domingo, 6 de dezembro de 2009

TESTEMUNHO - Imagem Peregrina na Paróquia do Carvalhal – 28 e 29 de Nov. 09

7_137709 A igreja paroquial do Carvalhal encheu-se de fiéis na tarde do passado dia 29 de Novembro, para uma pequena celebração que assinalou a despedida da Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Fátima daquela pequenina paróquia.
Em ambiente festivo, bem patente nas ornamentações interiores e exteriores da igreja, e sempre com grande devoção mariana, aquela comunidade paroquial participou na breve cerimónia presidida pelo pe. António Paulo, pároco do Carvalhal, Canhas e Cristo Rei, a qual antecedeu a partida da caravana que levou a imagem da Virgem, primeiro até às proximidades do Monumento de Santa Teresinha e depois até à igreja dos Canhas.
Para trás ficaram o repicar dos sinos, as lágrimas de muitos devotos e os lenços brancos que alguns deles usaram para se despedir da imagem que ali pernoitou. Um facto que será recordado no futuro, graças a um painel de azulejos com a seguinte inscrição: “A 28-11-2009 na Igreja do Carvalhal pernoitou a Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Fátima na Sua viagem à Diocese do Funchal”.
canhas_monumento1 Entre o Carvalhal e o Monumento de Santa Teresinha a Imagem percorreu caminhos engalanados com colchas, flores, tapetes, balões e velas numa sentida homenagem à Mãe de todos os homens. E foi precisamente junto ao monumento que decorreu uma missa campal. Uma grande manifestação de fé que juntou centenas de paroquianos os quais, ignorando o frio de fim de tarde e a chuva que ameaçava cair, acolheram com o calor dos seus corações e os seus “vivas” a Imagem Peregrina. Do céu, numa espécie de demonstração da sua alegria por ver tantos filhos ali reunidos, um raio de sol iluminou o início da eucaristia no decorrer da qual o Pe. António fez questão de sublinhar que a imagem da Virgem Peregrina vem «carregada de uma mensagem de Paz» e que «é essa Paz que nós queremos na nossa família, na nossa sociedade e no mundo inteiro». Daí o agradecimento à Mãe do céu, «por mais este dia, mais esta oportunidade de todos juntos, e à volta dela, agradecermos ao Pai».
Na sua homilia, para além de uma referência ao facto daquele ser o primeiro domingo do Advento, ou seja, de preparação para o nascimento do Salvador, o sacerdote aludiu ainda ao contentamento e à felicidade dos paroquianos ali presentes por poderem receber aquela que Jesus declarou, no Calvário, como sendo a Mãe de todos nós. Uma Mãe a quem devemos rezar todos os dias, como forma de agradecer essa “herança” que Jesus quis deixar a todos os homens, e que deve ser um caminho para crescer na fé, e um motivo de comunhão e de união. Uma união que deve começar na família, porque «se nós não tivermos famílias unidas e bem constituídas não poderemos ter paz, porque a célula da igreja, a célula da sociedade é a família». Daí o agradecimento ao Bispo do Funchal por esta vinda à Madeira da Imagem Peregrina e também à Mãe do céu por esta oportunidade «que temos de estar aqui juntos para louvar e bem dizer e para manifestar a nossa fé e o nosso amor a Maria Santíssima».
Sem se querer alongar, o sacerdote concluiu dizendo que durante esta visita da Imagem «todos e cada um de nós temos oportunidade de poder chegar ao pé da Mãe e agradecer, e ao agradecer a esta Mãe estamos a agradecer à mãe terrena e à família que nos gerou». Por fim um último apelo: «Que a Mãe do Céu nos ajude a preparar para vivermos o Natal na paz, na alegria e na solidariedade…para que possamos ajudar-nos uns aos outros. Não podemos ficar de braços cruzados, temos de estar vigilantes e atentos. Vamos por isso pedir ao Senhor que, nesta preparação para o Natal, nos livre de tudo aquilo que é lixo, tudo aquilo que é egoísmo, de tudo aquilo que é ódio dentro de nós, no seio da nossa família e da nossa sociedade».
Terminada a eucaristia a Imagem Peregrina foi conduzida até à igreja Paroquial dos Canhas. Mais um templo que se engalanou a rigor para receber a Imagem Peregrina, mas onde a fé e a devoção dos paroquianos, voltou a ser a nota dominante e a mais importante de todas as manifestações que têm marcado esta passagem pelas várias paróquias da Diocese do Funchal.

Luísa Gonçalves

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.

FICHA TÉCNICA:Hino da Visita da Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Fátima à Diocese do Funchal

LETRA - Pe. GISELO ANDRADE

MÚSICA - Pe. IGNÁCIO FIGUEIRA RODRIGUES

GRUPO CORAL "FLORES DE MAIO" - PORTO DA CRUZ

ORGANISTA - JOÃO CALDEIRA

DIRECÇÃO ARTÍSTICA - VIRGÍLIO CALDEIRA

CAPTAÇÃO DE SOM e EDIÇÃO DIGITAL -JOÃO CALDEIRA

"Novo" Calendário da Visita da Imagem Peregrina

Paróq. de Fátima - Funchal - 12 e 13 Fev.

Hosp. Dr. João de Almada e Paróq. do Livramento - 12 e 13 de Fev. - Fotos de Carlos Cabral

Monte, Visitação e São Martinho - 7 a 11 Fev. - Fotos de Carlos Cabral

Paróquia da Nazaré - 5 a 7 Fev. - Fotos de Carlos Cabral

Mosteiro das Irmãs Clarissas - Caldeira

Serra de Água e Ribeira Brava - 9 a 13 de Dez. 09

São João - Rib. Brava - 7 a 9 de Dez. 09

Ad perpetuam memoriam - Bênção da Imag. de N. Senhora no Jardim junto à Igreja da Calheta - 20/11/09

Fotos da Visita da Imagem Peregrina em 1948 (7 a 11 de Abril)

Recepção e Acolhimento da Imagem Peregrina na Paróquia da Ponta do Pargo

Imagem Peregrina nas Achadas - 3 e 4 de Nov. 09

Estada e partida da Imagem Peregrina na Santa

Acolhimento da Imagem Peregrina na Paroquia da Santa com passagem pela Cap. dos Lamaceiros - 1/11/09

O dia/noite da despedida da Imagem Peregrina no Porto Moniz

A noite da chegada da Imagem Peregrina ao Porto Moniz

Imagem Peregrina nas Feiteiras

Mais fotos da Imagem Peregrina em São Vicente

Imagem Peregrina em São Vicente

Imagem Peregrina na Ponta Delgada 2

Imagem Peregrina na Ponta Delgada1

Imagem Peregrina na Boaventura

Imagem Peregrina na Fajã do Penedo

As palavras dos Adultos e os cânticos das Crianças na Inauguração da Exposição Itinerante

Mais Fotos de 12 de Out. 2009

Praça do Colégio 12 de Out. 2009

Conhecer mais da Mensagem de Fátima - "As memórias da Irmã Lúcia"