sábado, 16 de janeiro de 2016

Mensagem de D. António Carrilho, Bispo do Funchal, sobre a Visita da Imagem Peregrina à Diocese

 
Mensagem de D. António Carrilho, Bispo do Funchal,
sobre a Visita da Imagem Peregrina à Diocese
 
De 13 de fevereiro a 6 de março próximos, teremos connosco a Visita da Imagem da Virgem Peregrina de Fátima, que até maio deste ano de 2016, percorrerá todas as Dioceses de Portugal, no âmbito do programa de preparação para o centenário das aparições de Nossa Senhora aos três pastorinhos da Cova da Iria.
Teremos, assim, a graça de uma nova Visita da Imagem Peregrina, que ainda recentemente, de 12 de outubro de 2009 a 13 de maio de 2010, percorreu a nossa Diocese, durante sete meses, congregando assembleias, tocando corações e consciências, estimulando atitudes de conversão e vida nova em Cristo.
Esta última visita continua, sem dúvida, bem viva na memória de um grande número de fiéis, que acolheram Nossa Senhora no aeroporto da Madeira, participaram naquela noite de luz e de fé, na chegada ao Funchal, ou se envolveram em tantos outros percursos e celebrações, momentos de particular densidade espiritual para as comunidades cristãs e muitas outras instituições, escutando e aprofundando, em clima de oração e de festa, os ensinamentos e apelos da Mensagem de Fátima.
Mas também são muitos, ainda, aqueles que recordam o notável acolhimento, a emoção e as marcas da fé, deixadas pela Visita de Nossa Senhora, no ano de 1948, num breve percurso de quatro dias por toda a Ilha e na presença de algumas horas, na Madeira, para o lançamento da primeira pedra da igreja do Imaculado Coração de Maria, quando a Imagem passava por aqui rumo a Angola. Foi um momento de grande significado, pois aquela pedra vinha de Fátima, como oferta do Bispo de Leiria a D. António Manuel Pereira Ribeiro, Bispo do Funchal.
Vamos ter de novo a Visita da Imagem Peregrina. Será a mesma imagem de 1948, agora com um programa de três semanas e num tempo de especial riqueza espiritual: nas três primeiras semanas da Quaresma e em pleno Ano Santo da Misericórdia. O tempo disponível é reduzido e não permite a organização de programas tão alargados como desejaríamos, pelo que, feitas as devidas auscultações optámos por visitas aos arciprestados, confiando a cada um a organização do programa respetivo, dentro do tempo que lhes foi destinado e de alguns critérios do próprio Santuário de Fátima.
Ao publicarmos o programa geral da Visita, pedimos uma especial atenção ao que está previsto para a chegada e despedida de Nossa Senhora. Assim, a chegada ao aeroporto da Madeira, será no dia 13 de fevereiro, sábado, pelas 18.00 horas; após as formalidades devidas, haverá uma breve receção na sala vip e no espaço contíguo exterior. Daqui sairá para a Praça do Município, onde terá lugar a Celebração de Acolhimento, seguindo-se a procissão de velas para a Sé. E a despedida da Imagem Peregrina, no termo da Visita, será no dia 6 de março, após solene Eucaristia, às 16.00 horas, na Sé.
Com estes elementos poderão as paróquias, grupos e fiéis em geral programar, desde já, a sua participação nestes grandes momentos celebrativos diocesanos, ainda que para isso se tenham de fazer alguns ajustamentos nos horários da vida paroquial.
A propósito desta visita da Imagem Peregrina às Dioceses de Portugal publicou a Conferência Episcopal, com data de 16 de abril 2015, uma Nota Pastoral em que salienta, como projeto e objetivo comum, o bom acolhimento que lhe deverá ser prestado e o sentido evangelizador da mesma.
Assim escrevem os Bispos: “Aproveitamos este momento de graça para convidar o Povo de Deus a entrar em profundidade na celebração da sua fé, particularmente por meio da participação da Eucaristia, da celebração do Sacramento da Penitência e da Unção dos Doentes; para incentivar a oração de adoração diante do Santíssimo Sacramento, tão caraterística da espiritualidade de Fátima; para relançar o hábito da devoção mariana do Rosário nas famílias cristãs, acompanhada pelas meditações bíblicas e pelo silêncio contemplativo”.
E com os nossos Bispos, “pedimos a todos que acolham a Imagem da Virgem Peregrina com sobriedade e que a visita seja ocasião de solicitude e partilha com os pobres […] A todos exortamos a acolherem a Virgem Peregrina de Fátima como a imagem da “Igreja em saída”, que vai ao encontro dos seus filhos e filhas em todas as periferias, para lhes levar o anúncio de Jesus Cristo como o único Salvador”.
Funchal, 15 de Janeiro de 2016
†António Carrilho, Bispo do Funchal

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.

FICHA TÉCNICA:Hino da Visita da Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Fátima à Diocese do Funchal

LETRA - Pe. GISELO ANDRADE

MÚSICA - Pe. IGNÁCIO FIGUEIRA RODRIGUES

GRUPO CORAL "FLORES DE MAIO" - PORTO DA CRUZ

ORGANISTA - JOÃO CALDEIRA

DIRECÇÃO ARTÍSTICA - VIRGÍLIO CALDEIRA

CAPTAÇÃO DE SOM e EDIÇÃO DIGITAL -JOÃO CALDEIRA

"Novo" Calendário da Visita da Imagem Peregrina

Paróq. de Fátima - Funchal - 12 e 13 Fev.

Hosp. Dr. João de Almada e Paróq. do Livramento - 12 e 13 de Fev. - Fotos de Carlos Cabral

Monte, Visitação e São Martinho - 7 a 11 Fev. - Fotos de Carlos Cabral

Paróquia da Nazaré - 5 a 7 Fev. - Fotos de Carlos Cabral

Mosteiro das Irmãs Clarissas - Caldeira

Serra de Água e Ribeira Brava - 9 a 13 de Dez. 09

São João - Rib. Brava - 7 a 9 de Dez. 09

Ad perpetuam memoriam - Bênção da Imag. de N. Senhora no Jardim junto à Igreja da Calheta - 20/11/09

Fotos da Visita da Imagem Peregrina em 1948 (7 a 11 de Abril)

Recepção e Acolhimento da Imagem Peregrina na Paróquia da Ponta do Pargo

Imagem Peregrina nas Achadas - 3 e 4 de Nov. 09

Estada e partida da Imagem Peregrina na Santa

Acolhimento da Imagem Peregrina na Paroquia da Santa com passagem pela Cap. dos Lamaceiros - 1/11/09

O dia/noite da despedida da Imagem Peregrina no Porto Moniz

A noite da chegada da Imagem Peregrina ao Porto Moniz

Imagem Peregrina nas Feiteiras

Mais fotos da Imagem Peregrina em São Vicente

Imagem Peregrina em São Vicente

Imagem Peregrina na Ponta Delgada 2

Imagem Peregrina na Ponta Delgada1

Imagem Peregrina na Boaventura

Imagem Peregrina na Fajã do Penedo

As palavras dos Adultos e os cânticos das Crianças na Inauguração da Exposição Itinerante

Mais Fotos de 12 de Out. 2009

Praça do Colégio 12 de Out. 2009

Conhecer mais da Mensagem de Fátima - "As memórias da Irmã Lúcia"