, na adoração do Santíssimo Sacramento ou em louvor de Nossa Senhora, abrindo o coração a Deus e acolhendo no íntimo os apelos e interpelações de Maria-Mãe? Que sentimos e pensamos, perante a passagem por aqui de tantos milhares de pessoas, mantendo a Sé repleta de fiéis ao longo de quase todo o dia? O objectivo da vinda da Imagem Peregrina está bem patente no lema escolhido para a Visita: “Com Maria, ser Igreja no mundo actual”. Não se trata, pois, de expressar uma simples devoção, sem consequências na vida e na acção das pessoas e das comunidades cristãs, mas propor e ajudar a acolher, de forma mais aprofundada e esclarecida, o Evangelho de Jesus, como referência para uma vida nova e um maior compromisso na Igreja e na Sociedade. No fim desta celebração, a Imagem Peregrina sai da Catedral e faz o seu primeiro percurso para a igreja do Imaculado Coração de Maria, na Fajã do Penedo, iniciando, assim, a sua visita às nossas comunidades paroquiais. A primitiva capela, que ali existia, foi mandada construir por Maria Margarida dos Anjos Ribeiro, natural de Boaventura, e benzida a 23 de Agosto de 1919, por D. António Manuel Pereira Ribeiro. Foi a primeira dedicada ao Imaculado Coração de Maria, conforme desejo de Nossa Senhora, expresso numa revelação particular à Madre Virgínia Brites da Paixão, Religiosa Clarissa, madeirense, privilegiada com extraordinárias graças místicas.
À Mãe da Igreja - Unidos à Mãe da Igreja, “Estrela da Nova Evangelização” e Rainha das Missões, vivamos o dinamismo da fé, animados pelo Espírito de Deus. Sejamos testemunhas autênticas e templos transparentes da Sua presença, neste mundo, que deseja encontrar na Igreja a beleza do Evangelho e a resposta às suas justas inquietações e esperanças. Maria, Mãe da Igreja, rogai por nós! Nossa Senhora do Rosário de Fátima, abençoai-nos!

Funchal, 18 de Outubro de 2009
† António Carrilho, Bispo do Funchal

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.

FICHA TÉCNICA:Hino da Visita da Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Fátima à Diocese do Funchal

LETRA - Pe. GISELO ANDRADE

MÚSICA - Pe. IGNÁCIO FIGUEIRA RODRIGUES

GRUPO CORAL "FLORES DE MAIO" - PORTO DA CRUZ

ORGANISTA - JOÃO CALDEIRA

DIRECÇÃO ARTÍSTICA - VIRGÍLIO CALDEIRA

CAPTAÇÃO DE SOM e EDIÇÃO DIGITAL -JOÃO CALDEIRA

"Novo" Calendário da Visita da Imagem Peregrina

Paróq. de Fátima - Funchal - 12 e 13 Fev.

Hosp. Dr. João de Almada e Paróq. do Livramento - 12 e 13 de Fev. - Fotos de Carlos Cabral

Monte, Visitação e São Martinho - 7 a 11 Fev. - Fotos de Carlos Cabral

Paróquia da Nazaré - 5 a 7 Fev. - Fotos de Carlos Cabral

Mosteiro das Irmãs Clarissas - Caldeira

Serra de Água e Ribeira Brava - 9 a 13 de Dez. 09

São João - Rib. Brava - 7 a 9 de Dez. 09

Ad perpetuam memoriam - Bênção da Imag. de N. Senhora no Jardim junto à Igreja da Calheta - 20/11/09

Fotos da Visita da Imagem Peregrina em 1948 (7 a 11 de Abril)

Recepção e Acolhimento da Imagem Peregrina na Paróquia da Ponta do Pargo

Imagem Peregrina nas Achadas - 3 e 4 de Nov. 09

Estada e partida da Imagem Peregrina na Santa

Acolhimento da Imagem Peregrina na Paroquia da Santa com passagem pela Cap. dos Lamaceiros - 1/11/09

O dia/noite da despedida da Imagem Peregrina no Porto Moniz

A noite da chegada da Imagem Peregrina ao Porto Moniz

Imagem Peregrina nas Feiteiras

Mais fotos da Imagem Peregrina em São Vicente

Imagem Peregrina em São Vicente

Imagem Peregrina na Ponta Delgada 2

Imagem Peregrina na Ponta Delgada1

Imagem Peregrina na Boaventura

Imagem Peregrina na Fajã do Penedo

As palavras dos Adultos e os cânticos das Crianças na Inauguração da Exposição Itinerante

Mais Fotos de 12 de Out. 2009

Praça do Colégio 12 de Out. 2009

Conhecer mais da Mensagem de Fátima - "As memórias da Irmã Lúcia"