domingo, 13 de dezembro de 2009

TESTEMUNHO – Imagem Peregrina na Igreja Paroquial de São João – Rib. Brava – 7 a 9 de Dez. – Texto e fotos enviados por Rafael João Sousa

PREPARAÇÃO PARA O INICIO DA MISSA COM NOSSA SENHORA NO ALTAR No dia 7 de Dezembro de 2009, a Paróquia de São João da Ribeira Brava, recebeu a Imagem de Nª Senhora.

Após a despedida emocionada de Nª Senhora em São Paulo, muitos fiéis de São João, acompanharam, em procissão, até à Serragem a Imagem Peregrina, fronteira entre as Paróquias de São Paulo e São João.

A partir da Serragem, em procissão, entoando cânticos de Louvor, os Paroquianos trouxeram em ombros o andor com a imagem de Nª Senhora em direcção à Igreja Paroquial de São João. A procissão parou no Parque Empresarial, nas Covas, onde muitos paroquianos já aí aguardavam a chegada de Procissão, procedeu-se à “investidura” de Nª Senhora e foram dadas as “Boas Vindas”, pelos “Três Pastorinhos” lendo este texto: “Bem vinda, Nossa Senhora! Mãe, estávamos muito ansiosos pela sua meiga chegada. Obrigada Mãe, pela vossa visita amorosa! Visita tão suspirada por estes seus filhos que vos aclamam. Senhora, nossa Mãe, agora que estamos diante de si, olhando a sua linda face, meiga e terna, tendo os nossos olhos nos seus, sinto o carinho, o amor e todo o calor maternal, ó Mãe de Jesus e nossa Mãe. Senhora, nossa Mãe, vou contar-lhe um segredinho. A vossa vinda aqui, vai reforçar a nossa fé e o nosso afecto por si. Mãe do céu vamo-nos empenhar para que a nossa oração não fique em falta, Queremos que o seu coração transborde de alegria pelas nossas atitudes. Querida Mãe, quero pedir-lhe que o seu colo seja o amparo e a protecção de todas as crianças do mundo, especialmente daquelas que sofrem injustiças. Ajudai-nos mãe, a crescer na sabedoria e na fé, só assim, construiremos um mundo de paz. A Paz que vossemecê tanto implora para todo o mundo. A Paz de Jesus. Mãe, Dai-nos, a tua Bênção!”

Continuando em procissão a Imagem Peregrina passou pelo Sítio da Boa Morte e, junto à Capela de Nossa Senhora da Boa Morte, muitos fiéis A aguardavam. Aqui a procissão parou por alguns minutos e, com a imagem em direcção à Capela, foi rezada uma oração. A procissão prosseguiu, agora, em direcção à Igreja Paroquial de São João.

A chegada de Nª Senhora ao Adro da Igreja Paroquial de São João foi emotiva, muitos paroquianos que aí A aguardavam emocionaram-se e entoaram fervorosos cânticos de Louvor a Nª Senhora. As “Boas Vindas”, em nome de toda a Paróquia foram dadas por duas idosas que falaram em nome de todos os que por razões de idade e saúde não puderam participar, com o seguinte texto: “Ò doce Mãe sede Bem vinda, a todos estes fiéis que vos aguardam com ansiosa espera, e agora te aclamam com alegria. O fervor do nosso coração é abundante e caloroso, por contemplar a vossa imagem ó Mãe. Muitos são os idosos que todos os dias contam com a vossa ajuda, no seu penoso caminhar, vós sois o seu amparo e consolação. Mãe, lançai o vosso olhar materno, pelos que estão nos seus leitos, com capacidades limitadas, pelos que estão nos lares, sem o carinho familiar e por aqueles que estão abandonados. Querida Mãe: Durante a vossa estadia na nossa paróquia vamos ter mais perto o vosso olhar materno, o olhar de toda a comunidade paroquial encontrar-se-á com o vosso, virgem Imaculada.

Assim, reforçaremos os nossos laços de confiança na vossa protecção, para que não haja nenhum idoso só e desamparado. Nossa Senhora, Mãe de Jesus e nossa Mãe protegei todas as famílias da nossa paróquia, presentes e ausentes, dai-lhes a sabedoria necessária para manterem a união e a paz. Dai força aos idosos para sofrerem com paciência e resignação os momentos mais difíceis na doença. Obrigada, Mãe, pela tua visita! Ficarás na memória e no coração de todos os paroquianos, mesmo daqueles que por ignorância ou ingratidão, se esquecem de vossemecê. Dai-nos Mãe, a vossa bênção, sois sempre bem vinda! Rainha da Paz”.

Com a entrada da Imagem Peregrina iniciou-se a Missa de Recepção a Nª Senhora com a participação de todos os fiéis. Após a Missa iniciou-se a Vigília de Oração aberta a toda a comunidade que se prolongou até às 24:00 horas.

No dia 8 de Dezembro (dia da Solenidade da Imaculada Conceição), a Igreja abriu às 7:00 horas da manhã e, até às 9:00 horas, a confraria de São João acompanhou Nossa Senhora. Às 10:30 horas, celebrou-se a Missa da Imaculada Conceição com Novena.

Após a Missa, das 12:00 horas às acompanharam Nossa senhora ao longo do dia: das 12:00h às 14:00h o Oratório de Nª Senhora, das 14:00h às 17:00h os Anos da Catequese, das 17:00h às 19:00h a Legião de Maria, das 19:00h às 21:00 a Confraria do Santíssimo Sacramento com a Exposição do Santíssimo e das 21:00h às 22:00h o Grupo Coral.

No dia 9 das 7:00h às 11:00h acompanharam Nossa Senhora as “Donas de Casa”, das 11:00h às 14:00 os Idosos da Paróquia, das 14:00h ás 16:00h o Grupo dos (as) Catequistas. Entre as 16:00h e as 17:30h as confissões com a presença de vários sacerdotes.

Às 18:00 horas iniciou-se a Missa “De Despedida de Nossa Senhora” com a presença de muitos fiéis e paroquianos leu-se a seguinte mensagem: “Despedida de Nossa Senhora – Mãe, ainda estavas longe, já estava estampada a alegria e o entusiasmo no rosto dos nossos paroquianos. A Azafama ia aumentando com a tua proximidade, desde as tarefas que se iam efectuando, até uma simples conversa, tinham como finalidade a tua chegada. Mãe, chegou o dia, estás connosco, sabemos que tudo viste mas queremos descrever a emoção sentida, o brilho de cada olhar penetrando no teu rosto, mãe. Mãe, estamos radiantes, sentimos uma gratidão pelo teu consolo, a tua presença consoladora e a tua imagem ficará cravada no coração e na memória dos teus filhos, que veneram o teu nome para todo o sempre. Nestes dias, que estivestes entre nós foram vários os grupos que quiseram homenagear – te e louvar – te através de ti que intercedas a Jesus por todos nós, que a paz, a saúde, a união, a força, a oração, enfim o amor, reine nos nossos corações. Agora Mãe, chegou o mSAÍDAomento do Adeus, fica uma eterna saudade da tua presença, mas no fundo temos a certeza que irás nos guiar e iluminar em qualquer momento da nossa vida. Mãe, pedimos mais uma vez que promovas a paz e que continues a tocar os corações de todos aqueles que andam longe de ti. Mãe, em nome de todos os paroquianos um muito obrigado, tem a certeza que estás sempre connosco. Obrigado, Mãe.”

 

A Paróquia de São João dedica

à Passagem da Imagem Peregrina

de Nossa Senhora

PREPARANDO-SE PARA ENTRAR NO ADRO Poema a Maria

Maria, nossa Mãe!
Sempre tão próxima de nós!
Em cada dia que declina,
Na hora abençoada!

Bendita sejas, por este carinho santo,
Hoje ainda mais visível, mais perfumado,
Neste lugar sagrado!

Ó Mãe de pura graça,
De onde nos vem esta sorte
De poder estar assim,
Pertinho da tua glória mil vezes anunciada?

Como és o triunfo do Pai!

Compreendamos as Tuas lágrimas
Pelas Tuas crianças,
Pelos Teus jovens,
Pelos Teus doentes,
Pelos Teus servos e servas,
Nesta comunidade,
Nesta rua da eterna cidade!

Sintamos a Tua alegria,
Neste pobre lugar da Igreja de Cristo,
Neste dia
Especial,
Neste secreto altar!

Mãe, saibamos a que vieste!
Mereçamos as Tuas bênçãos
Tão seguras!

Na Tua graça,
Está a luz, está a nossa esperança!
Está a cura dos nossos males!

Converte os nossos pobres corações!
Do Bem sejamos nobres multidões!
Faz-nos ver Jesus entre nós!
Faz-nos reviver a Sua paz!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.

FICHA TÉCNICA:Hino da Visita da Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Fátima à Diocese do Funchal

LETRA - Pe. GISELO ANDRADE

MÚSICA - Pe. IGNÁCIO FIGUEIRA RODRIGUES

GRUPO CORAL "FLORES DE MAIO" - PORTO DA CRUZ

ORGANISTA - JOÃO CALDEIRA

DIRECÇÃO ARTÍSTICA - VIRGÍLIO CALDEIRA

CAPTAÇÃO DE SOM e EDIÇÃO DIGITAL -JOÃO CALDEIRA

"Novo" Calendário da Visita da Imagem Peregrina

Paróq. de Fátima - Funchal - 12 e 13 Fev.

Hosp. Dr. João de Almada e Paróq. do Livramento - 12 e 13 de Fev. - Fotos de Carlos Cabral

Monte, Visitação e São Martinho - 7 a 11 Fev. - Fotos de Carlos Cabral

Paróquia da Nazaré - 5 a 7 Fev. - Fotos de Carlos Cabral

Mosteiro das Irmãs Clarissas - Caldeira

Serra de Água e Ribeira Brava - 9 a 13 de Dez. 09

São João - Rib. Brava - 7 a 9 de Dez. 09

Ad perpetuam memoriam - Bênção da Imag. de N. Senhora no Jardim junto à Igreja da Calheta - 20/11/09

Fotos da Visita da Imagem Peregrina em 1948 (7 a 11 de Abril)

Recepção e Acolhimento da Imagem Peregrina na Paróquia da Ponta do Pargo

Imagem Peregrina nas Achadas - 3 e 4 de Nov. 09

Estada e partida da Imagem Peregrina na Santa

Acolhimento da Imagem Peregrina na Paroquia da Santa com passagem pela Cap. dos Lamaceiros - 1/11/09

O dia/noite da despedida da Imagem Peregrina no Porto Moniz

A noite da chegada da Imagem Peregrina ao Porto Moniz

Imagem Peregrina nas Feiteiras

Mais fotos da Imagem Peregrina em São Vicente

Imagem Peregrina em São Vicente

Imagem Peregrina na Ponta Delgada 2

Imagem Peregrina na Ponta Delgada1

Imagem Peregrina na Boaventura

Imagem Peregrina na Fajã do Penedo

As palavras dos Adultos e os cânticos das Crianças na Inauguração da Exposição Itinerante

Mais Fotos de 12 de Out. 2009

Praça do Colégio 12 de Out. 2009

Conhecer mais da Mensagem de Fátima - "As memórias da Irmã Lúcia"