segunda-feira, 15 de fevereiro de 2016

Rezar com a Imagem Peregrina - Oração do Terço – 15 de fevereiro de 2016

Observações:
Entre as 10h00 e as 11h00, os alunos do Externato da Apresentação de Maria ficaram responsáveis pela oração junto à imagem de Nossa Senhora de Fátima Peregrina, na Igreja da Sé.
Às 9h00, na escola, as crianças viram o filme animado das Aparições, relembrando a mensagem de Fátima e focando a importância dada por Nossa Senhora à oração do Terço pela paz no Mundo.
Os alunos responderam ao pedido de Maria por grupos:
o 10h00-10h10 – 1.º mistério. A anunciação do anjo a Nossa Senhora – Pré e 9.º ano
o 10h10-10h20 – 2.º mistério. A visitação de Nossa Senhora a Santa Isabel – 1.º e 8.º anos
o 10h20-10h30 – 3.º mistério. O nascimento de Jesus no presépio de Belém – 2.º e 7.º ano
o 10h30-11h40 – 4.º mistério. A apresentação do Menino Jesus no Templo – 3.º e 6.º anos
o 10h40-10h50 – 5.º mistério. O encontro do Menino Jesus no Templo entre os Doutores– 4.º e 5.º anos
Esquema de oração
10h00-10h10 (Pré e 9.º ano).
1.º Mistério. A anunciação do anjo a Nossa Senhora.
LEITOR:
1.º Mistério – A anunciação do anjo a Nossa Senhora.
Deus enviou o anjo Gabriel para anunciar a Maria que Deus estava com ela de uma forma especial e para lhe perguntar se ela aceitava ser a mãe de Jesus: o Filho de Deus e Salvador do mundo. Maria questionou sobre como é que aquilo seria possível, mas o anjo disse: “Nada é impossível em Deus”! Então, Maria disse ao anjo: “Eu sou a serva do Senhor. Seja feito como dizes”! Pai Nosso…
ALUNO 1: Nossa querida Mãe Maria, trouxeste mensagens quando apareceste em Fátima. Lá, disseste a Jacinta que pedisse a toda a gente para rezar pela Paz no mundo e para oferecer o seu coração a Jesus e a ti. Avé Maria…
ALUNO 2: Maria, tu e Jesus estão connosco. Por isso, não devemos ter medo. Vocês observam-nos e ajudam-nos em tudo o que fazemos. Avé Maria…
ALUNO 3: Maria, estamos aqui a rezar este terço enquanto alunos da Apresentação de Maria. Nesta oração, recebemos ajuda para não termos medo e para sermos capazes de levar luz ao mundo! Avé Maria…
ALUNO 4: Maria, aqui estamos para sermos à imagem e semelhança de Jesus. Avé Maria…
ALUNO 5: Maria, Jesus foi formado no teu ventre, pelo poder do Espírito Santo. Que todos nós sejamos também transformados em crianças e jovens de luz! Avé Maria…
ALUNO 6: Maria, tu amas tanto as crianças e jovens deste mundo. Cuidas de nós e guias-nos mais do que qualquer mãe. Tu proteges-nos com o teu cuidado de mãe, olhas por nós e queres levar-nos até o teu filho, Jesus. Avé Maria…
ALUNO 7: Maria, Jesus mostrou-Se a nós. Ele nasceu de ti! Ele veio a este mundo através de Ti! Nós também precisamos de ir ter contigo para nos unirmos a Deus. Tu és a Porta do Céu! Avé Maria…
ALUNO 8: Maria, em Fátima falaste às crianças e chamaste-as de teus filhos. Ajuda-nos a compreender que também nos estás a chamar de teus filhos e que nos queres levar até Jesus. Avé Maria…
ALUNO 9: Maria, o teu coração e o coração de Jesus são o nosso refúgio. Os vossos corações são puro Amor. Ajuda-nos a entregar os nossos corações a ti e a Jesus para que possamos estar cheios desse Amor. Avé Maria…
ALUNO 10: Maria, tantos acontecimentos deste mundo transformam os corações em gelo. Ajuda-nos a compreender que Jesus não quer corações frios, mas quer, sim, Amor… Amor que queima, vindo dos corações das crianças e jovens deste mundo! Avé Maria…
LEITOR: Glória…
10h10-10h20 (1.º e 8.º ano).
2.º Mistério. A visita de Nossa Senhora a Isabel.
LEITOR:
2.º Mistério – A visita de Nossa Senhora a Isabel.
O anjo Gabriel disse a Maria que a sua parente, Isabel, ia dar à luz um filho que iria anunciar a vinda de Jesus. Maria foi visitar a sua prima e a criança dentro de Isabel deu um salto de alegria. “Feliz és tu entre as mulheres”, exclamou ela, “e feliz o fruto do teu ventre!” E Maria deu graças a Deus: “A minha alma glorifica o Senhor e o meu espírito alegra-se em Deus, meu Salvador!” Maria ficou com Isabel durante três meses antes de voltar a casa. Pai Nosso…
ALUNO 1: Nossa querida Mãe Maria, ajuda-nos a levar Jesus nos nossos corações. Avé Maria…
ALUNO 2: Maria, quando visitamos outras pessoas, levamos a essa casa Jesus que vive nos nossos corações. É a Ele que abraçamos quando damos um abraço com Amor a outra pessoa! Avé Maria…
ALUNO 3: Maria, foste visitar a tua prima, Isabel. Jesus estava dentro do teu ventre. Também nós podemos trazer Jesus dentro de nós! Nós recebemos Jesus quando comungamos na missa! Ele torna-Se presente nos nossos corações como estava presente no teu ventre! Avé Maria…
ALUNO 4: Maria, nós nem temos consciência das prendas que Deus nos dá quando Se entrega na Eucaristia. Ajuda-nos a compreender a Sua presença na Missa! Avé Maria…
ALUNO 5: Maria, temos de ser fortes. Nós somos aqueles enviados ao mundo que está cheio de maldade. Alguns de nós viraram as suas costas a Deus... Ajuda-nos a perceber que temos de ser fortes. É difícil, mas temos de estar com Jesus todos os dias! Avé Maria…
ALUNO 6: Maria, Jesus é o teu filho. Tu e Jesus estão connosco. Avé Maria…
ALUNO 7: Fica connosco, Maria! Avé Maria…
ALUNO 8: Maria, ajuda-nos a ouvir as Palavras da Bíblia, que nos foram dadas para aprendermos. Pede ao Espírito Santo que nos faça compreender a Palavra de Deus que nos fala. Assim, conheceremos e amaremos a Deus. Avé Maria…
ALUNO 9: Mãe Maria, tu deste à luz um Bebé Menino. Olhaste por Ele. Cuidaste d’Ele. Ao longo de toda a Sua vida, estiveste do Seu lado. Fica sempre do nosso lado! Avé Maria…
ALUNO 10: Maria, ajuda-nos a ser fortes, pois Deus nos chama. Isto é verdade! Ele chama cada um de nós para liderar as crianças e jovens de Deus! Avé Maria…
LEITOR: Glória…
10h20-10h30 (2.º e 7.º ano).
3.º Mistério. O nascimento de Jesus no Presépio de Belém.
LEITOR:
3.º Mistério – O nascimento de Jesus no Presépio de Belém.
Maria e o seu marido José viajaram até Belém. Lá, Jesus nasceu num estábulo, porque não havia mais lugares para eles ficarem. Sábios vieram de longe por saberem do nascimento de Jesus e trouxeram-Lhe prendas de ouro, incenso e mirra. E anjos apareceram a alguns pastores que cuidavam das suas ovelhas. “Não tenham medo”, disse um dos anjos. “Pois eu trago boas notícias de grande alegria para todo o mundo: nasceu hoje, para vocês, um Salvador, que é o Messias, o Senhor!” Pai Nosso…
ALUNO 1: Nossa querida Mãe Maria, o Pai do Céu deixou que aparecesses em Fátima e lá disseste o que devíamos fazer… Disseste-nos que, para haver Paz no mundo, devíamos entregar os nossos corações a ti e ao teu Filho, Jesus. Avé Maria…
ALUNO 2: Maria, tu disseste-nos que, se não te prestássemos atenção, iria haver uma grande guerra. A humanidade ignorou o teu pedido em Fátima e teve lugar a II Guerra Mundial. Muitas, muitas pessoas morreram de uma forma terrível. Avé Maria…
ALUNO 3: Maria, em Fátima, mostraste aos três pastorinhos o fogo do inferno. Eles eram muito novos e disseram que teriam morrido de medo, se Tu não lhes tivesses dito que eles não iriam para lá. Avé Maria…
ALUNO 4: Maria, nós perguntamo-nos… Por que razão apareceste aos pastorinhos e lhes mostraste as almas a sofrerem no fogo do inferno? Avé Maria…
ALUNO 5: Maria, tu apareceste e és ignorada… Até o dia de hoje, não fazemos o nos pediste em Fátima. Lá, tu prometeste que, no fim, o Coração de Jesus irá reinar e que o teu coração irá triunfar! Avé Maria…
ALUNO 6: Maria, Jesus veio ao mundo no teu ventre. Ele veio como a Luz do Mundo. Ele será o Rei e o centro de todos os corações, nesta grande era de Paz que está a chegar. Avé Maria…
ALUNO 7: Maria, Jesus nasceu na pobreza. Ele nasceu num estábulo. Ele veio para nos mostrar que as grandes riquezas não se encontram nas riquezas deste mundo, mas, sim, n’Ele. Ele é o Rei, mas chega a este mundo na pobreza. Avé Maria…
ALUNO 8: Maria, ajuda-nos a compreender que as maiores riquezas se encontram no Coração de Jesus. Avé Maria…
ALUNO 9: Maria, isto é tudo tão simples…! Por que razão é que ainda não amamos a Deus? Porque é que não nos amamos uns aos outros? Avé Maria…
ALUNO 10: Maria, por que razão é que os homens e mulheres pensam que podem ignorar a Deus? Que são eles que controlam tudo? Que podem fazer tudo o que lhes apetece? Avé Maria…
LEITOR: Glória…
10h30-10h40 (3.º e 6.º ano).
4.º Mistério. A apresentação do Menino Jesus no Templo.
LEITOR:
4.º Mistério – A apresentação do Menino Jesus no Templo.
Maria e José levaram o Menino Jesus ao Templo em Jerusalém para O apresentar ao Senhor. Nesse dia, estava lá um homem santo chamado Simeão e uma profetisa chamada Ana. Simeão e Ana tinham esperado ao longo de muitos anos pelo Messias, pelo enviado por Deus para trazer a salvação a Israel. Quando viram Jesus, alegraram-se e deram graças a Deus, pois sabiam que Ele era Aquele que iria cumprir as promessas de Deus. Pai Nosso…
ALUNO 1: Nossa querida Mãe Maria, Simeão disse no Templo que Jesus estava destinado a ser um sinal para fazer cair uns e crescer outros. Avé Maria…
ALUNO 2: Maria, Simeão disse-te que uma espada iria atravessar o teu coração. Avé Maria…
ALUNO 3: Maria, tu és a Mãe de todas as crianças e jovens do mundo e és tão mal tratada por muitas delas… Tantas desrespeitam o teu nome, as tuas imagens… Não te amam… Avé Maria…
ALUNO 4: Maria, em Fátima, disseste-nos o que devemos fazer para que haja paz neste mundo. O quarto mandamento diz-nos para obedecer à nossa mãe na terra. O que é que nos faz pensar que não temos de obedecer à nossa Mãe do Céu? Avé Maria…
ALUNO 5: Maria, tu disseste que os homens e as mulheres tinham maldade e que ofendiam a Deus. Antes de Jacinta morrer, tu avisaste que o mundo precisava de mudar! Avé Maria…
ALUNO 6: Mãe do Céu, passaram quase 100 anos e nós não cumprimos os desejos que apresentaste quando apareceste em Fátima. Era de pensar que, depois de tantas guerras, toda a gente ouvisse a tua mensagem. Avé Maria…
ALUNO 7: Maria, quando mostraste aos pastorinhos em Fátima o fogo do inferno, estavas a dizer-lhes que este lugar é uma realidade e que nos pedes que andemos pelo mundo a conduzir as outras pessoas até Jesus. Avé Maria…
ALUNO 8: Maria, e se fossemos nós os pastorinhos de Fátima e tu nos aparecesses? E se nos dissesses que, se a humanidade não fizesse o que nos pedes, os pecadores iriam para o inferno, os bons sofreriam, iriam haver guerras...? Será que ajudaríamos? Avé Maria…
ALUNO 9: Maria, será que as nossas vidas iriam mudar se tu nos aparecesses e nos dissesses tudo isto? Será que iríamos passar as nossas vidas a dizer aos outros o que tínhamos visto e ouvido? Se nos aparecesses, será que iriamos fazer algo para responder aos teus pedidos? Avé Maria…
ALUNO 10: Maria, lembro-me de Noé e da sua Arca… As pessoas continuaram nas suas vidas até o momento de Noé entrar na arca… Avé Maria…
LEITOR: Glória…
10h40-10h50 (4.º e 5.º ano).
5.º Mistério. O encontro do Menino Jesus no Templo entre os doutores.
LEITOR:
5.º Mistério – O encontro do Menino Jesus no Templo entre os doutores.
Quando Jesus tinha doze anos, viajou com Maria e José até Jerusalém para celebrar a Páscoa. Mas, quando chegou a hora de voltar para casa, Jesus ficou em Jerusalém, sem nada dizer aos Seus pais. Maria e José procuraram-n’O durante três dias antes de O encontrarem no Templo, a ouvir os doutores e a fazer-lhes perguntas. A Sua mãe disse-Lhe: “Filho, porque é que nos trataste desta forma? Temos andado muito ansiosos à Tua procura!” “Porque é que Me procuravam?”, respondeu Jesus. “Não sabiam que Eu devia estar na casa do Meu Pai?”. Então, Jesus voltou para Nazaré com os Seus pais, onde cresceu em sabedoria. E Maria refletiu sobre estes acontecimentos no seu coração. Pai Nosso…
ALUNO 1: Nossa querida Mãe Maria, no tempo de Noé, as pessoas foram avisadas uma e outra vez sobre as suas falhas. Disseram-lhes que elas tinham de mudar, mas ela não obedeceram e então Deus pediu a Noé para construir uma Arca. Avé Maria…
ALUNO 2: Maria, todos os homens e mulheres foram destruídos, mas não aqueles na Arca de Noé. Avé Maria…
ALUNO 3: Maria, tu procuraste pelo Menino Jesus no Templo. Hoje, há muitas pessoas que procuram algo para os fazer felizes. Ajuda-nos a compreender que nunca seremos felizes que não colocarmos as raízes das nossas vidas em Deus. Avé Maria…
ALUNO 4: Maria, nós temos de ir até ti para nos aproximarmos de Deus. Como Noé entrou na sua Arca para se refugiar, nós temos de entrar no teu coração. Tu és a Arca que nos leva até o teu Filho! Avé Maria…
ALUNO 5: Maria, tanta gente faz maldades. Tu és o Templo ao qual devem ir, para se encontrar com Deus. Nós vimos até ti, ao teu coração, e aqui encontramos Deus. Ajuda-nos a fazer o que nos disseste em Fátima e a te entregar os nossos corações. Avé Maria…
ALUNO 6: Maria, esta é a nossa missão: espalhar a mensagem de Fátima, fazer o que nos pediste, dar os nossos corações a Jesus e dizer às outras pessoas para fazerem o que pediste em Fátima: rezar o terço, ir à igreja e pedir perdão pelos pecados do mundo. Avé Maria…
ALUNO 7: Mãe Maria, o teu plano para a Paz é simples de seguir. Em Fátima, no dia 13 de julho de 1917,mostraste o inferno aos três pastorinhos. Ajuda-nos a obedecer-te e a oferecer os nossos corações a ti e a Jesus. Avé Maria…
ALUNO 8: Maria, tu és o Templo. Nós encontraremos Jesus se formos a ti. Avé Maria…
ALUNO 9: Nossa Maria, tu e Jesus deram-nos grandes prendas. Queres que sejamos líderes e que levemos muitas crianças e jovens a ti e a Jesus. Ajuda-nos a agradecer o que nos dão. Ajuda-nos a espalhar a mensagem do amor de Jesus para mudarmos vidas. Avé Maria…
ALUNO 10: Maria, estamos aqui a olhar para ti. Estás aqui, dentro de uma grande luz. És linda e olhas para nós. Ajuda-nos a levar outras crianças e jovens até o Coração do teu Filho, a ajudar-te no teu trabalho de fazer com que ninguém se perca no fogo do inferno. Avé Maria…
LEITOR: Glória…

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.

FICHA TÉCNICA:Hino da Visita da Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Fátima à Diocese do Funchal

LETRA - Pe. GISELO ANDRADE

MÚSICA - Pe. IGNÁCIO FIGUEIRA RODRIGUES

GRUPO CORAL "FLORES DE MAIO" - PORTO DA CRUZ

ORGANISTA - JOÃO CALDEIRA

DIRECÇÃO ARTÍSTICA - VIRGÍLIO CALDEIRA

CAPTAÇÃO DE SOM e EDIÇÃO DIGITAL -JOÃO CALDEIRA

"Novo" Calendário da Visita da Imagem Peregrina

Paróq. de Fátima - Funchal - 12 e 13 Fev.

Hosp. Dr. João de Almada e Paróq. do Livramento - 12 e 13 de Fev. - Fotos de Carlos Cabral

Monte, Visitação e São Martinho - 7 a 11 Fev. - Fotos de Carlos Cabral

Paróquia da Nazaré - 5 a 7 Fev. - Fotos de Carlos Cabral

Mosteiro das Irmãs Clarissas - Caldeira

Serra de Água e Ribeira Brava - 9 a 13 de Dez. 09

São João - Rib. Brava - 7 a 9 de Dez. 09

Ad perpetuam memoriam - Bênção da Imag. de N. Senhora no Jardim junto à Igreja da Calheta - 20/11/09

Fotos da Visita da Imagem Peregrina em 1948 (7 a 11 de Abril)

Recepção e Acolhimento da Imagem Peregrina na Paróquia da Ponta do Pargo

Imagem Peregrina nas Achadas - 3 e 4 de Nov. 09

Estada e partida da Imagem Peregrina na Santa

Acolhimento da Imagem Peregrina na Paroquia da Santa com passagem pela Cap. dos Lamaceiros - 1/11/09

O dia/noite da despedida da Imagem Peregrina no Porto Moniz

A noite da chegada da Imagem Peregrina ao Porto Moniz

Imagem Peregrina nas Feiteiras

Mais fotos da Imagem Peregrina em São Vicente

Imagem Peregrina em São Vicente

Imagem Peregrina na Ponta Delgada 2

Imagem Peregrina na Ponta Delgada1

Imagem Peregrina na Boaventura

Imagem Peregrina na Fajã do Penedo

As palavras dos Adultos e os cânticos das Crianças na Inauguração da Exposição Itinerante

Mais Fotos de 12 de Out. 2009

Praça do Colégio 12 de Out. 2009

Conhecer mais da Mensagem de Fátima - "As memórias da Irmã Lúcia"