segunda-feira, 10 de maio de 2010

Consagração da Diocese do Funchal ao Imaculado Coração de Maria

Santa Mãe de Deus, Mulher cheia de Graça e de Beleza! Ao vosso Imaculado Coração, pleno de Amor, consagro toda a nossa Diocese: o nosso ser e toda a nossa vida, com as suas alegrias, sofrimentos, sonhos, trabalhos e esperanças.

Maria-Mãe, Esposa de José, a vós consagro as nossas famílias. Guardai-as na ternura do vosso Coração, para que cresçam sempre no amor e eduquem os seus filhos nos valores que promovem e dignificam a pessoa humana. Lembro particularmente as que estão feridas pelo egoísmo e desunião. Que o exemplo das famílias cristãs na fidelidade ao seu matrimónio, no amor conjugal e na abertura à vida, seja um testemunho luminoso do amor de Deus no Mundo.

Senhora da Alegria, a vós consagro as crianças, que alegram as famílias e a nossa sociedade. Protegei-as e envolvei-as a todas na ternura do vosso abraço de Mãe, especialmente as que vivem sem amor. Que encontrem na família, na escola e na sociedade, a alegria de viver e de crescer em sabedoria, estatura e em graça, como Jesus Menino (cf. Lc 2,52).

R/. No vosso Coração Imaculado, acolhei-nos, ó Maria!

Maria de Nazaré, a vós consagro os nossos adolescentes e jovens, inquietos e sonhadores, esperança da Igreja e da Humanidade. Que a família e a comunidade eclesial os ajudem a discernir a sua vocação humana e cristã, e que eles saibam responder com generosidade à Voz de Deus. Acolhei-os no vosso Coração, espelho da Beleza que seduz, da Alegria que prevalece e da Caridade que constrói a Civilização do Amor.

Senhora das Dores, que de pé junto à Cruz, acompanhastes o vosso Filho no sofrimento e na morte, a vós consagro os idosos e doentes, que experimentam a solidão, o limite e a fragilidade. Consolai-os e fortalecei-os! Que eles não desanimem, mas compreendam o sentido redentor do sofrimento à Luz do Mistério Pascal de Jesus. Ao vosso Coração Imaculado consagro, também, os profissionais de saúde e todos os que acolhem e cuidam dos doentes nas suas casas, revelando o Rosto da Ternura de Deus a quem perdeu a esperança e a alegria de viver.

Mãe de todos os povos, acolhei esta humanidade que trabalha, luta e procura construir um mundo mais humano e mais fraterno, e estende para vós as suas mãos suplicantes. Ao vosso Imaculado Coração consagro os governantes, as instituições públicas e privadas, educativas e sociais, culturais e desportivas, e os diversos meios de comunicação social. Que todos se abram à Luz do Espírito Santo, Fonte de Sabedoria, e sirvam a comunidade humana e o bem comum, na verdade, na justiça e no amor.

R/. No vosso Coração Imaculado, acolhei-nos, ó Maria!

Mãe da Igreja, neste Ano Sacerdotal, ao vosso Coração Imaculado consagro os sacerdotes, diáconos e seminaristas. Que todos se entreguem, com renovado empenho e fidelidade a Cristo Sacerdote e ao seu ministério pastoral, testemunhando a unidade e a comunhão eclesial. No vosso Coração de Mãe, encontrem Conforto nas horas de desalento, Fortaleza para o serviço na “Vinha do Senhor” e Alegria para anunciar Cristo, Luz de todos os povos. Senhora do “Sim”, Mulher da escuta silenciosa da Palavra, da obediência perfeita e do amor incondicional, a vós consagro os religiosos e religiosas, todas as vocações de especial consagração. Que na escola do vosso Imaculado Coração aprendam o segredo da Contemplação e a sabedoria do Amor, a disponibilidade do serviço alegre e humilde a todos, sem distinção, manifestando ao Mundo o Rosto Missionário da Igreja. Senhora da Mensagem, Mulher de fé, humilde serva do Senhor, a vós consagro os crentes e não crentes, os que vacilam na fé e procuram, por outros caminhos, a verdade e o sentido da vida.

Abençoai os esforços do diálogo ecuménico e inter-religioso, para que produzam frutos de unidade e de paz. Dai-nos, ó Mãe, o vosso Filho, única Verdade que ilumina, liberta e salva.

R/. No vosso Coração Imaculado, acolhei-nos, ó Maria!

Rainha da Paz, Senhora Peregrina de Fátima, que vos dignastes descer à terra portuguesa, a vós consagro as nossas paróquias, com os seus movimentos, associações, grupos e todos os agentes de pastoral. Acolhei e abençoai o seu serviço dedicado e generoso, ajudai-os a superar as dificuldades e a enfrentar, com criatividade e ousadia, os desafios da nova Evangelização.

Senhora do Monte, nossa Padroeira, hoje a Diocese do Funchal consagra-se de novo ao vosso Imaculado Coração, com o seu Bispo, todo o povo de Deus da Madeira e Porto Santo e os nossos emigrantes, este povo que, através dos séculos, cresceu sob a ternura do vosso olhar de Mãe e vos dedica um singular amor filial.

Mãe Imaculada, Senhora da Conceição, nós vos damos graças pelos dons recebidos, durante a visita da Imagem Peregrina à nossa terra! Guardamos no coração a vossa Mensagem de Amor, Paz e Alegria, e o convite urgente à conversão, a viver o Evangelho de vosso Filho. De coração agradecido, convosco cantamos o “Magnificat”: “A minha alma glorifica ao Senhor e o meu espírito exulta de alegria em Deus, meu Salvador!” (Lc 1, 46). Amén!

R/. No vosso Coração Imaculado, acolhei-nos, ó Maria!

Machico, 9 de Maio de 2010, na despedida da Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Fátima
† António Carrilho, Bispo do Funchal

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.

FICHA TÉCNICA:Hino da Visita da Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Fátima à Diocese do Funchal

LETRA - Pe. GISELO ANDRADE

MÚSICA - Pe. IGNÁCIO FIGUEIRA RODRIGUES

GRUPO CORAL "FLORES DE MAIO" - PORTO DA CRUZ

ORGANISTA - JOÃO CALDEIRA

DIRECÇÃO ARTÍSTICA - VIRGÍLIO CALDEIRA

CAPTAÇÃO DE SOM e EDIÇÃO DIGITAL -JOÃO CALDEIRA

"Novo" Calendário da Visita da Imagem Peregrina

Paróq. de Fátima - Funchal - 12 e 13 Fev.

Hosp. Dr. João de Almada e Paróq. do Livramento - 12 e 13 de Fev. - Fotos de Carlos Cabral

Monte, Visitação e São Martinho - 7 a 11 Fev. - Fotos de Carlos Cabral

Paróquia da Nazaré - 5 a 7 Fev. - Fotos de Carlos Cabral

Mosteiro das Irmãs Clarissas - Caldeira

Serra de Água e Ribeira Brava - 9 a 13 de Dez. 09

São João - Rib. Brava - 7 a 9 de Dez. 09

Ad perpetuam memoriam - Bênção da Imag. de N. Senhora no Jardim junto à Igreja da Calheta - 20/11/09

Fotos da Visita da Imagem Peregrina em 1948 (7 a 11 de Abril)

Recepção e Acolhimento da Imagem Peregrina na Paróquia da Ponta do Pargo

Imagem Peregrina nas Achadas - 3 e 4 de Nov. 09

Estada e partida da Imagem Peregrina na Santa

Acolhimento da Imagem Peregrina na Paroquia da Santa com passagem pela Cap. dos Lamaceiros - 1/11/09

O dia/noite da despedida da Imagem Peregrina no Porto Moniz

A noite da chegada da Imagem Peregrina ao Porto Moniz

Imagem Peregrina nas Feiteiras

Mais fotos da Imagem Peregrina em São Vicente

Imagem Peregrina em São Vicente

Imagem Peregrina na Ponta Delgada 2

Imagem Peregrina na Ponta Delgada1

Imagem Peregrina na Boaventura

Imagem Peregrina na Fajã do Penedo

As palavras dos Adultos e os cânticos das Crianças na Inauguração da Exposição Itinerante

Mais Fotos de 12 de Out. 2009

Praça do Colégio 12 de Out. 2009

Conhecer mais da Mensagem de Fátima - "As memórias da Irmã Lúcia"