terça-feira, 27 de outubro de 2009

TESTEMUNHO - Visita da Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Fátima à Paróquia de São Vicente – 23 a 25 de Outubro de 2009

clip_image002

A visita da Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Fátima à Paróquia de São Vicente decorreu entre os dias 23 e 25 de Outubro de 2009. Foram dias de infinita emoção e de intensa oração dos diversos grupos e da Comunidade em geral.

Falar de tão esplêndida visita da Mulher que soube, no seu silêncio, ser o exemplo de Fé, de Missão, de entrega, de Perdão, de Amor e Caridade, é muito difícil. No entanto iremos recordar, já com uma certa nostalgia e saudade, o dia em que o nosso Pároco anunciou a vinda da Imagem Peregrina e da urgente necessidade de criar uma comissão organizadora da sua visita à nosso Paroquia. Os nossos corações bateram forte, a responsabilidade era muito grande – íamos receber a Mãe de Jesus, a nossa Mãe. Com expectativa e ansiedade, foram traçadas as linha orientadoras. Os diversos grupos puseram os seus dons ao serviço da nossa Mãe. Nada ficou ao acaso – desde a preparação da parte litúrgica, à decoração do interior e exterior da Igreja em sinal de festa – tudo foi preparado por todos num sinal de comunhão e fraternidade. Em cada coração ressoava o conselho dado por Maria “ Fazei Tudo o que Ele Vos Disser”.

Chegou o esperado dia, aquele dia em que a Virgem, Senhora de Fátima, nos seria entregue pela Paróquia da Ponta Delgada. Esse dia foi marcado por um corrupio de todos. Uns enfeitavam as ruas com os tradicionais tapetes para a Virgem passar, outros davam os últimos retoques no belo templo do Mártir São Vicente. Nada podia falhar! Ao entardecer a Vila ficou cheia de luz, cor e com um perfume a fé de um povo que durante anos, tem manifestado uma imensa devoção à Nossa Senhora de Fátima. A nossa Paróquia tornou-se no santuário da Cova da Iria. E Pelas 21:00h, no sítio dos Juncos, Fajã da Areia, chegava a Mãe Tão Esperada. Recebida com forte emoção, lágrimas, sinais profundos de um povo que recorre a Maria para expressar quer a sua dor e angústia, quer a sua alegria e Fé em Cristo. Aí, foi coroada, pelo nosso Pároco, Pe. João Humberto Mendonça. Tudo isto se passava, quando através da voz de uma criança, soava entre as montanhas, a manifestação e alegria de boas vindas a Maria. Após esses momentos de acolhimento, a Imagem Peregrina, percorria o caminho em direcção à Igreja Matriz levada em júbilo, aos dos ombros dos nossos irmãos. A multidão acompanhava com cânticos de louvor, orações e iluminada pela luz das velas, manifestando a gratidão por tão importante visita.

Já na Igreja, seguiu-se a oração que Nossa Senhora de Fátima pediu aos Pastorinhos – o terço. Foi o Terço pelas Famílias, meditado e rezado por uma das famílias da Paróquia, que quis dar o testemunho destemido a todos, mostrando que como Maria, são uma família onde está sempre presente o rosto de Cristo. Terminada a meditação do terço, era hora de cada um ir para as suas casas. Mas antes, passaram os fiéis junto da Imagem, cada um orando em silêncio, olhando o rosto de Maria, mostrando – Lhe e oferecendo -Lhe as suas preces, os seus agradecimentos, nesse silêncio porque só Maria sabe o que cada um lhe falava…

Dia 24 – Sábado – O dia nasceu num convite a toda a comunidade – caminhar à Igreja Paroquial. As portas abriram-se por volta das 09:00h: Lá estava Nossa Senhora com o seu olhar materno, esperando as primeiras orações do dia que ficaram a cargo da Confraria de Nossa Senhora de Fátima, desta Paróquia. Terço, cânticos, orações e preces aconteciam sempre ante a face acolhedora de Maria. Pelas 12:00h, chegou o momento da Confraria do Santíssimo, que com a presença maioritária de homens, rezaram, pedindo a Maria pelos povos de todo o Mundo, para que com ela se aprenda a ser evangelizadores, neste mundo onde cada vez mais se traça caminho longe de Deus. O sino tocava as duas da tarde, os bancos da nossa igreja estavam marcados pela sabedoria, pelo exemplo de fé, de dor e solidão. Os doentes, e idosos dos Centros de Convívio de São Vicente estavam frente a frente com Maria. Foram momentos de profunda oração, onde Jesus na Eucaristia, na adoração do Santíssimo, esteve presente abençoando todos os doentes.

A tarde avançava, o tempo voava…, muitos que aqui passavam, mesmo os forasteiros, sentiam-se entusiasmados e contagiados pela alegria manifestada pelos grupos de oração. Então entravam e aí faziam a sua oração a Nossa Senhora Peregrina. Em cada rosto transparecia emoções, profunda fé e gratidão a Maria. E Ela sempre no seu silêncio deixava, com toda certeza, as suas palavras de Mãe. Pelas 16:00h, chegou o momento das crianças da catequese estarem com Maria. Ao som do Hino a Nossa Senhora Peregrina, entoado pelo Grupo Juvenil desta Paroquia, sucederam momentos ternos entre aquelas crianças e Nossa Senhora. Com vozes trémulas, não muito seguras, fizeram silêncio, rezaram, embelezaram toda a oração. Recordaram os pastorinhos, simples crianças, pedindo a Maria que os ensinasse a serem mensageiros da Mensagem de Cristo junto da comunidade. Terminado o momento de reflexão e de oração, estas crianças apenas tinham algo de mais puro para lhe oferecer, uma flor; cada flor representaria a oração individual de cada um.

Entre as 18:00h e as 20:00h, a fé, o diálogo, a oração, os cânticos, as súplicas, os agradecimentos, eram cada vez mais fortes, a cargo dos grupos do Cursos de Cristandade, de Leitores e Ministros da Comunhão. Chegado às 20:00h, a Igreja estava cheia, em cada cristão ali presente, estava marcado a alegria e a fé de estar entre nós Aquela que nos Leva a Jesus Cristo – Nossa Senhora de Fátima. A Novena e Missa foi outro ponto alto, que presidida pela Pe. João Humberto Mendonça e concelebrada pelo Pe. Dr. Marcos Gonçalves, trouxe a cada um de nós a catequese que nos faltava para caminharmos ainda mais próximo de Maria. O dia terminou com a Confraria de Nossa Senhora de Fátima na sua oração de Acção de Graças.

Dia 25 – Domingo – Dia do Adeus à Imagem Peregrina. Pela manhã fazia-se os preparativos. No Templo, a Oração estava a cargo do grupo de jovens da paróquia, que ao som da guitarra, entoavam cânticos, e oravam com a sua simplicidade e rebeldia do ser jovem. Maria ali, estava, Ela era realmente a Mãe, que pacientemente escutava a mensagem que os jovens lhe pediam. Queriam ser como Ela, dizer o seu Sim, como Maria disse, o sim à vida, uma vida trilhado pela sabedoria da Mãe de Jesus. Por volta do meio-dia, a Confraria de nossa Senhora de Fátima, fez a sua oração de despedida. E às 13:30h deu-se início à celebração Litúrgica. A Igreja repleta de cristãos faziam a ultima oração com a presença da Imagem da Virgem, presença viva de Nossa Senhora de Fátima. Terminada a Celebração da Eucaristia, chegou ao momento de levar a Imagem Peregrina à Paróquia das Feiteiras. Há saída da Igreja as crianças estavam lá, quiseram marcar a sua presença, louvando, libertando balões, marcando a sua gratidão. A banda tocava, o fogo dava sinal de alegria, fé, amor à Virgem. Em sinal de festa, a Senhora caminhava, no cimo de um carro todo enfeitado com flores, era majestosa, brilhante, a Mulher do Sim, que percorria as estradas da nossa paróquia, ao som de música e oração. Lá do alto do seu andor, Ela era ainda mais Humilde, mais Materna do que nunca, ensinava-nos e transmitia-nos a mensagem de Deus Amor. Chegado ao local, Sítio do Passo, os paroquianos das Feiteiras esperavam a Virgem, também eles ansiosos. Com Eles estava o nosso Pastor, o Reverendíssimo Senhor Bispo D. António Carrilho e o Bispo Emérito, D. Teodoro. As Palavras dos dois Párocos deram testemunho da fé da comunidade e de acolhimento na presença da Mãe – Nossa Senhora de Fátima, que partiu rumo à Igreja das Feiteiras, deixando para trás os lenços, num adeus de lágrimas e saudades.

Catequista Cristina Andrade

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.

FICHA TÉCNICA:Hino da Visita da Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Fátima à Diocese do Funchal

LETRA - Pe. GISELO ANDRADE

MÚSICA - Pe. IGNÁCIO FIGUEIRA RODRIGUES

GRUPO CORAL "FLORES DE MAIO" - PORTO DA CRUZ

ORGANISTA - JOÃO CALDEIRA

DIRECÇÃO ARTÍSTICA - VIRGÍLIO CALDEIRA

CAPTAÇÃO DE SOM e EDIÇÃO DIGITAL -JOÃO CALDEIRA

"Novo" Calendário da Visita da Imagem Peregrina

Paróq. de Fátima - Funchal - 12 e 13 Fev.

Hosp. Dr. João de Almada e Paróq. do Livramento - 12 e 13 de Fev. - Fotos de Carlos Cabral

Monte, Visitação e São Martinho - 7 a 11 Fev. - Fotos de Carlos Cabral

Paróquia da Nazaré - 5 a 7 Fev. - Fotos de Carlos Cabral

Mosteiro das Irmãs Clarissas - Caldeira

Serra de Água e Ribeira Brava - 9 a 13 de Dez. 09

São João - Rib. Brava - 7 a 9 de Dez. 09

Ad perpetuam memoriam - Bênção da Imag. de N. Senhora no Jardim junto à Igreja da Calheta - 20/11/09

Fotos da Visita da Imagem Peregrina em 1948 (7 a 11 de Abril)

Recepção e Acolhimento da Imagem Peregrina na Paróquia da Ponta do Pargo

Imagem Peregrina nas Achadas - 3 e 4 de Nov. 09

Estada e partida da Imagem Peregrina na Santa

Acolhimento da Imagem Peregrina na Paroquia da Santa com passagem pela Cap. dos Lamaceiros - 1/11/09

O dia/noite da despedida da Imagem Peregrina no Porto Moniz

A noite da chegada da Imagem Peregrina ao Porto Moniz

Imagem Peregrina nas Feiteiras

Mais fotos da Imagem Peregrina em São Vicente

Imagem Peregrina em São Vicente

Imagem Peregrina na Ponta Delgada 2

Imagem Peregrina na Ponta Delgada1

Imagem Peregrina na Boaventura

Imagem Peregrina na Fajã do Penedo

As palavras dos Adultos e os cânticos das Crianças na Inauguração da Exposição Itinerante

Mais Fotos de 12 de Out. 2009

Praça do Colégio 12 de Out. 2009

Conhecer mais da Mensagem de Fátima - "As memórias da Irmã Lúcia"