Foi com grande alegria que, acompanhados da Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Fátima, fizemos este percurso, desde a Ribeira Brava até ao Mosteiro de Nossa Senhora da Piedade (Irmãs Clarissas), Câmara de Lobos.
Já muito próximo da Solenidade do Natal de Jesus, recordei a caminhada de Maria e José, de Nazaré para Belém, na iminência do nascimento do Deus Menino. É este um acontecimento de peculiar beleza e intimidade de Maria com Deus, que ficará, sempre, como verdadeiro ensinamento e convite à escuta do Verbo de Deus, Palavra de Vida para nós.
A presença da Imagem Peregrina de Fátima, neste Mosteiro de Vida Contemplativa, aguarda todos aqueles que desejarem visitar Nossa Senhora, em pleno tempo de Advento, para escutarem do seu Coração de Mãe o pedido de Caná da Galileia, que ela repete, hoje, a cada um de nós: “Fazei o que Ele vos disser!” (Jo 2,15)
O seu cântico de Silêncio, o seu olhar de Paz e de Ternura, é espelho transparente da infinita bondade de Deus. Aquela “linda Senhora”, que envolveu os pastorinhos de Fátima em sobrenatural luz e assombro, está aqui entre nós! Ela continua a oferecer-nos, na doçura do seu sorriso maternal, a força e a consolação nas dificuldades que nos afligem, ela continua a ajudar-nos a construir um futuro de esperança.
Senhora de Fátima, “Senhora mais brilhante que o sol”, escutai a nossa prece! A ti confiamos os nossos sacerdotes e seminaristas, religiosos, religiosas e outros membros de institutos de vida consagrada. A ti confiamos as nossas crianças, os adolescentes e os jovens, os doentes e os velhinhos, as famílias que testemunham a união e aquelas que estão feridas pelo desamor, e ainda todos os teus filhos que se distanciaram de ti.
Mãe, que nunca te canses de amar e de esperar! Sim, de esperar os filhos pródigos, que nas ruas do nosso mundo se perderam na noite… Envolve-os, e a todos nós, na doçura do teu abraço maternal, abraço que faz viver e renascer. Ao colo de Maria vem sempre Jesus, o maior presente de Natal!
Câmara de Lobos, 13 de Dezembro de 2009
† António Carrilho, Bispo do Funchal
Sem comentários:
Enviar um comentário
Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.