segunda-feira, 2 de novembro de 2009

TESTEMUNHO – 1º dia - Eis que chega a Mãe Peregrina à Paróquia da Santa

DSC01538 Dia 01 de Novembro de 2009, dia de todos os Santos, dia importante para a comunidade da Paroquia da Santa; até a natureza o sente e o dia acorda risonho em tempos de Outono. Será por ser início de mais um mês? De mais uma etapa nas nossas vidas? Tudo isso e muito mais…

No silêncio ouve-se o burburinho dos preparativos para a chegada da Mãe Peregrina, sim, Ela vem como Mãe, acolhamo-la como filhos pois a mãe faz sempre falta na vida de um filho.

É o dia da chegada da Imagem Peregrina à Santa do Porto Moniz!

Por volta das nove horas da noite, soprava uma leve brisa fresca mas o que pairava no ar era a ansiedade por Vê-la, por Tê-la ali tão perto de nós.

Eis que a Mãe Peregrina chega … já tinha passado pela Capela dos Lamaceiros na peregrinação em caravana automóvel desde a Paróquia da Vila! E como as mães, quando visitam os filhos, transmite desde o primeiro olhar uma mensagem de estímulo e de esperança, uma mensagem que norteia as nossas vidas, uma mensagem de amor.

Uma multidão de fiéis de velas em punho ocupava toda a faixa de rodagem da estrada Regional 101 no sítio da Levada Grande; aguardava-se a descida do andor da Imagem do carro que tão orgulhosamente a transportava, entre flores, luzes e mensagens de fé.

Depois de carregada pelos membros da Confraria do Santíssimo Sacramento para o “altar” ali montado deu-se início à celebração do “Lucernário”, celebração presidida pelo Pároco, Rev. Padre Afonso acompanhado pelo Diácono Luís Miguel, filho desta Comunidade da Santa. Depois da bênção do lume acendem-se as velas com o fogo do círio pascal, criando-se uma autêntica onda de luz que foi atravessando a multidão deixando um rasto de esperança e paz.

Deu-se início ao cortejo litúrgico por volta das vinte e uma e quinze, tendo a criança vestida de anjo e muitas outras a missão de guiar e encaminhar a Mãe Peregrina para a nossa casa. O percurso demorou quase uma hora e constituiu pelas velas que os fiéis traziam na mão, uma só luz, como se de uma só alma se trata-se, inundando completamente a via pública.

Filhos de todas as idades, jovens, crianças, idosos, todos cantavam com muita fé e intenção o cântico “13 de Maio” entre outros. Ao longo do percurso muitos foram os que se quiseram associar a esta iniciativa e que vieram para a rua ver passar a procissão ou que, das suas casas, observaram a passagem do andor, transido em ombros, tendo colocado colchas às janelas, flores e acendido velas.

Em frente à “Casa do Povo” deu-se a troca final. A Imagem Peregrina fica à guarda dos soldados da Paz, bombeiros de profissão que carregam em ombros a Rainha e Mãe. Mais umas centenas de passos e eis que se chega à entrada do Adro da Paróquia da Santa; a multidão multiplica-se ao longo do percurso e amontoa-se perante a passadeira de flores e mensagens, que nos indicam o caminho a percorrer.

“Salve ó Rainha” assim foi recebida a Mãe Peregrina na Santa! Entre mensagens de louvor, é-nos pedido “Fazei o que Ele vos disser” ao nos repetir este pedido, Ela dispõe-se a nos conduzir até junto do seu Filho Jesus, faz-se peregrina connosco, conduz-nos para não nos perdermos, nem esmorecermos no caminho.

Ei-la dentro da nossa casa! Recebida numa só voz “Salve ó Virgem Peregrina, que os teus filhos visitais”! A Igreja está linda! Toda vestida de azul e branco e iluminada por dezenas de velas e lanternas acesas. O calor humano é enorme, sente-se a fé em cada respirar. Agora Ela está aqui, pertinho de todos nós à distância de um toque, de um murmúrio, de um pedido, de um olhar…

Boa noite Maria…

Boa noite Mãe

Teresina Morgado

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.

FICHA TÉCNICA:Hino da Visita da Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Fátima à Diocese do Funchal

LETRA - Pe. GISELO ANDRADE

MÚSICA - Pe. IGNÁCIO FIGUEIRA RODRIGUES

GRUPO CORAL "FLORES DE MAIO" - PORTO DA CRUZ

ORGANISTA - JOÃO CALDEIRA

DIRECÇÃO ARTÍSTICA - VIRGÍLIO CALDEIRA

CAPTAÇÃO DE SOM e EDIÇÃO DIGITAL -JOÃO CALDEIRA

"Novo" Calendário da Visita da Imagem Peregrina

Paróq. de Fátima - Funchal - 12 e 13 Fev.

Hosp. Dr. João de Almada e Paróq. do Livramento - 12 e 13 de Fev. - Fotos de Carlos Cabral

Monte, Visitação e São Martinho - 7 a 11 Fev. - Fotos de Carlos Cabral

Paróquia da Nazaré - 5 a 7 Fev. - Fotos de Carlos Cabral

Mosteiro das Irmãs Clarissas - Caldeira

Serra de Água e Ribeira Brava - 9 a 13 de Dez. 09

São João - Rib. Brava - 7 a 9 de Dez. 09

Ad perpetuam memoriam - Bênção da Imag. de N. Senhora no Jardim junto à Igreja da Calheta - 20/11/09

Fotos da Visita da Imagem Peregrina em 1948 (7 a 11 de Abril)

Recepção e Acolhimento da Imagem Peregrina na Paróquia da Ponta do Pargo

Imagem Peregrina nas Achadas - 3 e 4 de Nov. 09

Estada e partida da Imagem Peregrina na Santa

Acolhimento da Imagem Peregrina na Paroquia da Santa com passagem pela Cap. dos Lamaceiros - 1/11/09

O dia/noite da despedida da Imagem Peregrina no Porto Moniz

A noite da chegada da Imagem Peregrina ao Porto Moniz

Imagem Peregrina nas Feiteiras

Mais fotos da Imagem Peregrina em São Vicente

Imagem Peregrina em São Vicente

Imagem Peregrina na Ponta Delgada 2

Imagem Peregrina na Ponta Delgada1

Imagem Peregrina na Boaventura

Imagem Peregrina na Fajã do Penedo

As palavras dos Adultos e os cânticos das Crianças na Inauguração da Exposição Itinerante

Mais Fotos de 12 de Out. 2009

Praça do Colégio 12 de Out. 2009

Conhecer mais da Mensagem de Fátima - "As memórias da Irmã Lúcia"