domingo, 24 de janeiro de 2016

DA IMAGEM PEREGRINA… E DE MIM - Graça Alves

No JM de hoje,
DA IMAGEM PEREGRINA… E DE MIM
 
Volto a ajoelhar as minhas palavras aos pés da Senhora que vem com a Imagem Peregrina. Volto a contar-lhe de mim ...e de uma terra que – eu sei – se preparará outra vez para a receber. Volto a acreditar nas pontes que esta visita vem construir. Volto a acreditar que lágrimas de luz ajudarão a cicatrizar as feridas que a vida foi abrindo, nas casas de cada um.
Temo-la, de novo, entre nós. Desta vez, a número 1, aquela de que falavam as avós; a mesma que as fazia chorar sempre que se lembravam dela; a mesma que o mar nos trouxe em 1948, a bordo do Lima, escoltado pela fome dos pescadores da altura.
Agradeço-lhe porque vivi para a receber outra vez. Agradeço-lhe a volta que a minha vida deu, num cruzar de olhares e de corações, entre mim e ela, numa noite iluminada de outubro de 2009.
Agradeço-lhe o que ficou dessa visita, os milagres, os silêncios, a oportunidade branca de olhar o meu tempo, como se voltasse a ser a menina que prendia os seus olhos nos da mãe e lhe pedia a mão para o caminho.
No peito desta terra, calcetada bem fundo, ficou a lembrança de uma igreja unida pela corrente do terço, a fazer do inverno, primavera, mesmo quando a montanha se despenhou no mar, num tempo de dores e de tragédias. No peito desta terra, guardadas no para sempre que dura a vida humana, ficaram as vozes que lhe pediram ajuda, as mãos que lhe tocaram o manto, os milagres que foi fazendo, no segredo calado de cada vida.
Despedi-me dela com as ilhas na voz. Durante sete meses, a Imagem Peregrina foi guiando os nossos passos, foi pegando ao colo as nossas dores e foram-nos levantando do chão. Despedi-me, sabendo que a Imagem ia, mas a Mãe, não.
A Senhora Peregrina volta agora. Outra vez. Mais uma vez. Vem acender a esperança do tempo da quaresma, em pleno Ano da Misericórdia, cruzando o seu olhar com o nosso e trazendo, outra vez, a mensagem de Fátima. Vem lembrar-nos a doçura das suas palavras quando, há cem anos, apareceu aos pastorinhos. Vem apresentar-nos o rosto misericordioso do Seu Filho.
Estarei lá para ela, também. Arrumo o meu coração, na preparação deste encontro. Em silêncio. No segredo de mim. Acreditando na luz que a Senhora Peregrina vem evocar. Pensando nela como o altar do Seu Filho. Pedindo-lhe que guie a minha vida pelo caminho da Misericórdia.
Estarei à espera dela. Neste ano da Misericórdia, a abrir a Quaresma, estou certa de que a Imagem Peregrina vai trazer a paz de que precisamos para sermos mais: mais doces, mais atentos, mais de Deus.
Graça Alves

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.

FICHA TÉCNICA:Hino da Visita da Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Fátima à Diocese do Funchal

LETRA - Pe. GISELO ANDRADE

MÚSICA - Pe. IGNÁCIO FIGUEIRA RODRIGUES

GRUPO CORAL "FLORES DE MAIO" - PORTO DA CRUZ

ORGANISTA - JOÃO CALDEIRA

DIRECÇÃO ARTÍSTICA - VIRGÍLIO CALDEIRA

CAPTAÇÃO DE SOM e EDIÇÃO DIGITAL -JOÃO CALDEIRA

"Novo" Calendário da Visita da Imagem Peregrina

Paróq. de Fátima - Funchal - 12 e 13 Fev.

Hosp. Dr. João de Almada e Paróq. do Livramento - 12 e 13 de Fev. - Fotos de Carlos Cabral

Monte, Visitação e São Martinho - 7 a 11 Fev. - Fotos de Carlos Cabral

Paróquia da Nazaré - 5 a 7 Fev. - Fotos de Carlos Cabral

Mosteiro das Irmãs Clarissas - Caldeira

Serra de Água e Ribeira Brava - 9 a 13 de Dez. 09

São João - Rib. Brava - 7 a 9 de Dez. 09

Ad perpetuam memoriam - Bênção da Imag. de N. Senhora no Jardim junto à Igreja da Calheta - 20/11/09

Fotos da Visita da Imagem Peregrina em 1948 (7 a 11 de Abril)

Recepção e Acolhimento da Imagem Peregrina na Paróquia da Ponta do Pargo

Imagem Peregrina nas Achadas - 3 e 4 de Nov. 09

Estada e partida da Imagem Peregrina na Santa

Acolhimento da Imagem Peregrina na Paroquia da Santa com passagem pela Cap. dos Lamaceiros - 1/11/09

O dia/noite da despedida da Imagem Peregrina no Porto Moniz

A noite da chegada da Imagem Peregrina ao Porto Moniz

Imagem Peregrina nas Feiteiras

Mais fotos da Imagem Peregrina em São Vicente

Imagem Peregrina em São Vicente

Imagem Peregrina na Ponta Delgada 2

Imagem Peregrina na Ponta Delgada1

Imagem Peregrina na Boaventura

Imagem Peregrina na Fajã do Penedo

As palavras dos Adultos e os cânticos das Crianças na Inauguração da Exposição Itinerante

Mais Fotos de 12 de Out. 2009

Praça do Colégio 12 de Out. 2009

Conhecer mais da Mensagem de Fátima - "As memórias da Irmã Lúcia"