domingo, 28 de fevereiro de 2010

Visita da Imagem Peregrina em 1948 - Relatada pela Prof. Joana Coelho

Foi no dia 7 de Abril de 1948 que a Ilha da Madeira teve o privilégio de receber a visita da Virgem Peregrina.

A nossa Ilha do Porto Santo devido à sua pequena territorial e ainda mais à grande inacessibilidade que então se sentia e vivia, não era possível a Sua visita física.

Contudo, uma quantidade considerável de portossantenses não deixou de se associar aquela efeméride que, marcou profunda e positivamente, todo o bom povo desta Região.

A chegada do barco Lima, que transportava a Imagem da Senhora de Fátima, chegaria ao Porto do Funchal no dia 7.

Consequentemente, a ida para o ilha vizinha deveria realizar-se antes e, como a ligação entre as duas ilhas era feita através dos barcos carreireiros, urgia aproveitar o bom tempo e começar a transportar aqueles que queriam estar presentes na chegada da Senhora; por isso, uma semana ou antes, começaram as viagens.

Nessa altura, já alguns dos nossos barcos possuíam motor, embora fossem precisas cerca de 9/10 horas para o percurso.

A lotação de passageiros, dos barcos maiores, era de 10/12 pessoas e nos mais pequenos 8/10 pessoas.

Todos aquelas que pretendiam viajar, deslocavam-se atempadamente, até ao cais e ai aguardavam, pacientemente, a chegada do cabo do mar, que permitiria a entrada no barco. Alguns não eram contemplados e, então esperavam pelo outro dia e por outro barco, na esperança de estarem presentes na veneração à Mãezinha do Céu.

Algumas famílias inteiras deslocaram- se ao Funchal, enquanto outras alguns elementos mas, apesar disso, foram muitos os portossantenses que tiveram o privilégio de estar presentes e, viverem intensamente aquele acontecimento.

Os que não tiveram aquela oportunidade, devido a variadíssimos factores, não quiseram nem deixaram de intervir e, num desejo de aproximação física, porque o seu espírito, esse estava bem perto da Virgem, quiseram partilhar e associar-se, embora à distância, aquele louvor, aos muitíssimos outros peregrinos que A acompanhavam ou A aguardavam, com grande ansiedade. Então naquela manhã do dia 7 de Abril, deslocaram-se em grupos ao nosso cais e a alguns pontos altos da Ilha, a fim de avistarem o barco Lima, aquele que transportava a Imagem da Senhora e, em preces muitos sentidas e cânticos preparados para o efeito e outros, saudaram-Na com grande entusiasmo, emoção e fervor.

O barco ao aproximar-se da Ilha, desviou um pouco da baia o que causou um grande contentamento e regozijo na população.

O nosso povo viveu com grande intensidade, ardor e fé a visita da Imagem Peregrina à nossa diocese e, ao dar-se quis também dar algo, um símbolo físico que perdurasse, que ficasse como marco deste acontecimento.

Ao oferecer-se e, depor aos pés da Virgem a família, os amigos e toda a humanidade, juntou um rosário feito em ouro.

Nessa altura o dinheiro escasseava e, os que não tinham e também queriam participar, ofereciam algo que possuíam de valor, inclusive brincos e anéis, sendo estes objectos em ouro; davam, portanto, aquilo que demais precioso tinham em seu poder.

Nesse tempo, o Porto Santo contava com dois párocos; o Padre Silvano Ernesto Jardim, Vigário e o Padre Analecto, Cura, tendo tido aquele a honra de ter colocado na Virgem o rosário, dádiva do povo do Porto Santo, representando nele todo o amor e dedicação à Senhora do Rosário

Oferecemos o rosário em ouro
com muita devoção
É do povo do Porto Santo
Que também vossos filhos são

O barco Lima chegou à pontinha do Funchal durante o dia , sendo aguardado por muitos milhares de fiéis, vindos de todas as partes das ilhas que entoavam a linda e sempre actual O Gloria da nossa Terra que nos tens salvado mil vezes, enquanto houver Portugueses Tu serás o seu Amor. Veio em procissão até a Sé Catedral onde permaneceu toda a noite, tendo sido venerada por milhares de fiéis devotos .

No dia seguinte saiu para os concelhos da zona Oeste e, ao regressar à cidade do Funchal, um pequeno acidente atrasou a sua chegada, o que contribuiu para que muitos doentes que a Aguardavam nas suas macas nos jardins do Hospital dos Marmeleiros, tivessem de voltar para os seus quartos, tendo permanecido apenas, aqueles cujas condições físicas assim o permitiam. A chegada ao Hospital aconteceu, ao romper do dia , era a « Estrela da Manhã » e a « Saúde dos Enfermos » que vinha visitar os seus filhos doentes.

O Cónego Vaz, capelão do Hospital, na saudação a Virgem dizia « Senhora esta é a casa das dores » . Segui depois para a Zona Leste da Ilha tendo regressado, novamente ao Funchal onde milhares de fieis a aguardavam na Igreja do Colégio e Praça do Município.

As ultimas cerimonias realizaram-se ai já ao anoitecer e, as pessoas munidas com as suas velas entoavam os cânticos à virgem, enquanto A acompanhavam na despedida, até a Pontinha.

A visita de Senhora foi um momento alto muito importante para os habitantes da nossa Região porque puderam viver e gozar da presença da Imagem Daquela que escolheu o nosso Portugal para visitar e falar aos três pastorinhos.

Muitos dos bafejados pela sorte que viveram este acontecimento diziam:

Nunca foi a Fátima a Cova da Iria mas, a Senhora veio ate nós e isso basta-me porque tive a alegria de vê-la.

sábado, 27 de fevereiro de 2010

Escolas do Arciprestado do Funchal rezam com Maria

  imageVivem-se momentos de tristeza, angústia e muita dúvida. Apesar destes acontecimentos, as escolas estão com muita fé junto da Imagem Peregrina. Querem levar para as suas vidas a mensagem de Fátima: oração, conversão e penitência. Palavras que ficam no mais íntimo do ser. É com o coração aberto, as mãos cheias de boas acções, os rostos felizes que se reunem na igreja. É, assim, que crianças, docentes e não docentes das escolas prestam homenagem a Maria.

As orações escritas pelas crianças das nossas escolas fazem repensar e redescobrir novos gestos e vontade de mudar o percurso da vida daqueles que participam nestas celebrações.”Senhora, mãe de Jesus e nossa Mãe, faz com que não haja mais guerras, mas haja muito amor, saúde e paz. Protege-nos a todos, pois todos somos irmãos.(Luana); Senhora, mãe de Jesus e nossa Mãe, eu Vos agradeço por me teres ajudado, ao longo destes anos. Obrigada por teres ajudado as outras crianças, outras famílias, outras escolas... Espero que continues a ajudar. Eu amo-Vos do fundo do meu coração.Peço-Vos paz, amor, alegria e alimento para cada dia (Leonor); Senhora, mãe de Jesus e nossa Mãe, ajuda todas as pessoas. Dá muita paz ao mundo inteiro e ajuda-me a viver um dia após outro com muito juízo e sabedoria. (Pedro); Senhora, mãe de Jesus e nossa Mãe, obrigada pela família que me deste e pelo amor , carinho e protecção que me dás dia a dia. Ajuda-me a não pecar, a respeitar os outros e, acima de tudo, a ter saúde, amor e juízo. (Ana); Senhora, mãe de Jesus e nossa Mãe, quero pedir-Lhe que haja, aqui no Funchal, muita paz e alegria. Queria que ajudasse as pessoas que não têm nem amigos,nem carinho, nem alegria. (Leandra)”

<Digimax i5, Samsung #1> É com muita esperança e confiança que estas crianças fixam os seus olhos nos olhos de Maria. É com profundo silêncio que falam com a Mãe do Céu. É com muita atenção que escutam a mensagem de Fátima. É com muito entusiasmo que cantam à Mãe de Jesus.

Um agradecimento à Escola do 1º Ciclo com Pré- Escolar do Galeão, às Instituições da Quinta do Leme e à Escola do 2º e 3º Ciclos de Santo António.

Maria José Moreira Fernandes
Departamento do Ensino da Igreja nas Escolas
Secretariado Diocesano da Educação Cristã

terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

SOBRE AS MÃOS QUE RESSUSCITAM ESTA CIDADE

Na tragédia, as mãos. Dadas ou postas, procuram apoios para limpar as lágrimas, para enterrar os mortos, para proteger o que resta. São mãos de uma cidade que, ajoelhada aos pés do mar, procuram restaurar o que a água levou, na avidez de chegar ao destino. São centenas de mãos que se unem para redesenhar as ruas, as casas, as esperanças de quem perdeu o que tinha, de quem perdeu quem tinha, de quem perdeu o que era há dias atrás.

Hoje, só posso falar dessas mãos: das que organizam as operações, das que suportam, das que limpam, das que manobram as máquinas, das que lavam o rosto desta cidade ferida de morte.

Hoje só posso falar das mãos: calejadas, cansadas, doridas, exaustas. Mãos de homens vergados sob o silêncio de bronze da lama. Mãos que entregam o que têm, o que lhes falta. Mãos que procuram no chão quem não chegou a casa. Mãos de gente. Mãos de irmãos, filhos da mesma vontade.

Ajoelho-me, hoje, perante essas mãos. Valem o que as minhas palavras não sabem dizer. Valem o silêncio dos homens. Valem o sorriso de Deus.

Na tragédia, outras mãos. Dadas ou postas. As de uma cidade que tem de reaprender a enfeitar de flores os beirais, a receber os salpicos brancos do mar, a ouvir a água das ribeiras sem sobressaltos e a rir, vestindo de verde as montanhas, vestindo as noites de luz.

Quisera ser poeta, hoje. E poder beijar com as minhas palavras essas mãos que procuram o futuro que se escondeu debaixo dos escombros.

Quisera ter mais fé, hoje. E poder olhar a Imagem Peregrina que anda na cidade e pedir-lhe , apesar de ter as mãos vazias: Cuida de nós, Senhora! Cuida dessas mãos que nos impedem de desistir. Ámen.

Graça Alves

Paróquia dos Álamos – 22 e 23 Fev.

image

Fotos de Carlos Cabral

Veja mais em: http://picasaweb.google.pt/imagemperegrinafunchal/ParoquiaDosAlamos22E23Fev?feat=directlink

Paróquia de Santa Maria Maior – 21 e 22 Fev.

image

Fotos de Carlos Cabral

Veja Mais em: http://picasaweb.google.pt/imagemperegrinafunchal/Santa_Maria_Maior_21e22_Fev?feat=directlink

Paróquia de São Roque – Fev. 2010

image

Fotos de Carlos Cabral

Veja mais em: http://picasaweb.google.pt/imagemperegrinafunchal/ParoquiaDeSRoqueFev2010?feat=directlink

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

BENTO XVI ENVIA MENSAGEM À MADEIRA

Excelência Reverendíssima
Dom António José Cavaco Carrilho, Bispo do Funchal

Consternado com graves consequências das recentes aluviões na Ilha da Madeira que provocaram dezenas de mortos e enormes danos materiais aos seus habitantes o Sumo Pontífice deseja assegurar a toda a comunidade local a sua solicitude recomendando as vítimas à misericórdia de Deus e suplicando conforto e apoio para as suas famílias, para os feridos e quantos perderam os seus bens.

Para todos provados por este drama sem esquecer as pessoas que já participam na obra de socorro e assistência, sua Santidade Bento XVI invoca reconfortantes graças divinas em penhor das quais lhes concede paterna Bênção Apostólica.

Cardeal Tarcísio Bertone
Secretário de Estado de Sua Santidade

domingo, 21 de fevereiro de 2010

Capela das Babosas completamente destruída - Nossa Senhora da Conceição, sinal de esperança

       

A Madeira viveu ontem um dia de grande angústia e sofrimento na sequência da violenta tempestade que colheu tantas vidas e provocou elevados danos materiais.
Na freguesia do Monte, a capela de Nossa Senhora da Conceição, mais conhecida como a capela das Babosas foi totalmente destruída pelo turbilhão das águas deixando em seu lugar um espaço vazio preenchido de lama e pedras. As casas situadas abaixo do largo tragicamente desapareceram. O largo das Babosas ficou irreconhecível. Todos contemplavam incrédulos para este cenário dramático que profundamente destroçava o coração.
Miraculosamente, no meio do lamaçal, é resgatada a imagem de Nossa Senhora da Conceição, sinal de esperança e consolação para todo o povo. Maria dirige a cada um de nós um apelo para recomeçar e a força para reconstruir aquilo que foi destruído. O que foi arrancado pode ser novamente plantado. A nossa Mãe do Céu intercede por nós e convida à confiança em Deus, principalmente nos momentos de maior dor e aflição.
A liturgia deste domingo é uma exortação à esperança. Deus está connosco no meio da adversidade e ouve as nossas súplicas: “Tu que habitas sob a protecção do Altíssimo e moras à sombra do Omnipotente, diz ao Senhor: Sois o meu refúgio e a minha cidadela: meu Deus, em vós confio”.
Nossa Senhora do Monte, nossa padroeira, rogai por nós.

Pe. Giselo Andrade

sábado, 20 de fevereiro de 2010

MENSAGEM DO BISPO DO FUNCHAL - Solidariedade para com as vítimas do trágico temporal na Madeira

Como Bispo do Funchal, manifesto a minha profunda comunhão e solidariedade para com todos aqueles que, de algum modo, foram e estão a ser vítimas do trágico temporal que assola a Madeira. Atraído pelo estrondoso ruído da deslocação das águas e das lamas, estive ao início desta manhã, junto da Ribeira de S. João, observando a força da natureza e a agitação de tantas pessoas, num cenário de destruição e sofrimento. Neste momento difícil e de natural angústia, é importante manter a serenidade possível e procurar dar atenção aos alertas e orientações, que vão sendo transmitidas pelas entidades competentes. Como é necessário, também, reconhecer, aceitar e agradecer o serviço generoso de quantos, por missão ou em regime de voluntariado, não se poupam aos riscos e sacrifícios do serviço que lhes é pedido, nomeadamente as Forças de Segurança, a Protecção Civil e os Bombeiros. A Madeira já viveu, em tempos ainda lembrados, situações semelhantes de verdadeira impotência humana e sofrimento. Unidos na mesma fé, os católicos elevaram a Deus as suas preces, por especial intercessão de Nossa Senhora. Como vosso Bispo, neste momento de dor, também eu rezo e convido os católicos a rezar, confiando as preocupações e o sofrimento de todos, nesta hora, à Senhora do Monte, nossa Padroeira, e à Virgem de Fátima, cuja Imagem peregrina entre nós. Estou muito unido a todos e gostaria que estas minhas palavras vos possam levar algum conforto e esperança! Que Maria-Mãe, Nossa Senhora do Monte, vele por nós!

Funchal, 20 de Fevereiro de 2010
† António Carrilho, Bispo do Funchal

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

NSPeregrinaConc

Imagem congrega crianças das Escolas Básicas

Durante a passagem da Imagem Peregrina pelas comunidades tem sido também notória a participação das crianças em idade escolar, como aconteceu nas paróquias do Monte, Visitação, São Martinho e Livramento. “As crianças das escolas do 1º Ciclo com Pré-Escolar das paróquias de Monte (EB1/PE-Tanque-Monte e Colégio do Infante), Visitação (EB1/PE-Lombo dos Aguiares), São Martinho (EB1/PE-Ajuda, EB1/PE-São Martinho e Escola Jardim Infância João de Deus) e Livramento (EB1/PE-Livramento e Pinheirinho) apresentaram-se diante da Imagem Peregrina com rostos alegres, olhares brilhantes e corações grandes e generosos”, relatou ao Jornal da Madeira a responsável pelo Departamento do Ensino da Igreja na nossa Diocese.
“A mensagem de Fátima tem uma lógica de educar para o Transcendente que é conjugada com a lógica de orar e ter atitudes de
mudança de vida. Estas interpelações da passagem da Imagem Peregrina pelas crianças, hoje, deixam espaços de memória, facultando uma experiência de amor, de aceitação, de perdão, de afirmação e de crescimento harmónico e integrado, não obstante as diversas sensibilidades e maneiras de ser”, disse Maria José Fernandes.
“A comunidade educativa participa activamente nas celebrações tendo uma especial atenção ao desenvolvimento das vertentes bio-psicológica, social e espiritual da criança”, acrescentou.

Vera Luza In JM de 18 de Fev. de 2010

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

O último dia da visita da Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Fátima à paróquia da Sagrada Família

As paróquias da Sagrada Família, Graça, São José, São Roque, Santa Maria Maior, Álamos e Imaculado Coração de Maria vão receber, neste mês de Fevereiro, a visita da Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Fátima. Tal como tem acontecido em todas as comunidades paroquiais estão previstas diversas actividades de índole litúrgico para bem acolher tão significativa visita.

O último dia da visita da Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Fátima à paróquia da Sagrada Família será assinalado, hoje, com um cortejo automóvel, a partir das 11 horas.
O cortejo terá o seguinte percurso: saída da igreja, Rua Nova da Levada do Cavalo, Rua da Levada do Cavalo, Caminho de Santo António, até ao cruzamento da Quinta do Leme, Caminho da Ponte, até ao centro de Saúde, Avenida da Madalena, Pico de São João, Rotunda do Infante, Avenida do Infante, Rua do Jasmineiro, Rua dos Ilhéus, Avenida Luís de Camões, Engenho do Mel, Caminho das Virtudes em direcção à Frutaria da Levada do Cavalo, Caminho de Santo António, Rua das Maravilhas e subida até à igreja da Sagrada Família.
Hoje às 15 horas será realizada a Via-sacra e às 18 horas inicia-se a recitação do terço da Quaresma.
A Eucaristia que assinala esta Quarta-feira de Cinzas principiará às 19 horas e às 20 horas terá lugar a cerimónia de despedida da Imagem Peregrina.

Sílvio Mendes  in JM de 17 de Fev. de 2010

Actividades culturais assinalam visita histórica

A visita da Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Fátima às paróquias da Diocese do Funchal também tem motivado a realização de actividades culturais com a participação de grupos das comunidades visitadas.Muitos milhares de pessoas têm participado nas celebrações que assinalam esta histórica visita.

No próximo sábado às 20h30 na igreja de São Roque haverá um concerto pela Orquestra de Bandolins do Recreio Musical União da Mocidade, com temas marianos, integrado na visita da Imagem Peregrina àquela paróquia.
No sábado, dia 27 de Fevereiro, assinalando a despedida da Imagem Peregrina à paróquia de Santo António, será celebrada a Eucaristia às 15 horas, após o que, no adro, realiza-se a cerimónia do adeus que terá a participação de Vânia Fernandes e Bruno Airaf, artistas naturais de Santo António que interpretarão a «Avé Maria» de Shubert.
Na quinta-feira, 11 de Março, às 22 horas no adro da Igreja do Faial haverá um concerto pela Banda Filarmónica do Faial com temas marianos.
Também no sábado, 13 de Março  às 20 horas em Santana inicia-se um espectáculo a Nossa Senhora com a participação de artistas da paróquia que interpretarão música popular portuguesa .
Na terça-feira, 16 de Março, na igreja da Ilha, às 20h30 inicia-se a celebração da novena e Eucaristia integrando a encenação das Aparições sendo realizado um a actividade cultural com dança e cânticos marianos orientado pelo grupo de Teatro e Dança da Casa do Povo da Ilha.
Na Ilha do Porto Santo na quinta-Feira, 4 de Março, no Estádio José Lino Pestana, haverá diversas realizações de índole espiritual e cultural, a partir das 11 horas, com a participação de todas as escolas do primeiro Ciclo do Porto Santo. E às 21 horas inicia-se um «momento cultural» com cânticos marianos, que decorrerá no Centro Cultural e de Congressos do Porto Santo, com a Banda de Música da Casa do Povo de Nossa Senhora da Piedade, Coro
Infantil da Junta de Freguesia, Coro do Conservatório e Grupo de Folclore do Porto Santo.

Sílvio Mendes in JM de 17 de Fev. 2010

domingo, 14 de fevereiro de 2010

TESTEMUNHO - A Senhora Peregrina em Fátima

Em Fátima foi assim: um entardecer calmo, iluminado pelos archotes, o hino entoado por uma comunidade que conhece bem a Senhora da Sua Paróquia e que lhe preparou uma festa.

Depois, a voz: o “Já vem” passado de boca em boca como se as palavras fossem mãos e lágrimas e palmas.

O Largo de S. João Bosco anoitecia ao ritmo bruxuleante das velas que se acendiam. As casas acendiam as janelas e o fogo dava a notícia: a Imagem Peregrina estava a chegar a casa. Fez-se o percurso a pé, rua abaixo, enfeitando os olhos de esperança, o terço nas mãos, desfiando a vida. Caminhou-se e o caminho era de luz. Mesmo. A marcar o trilho que conduzia à Igreja. Um bordado de flores desenhava-se no chão por onde o andor passava. A coroa da Rainha, que é de Portugal mas que é também deste lugar, mostrava-lhe a entrada para um templo branco, amorosamente preparado para receber a Imagem.

A outra imagem, a nossa, esperava-a também. E, as duas, receberam no seu regaço todos os recados de todos os corações desta comunidade.

O Pe. Eusébio de Castro consagrou, uma vez mais, a paróquia ao Amor da Mãe, Àquela que congrega, que ensina os caminhos de Deus, que faz um altar do coração dos homens. A Igreja encheu na Eucaristia da noite. O canto tomou conta das gargantas e tocou na vida de uma paróquia que tem Maria como Modelo. As palavras do pároco conduziram-nos a Fátima, à humildade da Senhora mais brilhante do que o Sol, à mensagem de paz que Ela veio trazer.

Até à meia-noite, a Imagem não ficou só: os catequistas, os salesianos cooperadores e as equipas de Nossa Senhora animaram a oração. Palavras, cantos e silêncios foram flores pousadas no andor, misturadas com as rosas brancas que a Senhora trazia do Livramento.

No Sábado, dia 13, o dia era da Mãe. Às oito horas, começou a oração: laudes, eucaristia, uma oração mariana orientada pelo Movimento Juvenil Salesiano, terços rezados em comunidade, orações silenciosas, depositadas nas mãos da Virgem, o Santíssimo adorado ali, ao lado da Mãe e a Eucaristia, sacrifício do Filho para que a nossa vida fizesse sentido.

Em Fátima foi assim: uma bem-aventurança, uma lição de vida, uma comunidade ajoelhada aos pés de uma Imagem que leva para o céu todos os segredos e todo o amor de quem a fixou nos olhos e a viu sorrir.

O pároco e todos os seus colaboradores fizeram desta visita um marco na vida desta paróquia. E Nossa Senhora percebeu e abençoou-os

Quando saiu sob a brancura dos lenços do adeus, A Senhora Peregrina olhou para a Senhora que ficava e sorriu-lhe. A comunidade de Fátima não ficou sozinha.

 

Foto – Carlos Cabral

Texto - Graça Alves
13/2/09

Acção de Graças - Encerramento da Visita da Imagem Peregrina à paróquia de Fátima 13/2/2010

Senhor,

temos as mãos cobertas de palavras. Falam de um recado de Deus e de um Filho gerado na solidão. Falam de um silêncio branco, um segredo de perguntas caladas, guardadas num verbo que veio mudar a humanidade: Faça-se! Falam de uma cruz a rasgar os céus e a abrir espaço para a eternidade. Falam de Maria, a mais Perfeita das Mulheres, a Mais amorosa das Mães, o Sonho que vestiste de luz, para iluminar os homens. Falam do Seu olhar que, vindo do céu, se derramou em nós e fez da nossa terra uma Azinheira.

Deixa, então, que as nossas palavras se ajoelhem aos pés da Imagem da Tua Mãe, esta que tem sido companheira do peregrinar de uma diocese inteira. Deixa que as nossas mãos escolham as palavras melhores, as mais limpas, as mais doces, as palavras que o coração tem escrito nestes dias em que Ela nos olhou nos olhos e nos disse:

- Filhos!

Deixa-nos agora, Senhor, abraçar a Mãe. Fátima é também o Seu nome. É nome desta igreja que recebeu, por estes dias, a presença da Sua Imagem Peregrina e fez dela sua. A Mãe veio visitar a nossa casa. Por Ela, enfeitámos os caminhos, iluminámos as janelas, pendurámos música nos beirais do nosso tempo. Bordámos as ruas de esperança e levantámos as mãos aos céus, como naqueles dias de Fátima.

Por Ela, recitámos a vida nas contas do terço e pedimos-lhe o que nos faltava: luz para a nossa a noite, cura para as nossas dores, amparo para os nossos medos.

Temos as mãos cobertas de palavras. Temos o peito cheio de ternura. Porque o Seu olhar de Mãe se prendeu ao nosso. Porque as Suas mãos de mãe seguraram as nossas. Porque o Seu manto de mãe nos protegeu do desespero.

Deixa-nos, agora, aproveitar o silêncio. Ele ficará no espaço que a Imagem há-de deixar aqui. Em nós, há-de ficar a ternura de um voz branca e doce que nos ensina o caminho: Fazei tudo o que Ele vos disser! Em nós, há-de ficar a certeza de que a Mãe ficará de pé, na hora da nossa cruz, para nos segurar as mãos, para nos limpar as lágrimas, para nos acolher no colo do Seu manto, no momento da nossa morte.

Deixa-nos abraçar a Mãe. Dizer-lhe que sim, que entendemos a mensagem. Porque Ela veio. Porque Te trouxe. Porque não precisamos de mais nada.

Temos as mãos cobertas de palavras. Estas:

Ave Maria, cheia de Graça, o Senhor é convosco, Bendita sois vós entre as mulheres e bendito é o Fruto do Teu ventre, Jesus.

Santa Maria, Mãe de Deus, Rogai por nós, pecadores, agora e na hora da nossa morte. Ámen.

Texto - Graça Alves
Foto – Carlos Cabral

Visita da Imagem Peregrina à Paróquia de Fátima – 12 e 13 de Fevereiro ENS (Equipas de Nossa Senhora) – Noite de Oração

image Senhora, aceita a oração desta noite. Que, na presença da Tua Imagem que nos veio visitar, sejamos capazes de Te abrir a nossa casa, de Te deixar entrar na vida da nossa família, de Te receber, assim: parte de nós, portadora da Palavra que é o Menino que trouxeste no Teu ventre.

Esta noite, queremos louvar-Te, Mãe da nossa Paróquia, Inspiração do nosso Movimento, Exemplo da nossa Vida.

Basta que estejas aqui para que os milagres aconteçam. Basta-nos, Mãe, que pouses os Teus olhos nos nossos. Basta-nos, Mãe, sabermos que estás connosco. Basta-nos saber-Te nossa Mãe e os milagres acontecerão na nossa vida.

- Silêncio

Na presença da Mãe, guardemos as nossas dores no Seu Regaço, entreguemos-Lhe os nossos medos, as dificuldades da nossa família, as nossas faltas de paciência, as nossas faltas de amor, os segredos que não ousamos partilhar e rezemos a Oração do Anjo. A Senhora veio ver-nos. Rezemos a Ave-Maria como quem oferece flores. Saboreemos as palavras. São o nosso presente para a Mãe, nesta noite de festa.

- AVÉ-MARIA

- Canto

(Esta é a oração mariana, por excelência, um hino à Mãe, à Mulher, Àquela que muito amou. Devagar, porque a noite é o dia do tempo, vamos pedir –Lhe ao fim de cada frase, aquilo que nos faz falta.)

Ave – Maria, cheia de graça, o Senhor é convosco.

Senhora, não sabemos agradecer ao Deus que Te moldou, a Tua presença na nossa vida. Tu és a face materna do Senhor. És a cheia de graça, o sorriso do Amor, o Colo de Deus.

Temos a casa pronta. Traz, de novo, Jesus à nossa vida.

Bendita sois entre as Mulheres e bendito é o fruto do Vosso Ventre, Jesus.

Porque acreditaste. Porque disseste que Sim ao Projecto de Deus. Porque foste uma Escola de amor. Porque deixaste que a Palavra de Deus encarnasse em Ti. Porque foste o rosto feminino da Família de Nazaré. Porque sim, Bendita sejas porque nos ensinaste o caminho que leva ao Teu Jesus.

Santa Maria, Mãe de Deus, rogai por nós, pecadores,

Tens as mãos postas para o céu, Senhora de Fátima. Pede por nós, pela família que construímos, pela paróquia que tem o Teu Nome. Leva as nossas preces ao Teu filho. Diz-lhe, Mãe Sagrada, que não temos vinho.

Agora e na hora da nossa morte.

Quero, Mãe, pedir-Te pelos que partiram, de forma especial por aqueles que amámos e que nos deram parte do seu tempo e da sua vida. Intercede por eles junto do Teu Filho. Pede para que tenham a felicidade eterna e que esperem por nós.

E, quando a nossa hora chegar, não Te esqueças de nós. Vamos precisar do Teu manto de luz, para nos ensinar o caminho do Céu. Amém.

- Silêncio ou canto

Somos família. Maria ensina-nos como fazer das nossas casas um altar, uma clareira de amor numa sociedade cada vez mais fechada na sua noite, na sua angústia, no medo de que o dinheiro não chegue ao fim do mês, no medo da morte que se pendura, todos os dias nos beirais da nossa vida. Com Ela, aprendemos a desenhar caminhos. Ela é exemplo, modelo, mãe, abraço, aconchego.

- MARIA – MULHER DO SIM

Naquele dia branco da Anunciação, em que o Anjo se aproximou com o Recado de Deus, Maria disse que Sim. Na entrega daquele Faça-se!, a sua vida mudou, a nossa vida mudou e Ela permitiu que o Plano que Deus tinha para a humanidade se concretizasse. Naquele dia, os projectos desta mulher deram lugar ao Projecto de Deus. Ela apresenta-se como “a Serva do Senhor”. Naquele dia do anjo, nem lhe pediu um sinal. Queria obedecer com amor.

Maria atira-se no abismo que é o colo de Deus. Apesar da consciência do sofrimento - “Uma espada trespassará a Tua alma”.

Maria foi escolhida por Deus. E aceitou fazer parte do Seu Plano de Salvação para a Humanidade.

E nós, o que fazemos da nossa vocação de portadores de Deus?

Confiamos na Palavra? Não temos medo de ser Servos do Senhor?

Silêncio

MARIA DO SILÊNCIO

Silêncio é o outro nome de Maria, um silêncio branco, um silêncio líquido, um exemplo de perguntas caladas, de palavras guardadas no véu da fé.

Maria gera um filho gerado na solidão, sem um lamento (“E o Anjo deixou-a”), sem pedir contas aos mistérios de Deus, na coragem

de calar os medos. Apesar de não entender, Ela guardava todas as coisas no coração.

Maria perde-se silenciosamente em Jesus. É por Ele que vive. Mesmo que não entenda os Seus desígnios. São as coisas de Deus. Maria sabe que têm de ter sentido. É, por isso, uma escola de fé. Ensina-nos a confiar. Plenamente.

Que lugar tem o silêncio na nossa vida? Encontramos tempo para nos calarmos e ouvirmos Deus?

Silêncio

MARIA E O PRÓXIMO

Maria é a que se põe a caminho. É Ela que vai ao encontro dos que precisam: vai ter com Isabel que precisava dela; em Caná, nas bodas, está atenta. É Ela que pede a Jesus:

- Filho, não têm vinho!

e vinho é tudo o nos falta: pão, dinheiro, saúde, trabalho, esperança, coragem, um sentido para continuar aqui.

E, depois, indica o caminho. Exactamente da mesma maneira que se tinha atirado no abismo de Deus, na hora do anjo:

- Fazei o que Ele vos disser!

Maria indica o caminho de Deus. Proporciona o nosso encontro com Cristo.

Em Fátima, acaba por ser a voz do céu que volta a indicar o caminho para a salvação:

- Fazei o que Ele vos disser.

E o que Ele diz é apenas isto:

- Enchei as talhas com água.

Que é o mesmo que dizer:

- Enchei o coração com amor.

Isto é,

- amai-vos uns aos outros!

Porque quem tem as talhas cheias, derrama-as, transforma a água em vinho, permite que se operem os milagres.

Nossa Senhora liga a terra ao céu. Ela é a maneira de chegar a Deus ou de Deus chegar aos homens.

Silêncio ou canto

MARIA NA HORA DA CRUZ

Finalmente, a hora da cruz. Nesse dia, Maria está de pé junto da cruz de Jesus. Ninguém a ouve gritar. Ninguém lhe sente o desespero de Mãe, ao lado do Filho quase morto. Ninguém.

Nesse dia do Calvário, Jesus faz o Seu Testamento: entrega-nos à Mãe:

- Mulher, eis o teu filho!

E nós fomos João, o discípulo amado.

Depois disse a João:

- Eis a tua mãe.

E nós éramos João. Outra vez.

Já não estávamos sós. Maria ficaria sempre connosco, mesmo nas horas da cruz. Daí para a frente, Ela estaria, também de pé, ao lado da minha cruz, das nossas cruzes de todos os dias, segurando as mãos que nos vão caindo, limpando as lágrimas que vamos derramando, cobrindo - nos com o céu do seu manto.

Sabe-se, porém, que há um depois deste momento: ”a partir daí, o discípulo recebeu-a em sua casa.” João. Nós.

É, portanto, nossa obrigação fazer o mesmo: recebê-la em nossa casa, no nosso coração, na nossa vida. Há um poeta que diz que “a minha casa é onde mora o meu coração”. E receber a Senhora em nós implica arranjar-lhe um lugar, ter tempo para Ela, dar-lhe o melhor do que somos.

Silêncio ou canto

A Senhora veio visitar-nos. Arranjámos lugar para Ela na vida da nossa família?

(Partilha de oração ou canto ou a consagração do movimento a Nossa Senhora)

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

Imagem Peregrina no Monte, Visitação e São Martinho – 7 a 11 de Fev.

image

Fotos de Carlos Cabral

Veja em: http://picasaweb.google.pt/imagemperegrinafunchal/MonteVisitacaoESaoMartinhoFotosDeCarlosCabral?feat=directlink

TESTEMUNHO - Dia Mundial do Doente – No hospital, um bocadinho de sol

DSC_1536 Hospital João de Almada. O sol abriu de azul o céu quando a Imagem chegou. O mar, lá em baixo, escondia-se, envergonhado, sob um manto de neblina.

Aos poucos, a tarde foi pintando de alegria o jardim do Hospital: talvez fossem as pessoas que se aproximavam do altar; talvez as flores que emprestavam a sua brancura ao Inverno, talvez a azáfama de médicos, de enfermeiros, de pessoal auxiliar, de animadores; talvez a esperança pendurada nos olhos dos doentes que, das varandas, bebiam a novidade.

Ouvi as palmas e vi voar os pombos. Vi os olhos da Senhora pousados na dor de quem está neste hospital, de quem espera aqui que o tempo acabe. Vi as mãos de quem cuida, de quem veio aplacar a solidão que se esconde nos olhos baços, nas pernas paradas, nas mãos que teimam em não mexer. Vi lágrimas mastigadas em litanias incompreensíveis. Vi pés arrastados num caminhar teimoso pelos corredores como se isso lhes adiasse o momento de parar de vez. Do resto, não sei falar.

DSC_1148Quando a procissão subiu ao altar, o silêncio fez parar o tempo. O andor foi transportado pelas mãos que, todos os dias, transportam sofrimentos. Foi então que os meninos do Livramento/ Monte encenaram Fátima. A Primavera veio mostrar ao Inverno a alegria de viver, a inocência branca da meninice, veio trazer um pouco de luz a esta enfermaria ao ar livre.

A Imagem ali, numa nuvem de orquídeas brancas, velando, atenta, ia dizendo ao ouvido de cada doente aquilo que ele precisava de ouvir.

Na Eucaristia, falou-se de esperança e de entrega. Falou-se das Bodas de Cana. Falou-se da coragem de quem acredita. Falou-se de cruz. Falou-se de milagres, de Lourdes e de Fátima. Falou-se de uma Senhora que cura, que protege, que abraça.

Depois, a ternura na tremura das mãos que trouxeram os dons ao altar, o apoio dos cuidadores e de quem vive apenas para segurar quem precisa No altar desta tarde, colocou-se a esperança na ciência, a confiança de que se precisa quando ela falha, simbolicamente representados num terço feito de cápsulas de medicamentos.

Maria ficou. Ao lado do altar do Seu Filho. Nos terços que tremiam nas mãos de quem já não consegue fazê-las parar.

DSC_1458 Maria ficou: na bênção dos doentes e no pedido de cura; no sorriso meigo do Senhor Bispo, a abraçar cada um; nas memórias de quem tinha visto a Imagem num tempo em que ainda tinha a vida toda para viver.

Maria ficou. Mesmo quando as visitas se foram embora e as enfermarias se povoaram, outra vez, de sofrimento. Porque é Mãe. Porque o Seu Manto guarda o céu e ajuda os Seus filhos a adormecerem felizes.

Texto - Graça Alves
Fotos – Carlos Cabral

Hospital Dr. João de Almada acolheu - Dia diocesano do Doente

Centenas de pessoas, entre doentes, familiares, profissionais de saúde, agentes da pastoral, entidades oficiais, sacerdotes e seminaristas, participaram ontem na grande celebração do Dia diocesano do Doente, no Hospital Dr. João de Almada, presidida pelo Bispo do Funchal e com a presença especial da Imagem Peregrina.
Nos jardins, varandas e arredores desta unidade hospitalar reuniu-se uma multidão de fé, num ambiente bastante acolhedor e comovente. Rostos de todas as idades, alguns marcados pela dor e sofrimento, dirigiam-se para o andor de Nossa Senhora de Fátima com sinais de súplica e agradecimento, em oração silenciosa, olhares serenos, cheios de esperança. No altar, preparado para a missa campal, concentraram-se também os ouvidos para a escuta da Palavra pronunciada, em particular, por D. António Carrilho que deixou uma mensagem de esperança, fundamentada no Evangelho e em Maria, Mãe de Jesus.
Momentos altos foram ainda a bênção dos doentes com o Santíssimo Sacramento, o ofertório com um terço feito pelos utentes do Hospital Dr. João de Almada, a procissão à chegada da Imagem Peregrina sobre tapetes de flores, a ida para a Capela do Hospital... .
Antes da celebração, crianças das escolas e Pré-escolar do Monte, encenaram as Aparições de Fátima com muita competência. Houve largada de balões coloridos e de pombos... e o “milagre do sol” que brilhou durante toda a cerimónia, desmentindo eventuais previsões de aguaceiros fortes, como acontecera poucas horas antes em S. Martinho, aquando da saída da Imagem Peregrina para o Livramento.
Tudo estava bem preparado para qualquer eventualidade menos favorável e, no final, houve aplausos.
A animação litúrgica deste Dia diocesano do Doente esteve a cargo do Coro da Catedral (dirigido pelo Maestro Victor Costa), que interpretou o Hino da Imagem Peregrina, entre muitos outros cânticos marianos.
Pastoral da Saúde abrange todos
Na sua homilia, o Bispo do Funchal falou (entre muitos outros aspectos) do “sofrimento” que para a Igreja pressupõe “um serviço de amor”, de “caridade” a todo o tempo. Por isso, existe a “pastoral da saúde”, lembrou.
Numa mensagem escrita para este Dia do Doente, D. António Carrilho referiu que a “pastoral da saúde” não se trata de um “serviço apenas para os doentes, mas uma pastoral com os doentes. Urge que os cristãos não se fiquem pelo lamento e pela compaixão, num sentimento bondoso (...).
“Urge organizar a caridade nas comunidades cristãs, de modo que todos sejam incluídos na nossa preocupação de amar, servindo”, sublinhou. E deixou um apelo: “Existindo nesta Diocese um Secretariado para a Pastoral da Saúde, seria bom que as paróquias a ele recorressem, solicitando a ajuda necessária para a instituição de grupos e para a formação de agentes da pastoral dos doentes, no âmbito da acção social e caritativa da Igreja”, afirmou.

”Correu tudo muito bem”

No final da celebração do Dia diocesano do Doente as opiniões coincidiram num apreciação positiva: “correu tudo muito bem”, disseram à reportagem do Jornal da Madeira. O evento contou também com personalidades oficiais que destacaram a sua “excelente” realização.
O presidente do do Conselho Administrativo do Serviço de Saúde da Região Autónoma da Madeira, António Almada Cardoso, disse ao JM sentir-se “muito honrado com esta escolha do Sr. Bispo para esta celebração aqui, neste Hospital a que também estou ligado por razões familiares” (é neto do saudoso médico Dr. João de Almada que dá nome àquela unidade hospitalar). “Verificámos muito entusiasmo da parte dos profissionais e utentes por esta cerimónia, este acontecimento com a Imagem Peregrina que resultou numa grade manifestação de fé”, afirmou ao JM. O Secretário Regional dos Assuntos Sociais, Francisco Jardim Ramos, e o presidente do Instituto da Administração da Saúde, Maurício Melim, também estiveram presentes.

Vera Luza in JM – 12 / 2 / 2010

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Mensagem de D. António Carrilho, Bispo do Funchal, para o Dia Mundial do Doente, 11 de Fevereiro de 2010 - “Dar vida, semeando esperança”

image No dia 11 de Fevereiro de cada ano, memória litúrgica de Nossa Senhora de Lurdes, celebra-se, por iniciativa da Igreja, no âmbito universal, o Dia Mundial do Doente. Neste ano, realiza-se na Basílica Vaticana, em Roma, a grande celebração do XVIII Dia Mundial do Doente, em solidariedade e em súplica por todos os doentes; e a feliz coincidência com o 25º aniversário da constituição do Conselho Pontifício para a Pastoral da Saúde aí encontra um forte motivo para dar especiais graças a Deus, neste dia.
Todos os dias o sofrimento corrói o corpo e, tantas vezes, o espírito de milhares de pessoas. As arestas do viver dilaceram, diariamente, os ombros da alma de tanta gente. Que sentido tem, pois, celebrar o Dia do Doente, como dia especial?
Sensibilizar a comunidade eclesial
Com o Dia Mundial do Doente, a Igreja quer sensibilizar toda a comunidade eclesial para a importância do serviço pastoral no vasto universo da saúde, serviço que faz parte do seu próprio viver e testemunhar.
O sofrimento humano tem sentido e é plenamente esclarecido no mistério da paixão, morte ressurreição de Jesus. “Ele passou fazendo o bem e curando todos os que eram oprimidos pelo mal” (Act. 10, 38). Como escreveu João Paulo II, na Carta apostólica Salvifici doloris, o sofrimento humano atingiu o seu vértice na paixão de Cristo, transformando a ignomínia da Cruz na expressão mais bela do Amor: “A Cruz de Cristo tornou-se uma fonte da qual brotam rios de água viva” (n. 18).
No horizonte da preocupação com os doentes e todos os que sofrem, a Igreja recorda a cada cristão a parábola do Bom Samaritano que, passando por um homem abandonado, de nome, raça, religião e cultura desconhecidos, incentiva cada um de nós a descobrir e encontrar o seu próximo, amando, dado que só o Amor descobre e reconhece o outro como “próximo”. Na parábola diz-se que, no dia seguinte, tirando dois denários, o samaritano deu-os ao estalajadeiro, recomendando-lhe: “Trata bem dele e o que gastares a mais, pagar-te-ei quando voltar” (Lc.10,33-35).
Na conclusão da parábola, S. Lucas não se esqueceu do que Jesus disse ao doutor da Lei: “Vai e também tu faz do mesmo modo” (Lc. 10, 37). Jesus também se dirige a nós com estas palavras. Exorta-nos a inclinar-nos sobre as feridas do corpo e do espírito de muitos dos nossos irmãos que encontramos pelas estradas do mundo, pelos caminhos das nossas comunidades, vivendo o drama do isolamento, do abandono, da desilusão ou caídos na vala comum dos vencidos da vida.
Na Encíclica Spe salvi, afirmou o Papa Bento XVI: “Não é o evitar o sofrimento, a fuga diante da dor, que cura o homem, mas a capacidade de aceitar a tribulação e nela amadurecer, encontrar o seu sentido através da união com Cristo que sofreu com amor infinito” (n.37). Para que tal seja mais fácil é necessário que haja cristãos com a ternura de Jesus e que depositem certezas no coração dos que sofrem.
Pastoral da Saúde abrange todos
image Neste XVIII Dia Mundial do Doente, a Obra Nacional da Pastoral da Saúde convida-nos a “Dar vida, semeando esperança”. Estar presente na dor do irmão, qualquer que seja o seu sofrimento, para comungar com Ele a certeza de um Deus que nos ama, é, na Igreja, um serviço de amor aos que estão magoados, invadidos de solidão, a todos os que sofrem.
A Pastoral da Saúde não é apenas uma Pastoral para os doentes, mas uma pastoral com os doentes. Urge que os cristãos não se fiquem pelo lamento e pela compaixão, num sentimento bondoso. É necessário mergulhar na profundidade da chaga de dor, colocando lá, amorosamente, uma gota de bálsamo, escutando as queixas e o lamento sofredor, no respeito profundo pela confidência e abertura confiante de cada irmão, e acolhendo o seu sofrimento, com toda a capacidade do nosso ser cristão.
Urge organizar a caridade nas comunidades cristãs, de modo que todos sejam incluídos na nossa preocupação de amar, servindo. A caridade, numa comunidade, não pode ser deixada apenas à iniciativa particular: deverá ser fruto da consciência da própria comunidade no seu todo, como exigência de Jesus, para que o mundo acredite que Ele é o enviado do Pai. Existindo nesta Diocese um Secretariado para a Pastoral da Saúde, seria bom que as paróquias a ele recorressem, solicitando a ajuda necessária para a instituição de grupos e para a formação de agentes da pastoral dos doentes, no âmbito da acção social e caritativa da Igreja.
O Evangelista S. Mateus expressou, no capítulo 25, aquelas palavras de Jesus: “Vinde benditos de meu Pai para o Reino que Vos está preparado, desde toda a eternidade”(Mt 25,34), porque Eu tive fome, tive sede, estava nú, doente, prisioneiro e Me assististe. Quando, Senhor, Te vimos assim? “Sempre que o fizestes a um dos Meus irmãos mais pequeninos, a Mim o fizestes” (Mt 25, 40).
A tríplice dimensão da vida de Jesus (Sacerdote, Profeta e Rei) torna-se exigência da própria natureza da Igreja: uma Igreja anunciadora da Palavra, na qual e pela qual acontece toda a acção Sacramental, e uma Igreja de Serviço, de entrega, de caridade. É neste tripé, no seguimento de Jesus, que a Igreja deverá assentar a sua actividade pastoral.

Funchal, 11 de Fevereiro de 2010
† António Carrilho, Bispo do Funchal

Fotos – Carlos Cabral

Junto da cruz, de pé, está a Mãe - (Dia Mundial do Doente)

Junto da Cruz, está a Mãe. O Filho morre-lhe ali. É o seu tempo, a sua hora. E Ela, que aceitou aquele Evangelho do sofrimento e o fez Seu, segura-lhe a dor com as Suas mãos e cala o Seu grito. O grito de Maria morre-lhe no peito. Os Seus braços, vazios, hão-de voltar a receber Jesus, quando O descerem da Cruz. Há-de embalá-Lo de novo, cantar-lhe salmos antigos, numa toada de ninar.
Junto da cama, está a mãe. O filho sofre-lhe ali. O tempo, agora, é outro. A noite apagou o luar da enfermaria, as lágrimas afogaram a esperança. A dor tomou conta das mãos que se crispam nos lençóis. O sofrimento tem a forma da Cruz e tem nela pendurado o medo.
Junto da dor, está a Mãe. O Seu grito calado é um beijo. O Seu manto de luz e de céu envolve o corpo do filho e aquece-lhe o sono. Então, as traves da cruz abraçam a angústia derramada sobre a cama e dão-lhe sentido.
A Mãe, baixinho, na sua voz de beijo, fala de salvação. Diz que é preciso morrer para ressuscitar, diz que a cruz aponta para o céu, diz que o Filho, o que também era Deus, também experimentou a aflição, o cansaço, o medo, a dor, as lágrimas. Diz que o segredo está no Amor.
Junto do Amor, está a Mãe. É Ela que anima o cuidador. Conta-lhe a Parábola do Samaritano e, com as Suas Mãos presas às dele, explica-lhe que o próximo é aquele que se detém junto ao sofrimento do filho. Fala-lhe da cruz. Da cruz de quem trata, da cruz de quem protege, da cruz de quem abraça, da cruz de quem fica junto, a esperar a morte.
Junto da morte, está a Mãe. Estende a mão ao filho e condu-lo ao Céu. Não está sozinha. Com Ela, um campo infinito de luz. É o Seu Filho, O que também era Deus, que Ela abraçou quando O desceram da Cruz.
Junto de nós, está a Mãe. Mesmo sem estarmos doentes, Ela está sentada à nossa beira e vela por nós. O que lhe pedimos, agora, é apenas o que resta da nossa fraqueza:

Se o medo vier, não deixes.
Se a noite descer, acende-a.
Se a desgraça vier, protege-me.
Se a doença chegar, segura-me.
Se o mundo ruir, constrói-me,
Santa Maria, Mãe de Deus.

Graça Alves

Imagem Peregrina no Livramento

A Imagem Peregrina de Fátima chega hoje à paróquia do Livramento, vinda de S. Martinho. O acolhimento está previsto para as 14h.15, no Hospital Dr. João de Almada, onde se celebra o Dia mundial e diocesano do Doente, com a Eucaristia às 15 horas presidida por D. António Carrilho.
Após esta celebração, a Imagem Peregrina fica na Capela do Hospital, entre as 16h.30 e as 20 horas, para devoção dos fiéis.
Entretanto, às 16h.45 será projectado um filme sobre as Aparições.
Às 17h.30, recitação dos Mistérios Luminosos do terço, seguida do “cantar a Maria” pelo-Grupo de Jovens do Livramento; e de vários momentos de oração.
Às 20 horas, a Imagem Peregrina deixa em procissão o Hospital dr. João de Almada em direcção à Igreja do Livramento, pelo seguinte percurso: Rampa de Santana, Portada de Santo António, Estrada dos Marmeleiros, descida desde entroncamento abaixo do Centro de Saúde do Monte, Estrada do Livramento, Rampa de Santana e igreja paroquial.
O acolhimento na igreja do Livramento está previsto para as 21h.30, com a presença de uma Banda de Música, um Coro de crianças e Grupo de Cordas do Livramento.
Segue-se uma vigília de oração até à meia-noite pelas Confrarias de Nossa Senhora, do Santíssimo Sacramento, Jovens e as Equipas de Casais.

Programa para amanhã - 12 de Fevereiro

Às 8 horas – Laudes
Das 9h às 10 horas– Adoração do Santíssimo.
Entre as 10h e as 13 horas – momentos de oração, com as escolas do Pinheirinho, Livramento, Centro de Dia e Escola de Enfermagem.
Das 13h às 16 horas – Confissões. E, até às 16h.30, vários momentos de oração pelos sítios da paróquias – Levada da Corujeira,Til e Pinheiro, Livramento I e Livramento II, Piedade, Quinta do Salvador, Quinta dos Reis e Palmeira, Santo António dos Capuchos e Lombo; crianças da catequese e catequistas.
Às 17 horas – Eucaristia de despedida: “Com Maria ser Igreja no mundo actual, Igreja e Missão”.
Às18h.15 –Saída da Imagem da igreja do Livramento, num veículo de caixa aberta devidamente ornamentado, para a paróquia de Fátima. O cortejo automóvel irá pela estrada do Livramento, Luso-Brasileira, Rua Sena de Oliveira, Ribeira de João Gomes, estrada do Bom Sucesso, rampa junto aos Salesianos e Largo de D. Bosco, onde a Imagem Peregrina deverá chegar às 18h e 45.
Após a chegada à igreja de Fátima, às 20 horas, celebra-se a Eucaristia. Das 21h.30 às 23h.30, momentos de oração com os catequistas, Salesianos Cooperadores e Equipas de Nossa Senhora.

Vera Luza in JM de 11/02/2010

terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Imagem Peregrina na Visitação

A Imagem Peregrina de Fátima está hoje na paróquia da Visitação, partindo às 20 horas para São Martinho. Do programa destaca-se uma Missa com os doentes às 14 horas.

Após as grandes recepções feitas no passado fim-semana pelas comunidades da Nazaré e do Monte, a Imagem Peregrina de Fátima prossegue a sua visita pelas paróquias do Funchal. Hoje, está na Visitação e parte para São Martinho, conforme programa que a seguir se apresenta.
A igreja da Visitação abre às 7 horas, seguindo-se a Oração da manhã comunitária com Oficio de Leitura e Laudes.
A partir das 8h.30, vários momentos de oração pessoal, com a participação da Escola do Lombo dos Aguiares e a Legião de Maria
Às 12 horas, oração das Avé Marias (Angelus) e Oração da Tarde (Hora Intermédia). E às 13 horas, espaço dedicado à oração pessoal e Adoração.
Segue-se uma Missa com os doentes, às 14 horas, com administração do Sacramento da Unção dos Enfermos. Entre as 16h e as 18 horas, tempo de oração pelo Grupo Bíblico, oração pessoal e oração comunitária de Vésperas.
Às 19 horas, Eucaristia de despedida da Imagem Peregrina; e às 20 horas saída em cortejo automóvel, via paroquia da Graça, para a paróquia de São Martinho.
Senhora de Fátima em São Martinho
A recepção à Imagem Peregrina será no Largo de S. Martinho, às 20h.30; seguindo-se a procissão de velas até à igreja nova, onde se celebrará a Eucaristia; e um período de“oração pessoal” até às 23h e 30.
Amanhã, a partir das 9 horas e até ao meio-dia, vários momentos de oração pessoal. Entre as 12h.30 e as 14h.30, encerramento da igreja
Das 15 h às 18h.45, momentos de oração pessoal; às 20 horas, Eucaristia; às 22 horas, Adoração ao SS. Sacramento; e das 23 horas à meia-
noite, celebração mariana.
A Imagem Peregrina fica em São Martinho até às 13h.45 da próxima quinta-feira, partindo então para a paróquia do Livramento.

in Jornal da Madeira / Religião / 2010-02-09

domingo, 7 de fevereiro de 2010

Nos próximos dias 9, 10 e 11 de Fevereiro Imagem Peregrina em São Martinho

A recepção à Imagem Peregrina, às 20h.30 da próxima terça-feira, será no Largo de São Martinho, igreja do Rosário; e saída em procissão das velas até à igreja nova, onde se celebrará a Eucaristia; seguindo-se um período de“oração pessoal” até às 23h e 30.

Programa para Quarta-feira 10 Fevereiro
A partir das 9 horas e até ao meio-dia, vários momentos de oração pessoal, participação dos alunos da Escola João de Deus, Escola da Ajuda e oração do Angelus
Entre as 12h.30 às 14h.30 – encerramento da Igreja
Das 15 h às 18h.45, momentos de oração pessoal, com a presença de vários grupos - utentes do Ginásio de São Martinho, Movimento da Mensagem de Fátima, Conferência de São Vicente de Paulo, e crianças da catequese, adolescentes e jovens.
Às 20 horas, Eucaristia; seguindo-se às 21h.15 um momento musical de contemplação.
Às 22 horas, Adoração ao SS. Sacramento, - AIW, Confrarias, catequistas, grupo coral, grupo bíblico e outros movimentos de apostolado.
E das 23 horas à meia-noite, celebração mariana.

Programa para Quinta-feira 11 Fevereiro
Entre as 9h e as 11 horas, momentos de oração pessoal, com a participação de alunos da Escola João de Deus e Escola da Igreja, São Martinho.
Às 12h.45, celebração da Eucaristia de despedida.
Às 13h.45, a Imagem Peregrina parte para a paróquia do Livramento, onde deverá chegar às 14h.45, para uma visita entre os dias 11 e 12 de Fevereiro (ver programa nesta página).


Imagem Peregrina na Paróquia do Livramento

A comunidade paroquial do Livramento recebe a visita a Imagem Peregrina durante os dias 11 e 12 de Fevereiro (quinta e sexta-feira próximas), com o seguinte programa:
- Dia 11, às 14h.15 – Acolhimento da Imagem no Hospital dr. João de Almada (onde se celebra o Dia Mundial do Doente.
Às 15 horas, Eucaristia e bênção dos Doentes no Jardim do Hospital presidida por D. António Carrilho, Bispo do Funchal
Às 16h.30 – recolhimento da Imagem na Capela até às 20 horas.
Às 16h.45- filme das aparições.
Às 17h.30- Terço: Mistérios Luminosos; seguido do “cantar a Maria”, pelo-Grupo de Jovens do Livramento; e momentos de oração até às 19 horas.
Às 20 horas – Saída da procissão do Hospital João de Almada em direcção à Igreja do Livramento (pela Rampa de Santana, Portada de Stº António, Estrada dos Marmeleiros, descida desde entroncamento abaixo do Centro de Saúde do Monte, Estrada do Livramento, Rampa de Santana e igreja paroquial).
Às 21h.30 – acolhimento da Imagem na igreja, com Banda de Música, Coro de crianças e Grupo de Cordas do Livramento. E vigília de oração até à meia-noite pelas Confrarias de Nossa Senhora, do Santíssimo, Jovens e as Equipas de Casais.

Programa para dia 12 de Fevereiro
Às 8 horas – Laudes
Das 9h às 10 horas– Adoração do Santíssimo.
Entre as 10h e as 13 horas – momentos de oração, com as escolas do Pinheirinho, Livramento, Centro de Dia e Escola de Enfermagem.
Das 13h às 16 horas – Confissões. E até às 16h.30, vários momentos de oração pelos sítios da paróquias – Levada da Corujeira,Til e Pinheiro, Livramento I e Livramento II, Piedade, Quinta do Salvador, Quinta dos Reis e Palmeira, Santo António dos Capuchos e Lombo; crianças da catequese e catequistas.
Às 17 horas – Eucaristia de despedida: “Com Maria ser Igreja no mundo actual, Igreja e Missão”.
Às18h.15 –Saída da Imagem da igreja do Livramento, num veículo de caixa aberta devidamente ornamentado, para a paróquia de Fátima. O cortejo automóvel irá pela estrada do Livramento, Luso-Brasileira, Rua Sena de Oliveira, Ribeira de João Gomes, estrada do Bom Sucesso, rampa junto aos Salesianos e Largo de D. Bosco, onde a Imagem Peregrina deverá chegar às 18h e 45.

Dia Mundial do Doente, a 11 de Fevereiro

As comemorações do Dia Mundial do Doente na nossa diocese vão decorrer, este ano, no Hospital dr. João de Almada com a presença da Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Fátima, que se encontra de visita à paróquia do Livramento.
Às 15 horas será então celebrada a Eucaristia e a Bênção dos doentes, presidida por D. António Carrilho, nos jardins do hospital.
“As comemorações são destinadas a todos os doentes, num momento de partilha com a comunidade na fé. A nossa vida tem este sentido de uma caminhada, de uma autêntica peregrinação”, lembra a Associação Católica de Enfermeiros e Profissionais de Saúde (ACEPS) que colabora no evento.

in JM - Suplemento / Pedras Vivas / 2010-02-07

TESTEMUNHO - Ainda a visita da Imagem Peregrina a São Gonçalo - Uma semana de Missão

Tal como prometemos na última entrega, completamos hoje a reportagem da visita da Imagem Peregrina à comunidade paroquial de São Gonçalo. Três dias de reflexão e de meditação sobre a mensagem de Fátima, prepararam a comunidade para esta visita, com uma participação, não tanto massiva, mas expressiva dos movimentos apostólicos da comunidade. O epicentro das reflexões esteve centrado nos temas que, posteriormente, foram também relembrados: a conversão a Cristo, ouvindo o seu convite, a oração que deve seguir o seu exemplo e a vocação à santidade a que somos chamados pelo sacramento da iniciação cristã, o Baptismo. Mensagem evangélica que coincide com os apelos da Virgem Maria em terras de Fátima.
Momentos intensivos de profunda espiritualidade foram o acolhimento na estrada do aeroporto, junto ao edifício das Inspecções e a consequente procissão de velas, em que o andor da Virgem foi transportado por grupos da comunidade e o povo cristão cantou os louvores de Maria ajudadas pela filarmónica, que, desde o primeiro momento renunciou à sua rapsódia concertista, para ater-se aos cantos marianos que o povo sabe cantar. Ao chegar à Igreja, totalmente repleta, seguiu-se a reza do terço na mesma espiritualidade mariana e cristocêntrica, tendo sido meditados, como é recomendado, os mistérios luminosos, introduzidos pelo saudoso Papa João Paulo II.
Na sexta-feira, pela manhã houve celebração eucarística na igreja paroquial, onde o tema foi subordinado aos valores do Reino de Deus, tais como a justiça e a caridade, seguindo-se um momento de veneração com as crianças das escolas.
O pólo intensivo da espiritualidade deste dia, esteve, sem dúvida alguma, na concentração no Lar da Bela Vista, onde se montou uma Tenda monumental, para abrigar a Imagem Peregrina, a celebração da Eucaristia, e uma multidão de idosos, utentes da mesma casa e também idos de outros lados e lares, que participaram activamente no louvor, gratidão e súplicas à Mãe do Céu que se dignou vir à terra.
Nesse mesmo dia, a Imagem Peregrina visitou também a capela das Neves, onde foi recebida por um número extraordinário de devotos nunca antes visto neste centro de culto, os quais rezaram e meditaram os mistérios dolorosos do terço do santo rosário.
A homenagem à Senhora de Fátima, nessa sexta-feira, encerrava com chave de ouro na Capela das Boa Esperança, onde foi rezado o terço, celebrada a Eucaristia seguida duma procissão de velas pelos altos do Palheiro Ferreiro, não obstante as ameaças de chuva.
No sábado, houve diversos actos importantes nesta jornada missionária: a eucaristia, pela manhã, a adoração do Santíssimo Sacramento, a presença dos diversos sítios, a Unção dos doentes, profundamente impressionante, na parte da manhã. O pólo intensivo, porém, desta celebração da fé, registou-se a partir das 15 horas, com outra presença de residentes, a reza do terço às 16 horas, e às 17 horas o momento em que a Catequese prestou a sua homenagem à Virgem Peregrina, com a ajuda dum audio-visual, a reza do terço presidida por dez crianças representativas dos três centros de catequese, muitas das quais tiveram de sentar-se no chão, a que se juntaram também alguns adultos e catequistas. Desta forma, encerrava-se a Semana de Missão, com o testemunho corajoso e desinibido das crianças que são exemplo evangélico para todos os que pretendem arrebatar o Reino dos Céus, na linguagem do mesmo Jesus: «Deixai vir mim as criancinhas…», «Se não vos tornardes como crianças …».
Ao som do Adeus de Fátima, também a comunidade de São Gonçalo se despediu da Imagem Peregrina, celebrando seguidamente a vigília do Padroeiro, São Gonçalo.
Não houve concertos mas todo o povo entoou os louvores de Maria, não houve cenas de teatro espalhafatoso mas oração profunda, não houve cenas de pieguice e beatice doentia mas oração e piedade equilibradas, não houve exibições de excentricidade mas uma introspecção de amor filial, não houve discursos de retórica pomposa mas comunicações humildes dos temas evangélicos.
Por tudo isto e, certamente, pelas consequências positivas que terá deixado na espiritualidade das pessoas que por aqui passaram, não hesitamos em chamar a esta semana em São Gonçalo, uma autêntica e verdadeira Semana de Missão.

Manuel Gama in JM - Suplemento / Pedras Vivas / 2010-02-07

Durante quatro dias, até ao início da Quaresma - Imagem Peregrina na Sagrada Família

A paróquia da Sagrada Família, no Funchal, vai receber a visita da Imagem Peregrina entre os dias 13 e 17 de Fevereiro. A chegada, no próximo sábado, está prevista para as 19 horas, com o acolhimento e Coroação da Imagem no adro da Igreja. Segue-se o «Terço da Sagrada Família» e às 20 horas a Eucaristia vespertina. E entre as 21h e as 22 horas, tempo de Oração pessoal.
Programa para Domingo 14 de Fevereiro
Após a abertura da igreja, às 8 horas, «Terço no Dia do Senhor», às 9 horas. Às 10 horas, Eucaristia dominical (jovens).
Às 11 horas, «Terço pelas Famílias» pelas Equipas de Casais de Nª. Senhora
Entre as 12 h e as 17 horas, vários momentos de oração, pelas catequista e grupos da catequese.
Às 18 horas, Eucaristia dominical.
Às 19 horas, procissão de velas e terço, com a Imagem Peregrina, pelo percurso habitual da Festa do Senhor (com passagem e breve oração defronte ao Lar de São Francisco)
Às 20 horas, filme sobre as Aparições de Fátima. E às 23 horas,– Oração da noite
Programa para 15 de Fevereiro
Entre as 10h e as 18 horas, momentos de oração com vários grupos: crianças do «Patronato de São Pedro»; Terço dos Idosos» pelos Utentes e Funcionários do Lar de São Francisco e do Centro de Convívio Luís de Camões; «Movimento de Schoenstatt»; «Conferência Vicentina» e Oração de Vésperas
Às 19horas, Eucaristia com pregação pelo Pe. João Carlos Gomes, pároco do Livramento e do Imaculado Coração de Maria
Às 20 horas, “Powerpoint” sobre a Madre Virgínia Brites da Paixão- Mensageira do Imaculado Coração de Maria. Apresentação por Duarte Mendonça, membro da Comissão Histórica do Processo Diocesano para a Canonização da Madre Virgínia.
Às 21 horas, «Terço do Imaculado Coração de Maria» pelo Renovamento Carismático, na presença do Santíssimo Sacramento. E às 23 horas, Oração da Noite e Benção.
Programa para 16 de Fevereiro
Abertura da igreja às 8 horas. Entre as 10h e as 12 horas, momentos de oração (Laudes, terço pelo Grupo Bíblico e oração do “Angelus”)
Às 15 horas, Exposição do Santíssimo Sacramento
Às 16 horas, «Terço da Cari
dade» pelos Voluntários e Membros da Liga Portuguesa contra o Cancro
Às 17 horas Confissões e às 18h.30, «Terço dos Doentes», orientado pelos Profissionais de Saúde
Às 19 horas, Eucaristia com Unção dos Doentes e pregação pelo Pe. Bernardino Andrade, Capelão do Hospital Cruz de Carvalho
Às 20 horas, filme da chegada da Imagem Peregrina à Madeira, a 12 de Outubro passado.
Às 22 horas, «Terço Eucarístico» pela Irmandade do Santíssimo. E às 23 horas, Oração da Noite e Bênção.
Programa para 17 de Fevereiro
Abertura da igreja às 8 horas, segindo-se vários momentos de oração até à 18 horas, destacando-se, às 15 horas, a Via-Sacra. Às 18 horas o «Terço da Quaresma». E às 19 horas a Eucaristia de Cinzas (início da Quaresma).
Às 20 horas, procissão do Adeus (com lenços brancos) e partida, em caravana automóvel, para a Paróquia da Graça.

Imagem Peregrina na Paróquia de Fátima
A Imagem Peregrina chega na próxima sexta-feira,12 de Fevereiro, entre as 18h.45 e as 19 horas, ao Largo de D. Bosco (junto à Igreja Salesiana), realizando-se de seguida a procissão até à paróquia de Fátima.
Após a chegada à igreja de Fátima, celebra-se às 20 horas a Eucaristia. Das 21h.30 às 23h.30, momentos de oração com os catequiestas, Salesianos Cooperadores e Equipas de Nossa Senhora.
No dia 13 de Fevereiro (próximo sábado), a igreja abre às 8 horas, seguindo-se momentos de oração e a Eucaristia às 10 horas.
Às 11h.30, oração pelo Movimento Juvenil Salesiano.
Às 14 horas, Exposição do Santíssimo. Às 16h.30, mensagem de Fátima.
Às 17h.30, celebração de despedida. E às 19 horas entrega da Imagem Peregrina à paróquia da Sagrada Família.

Paróquia de S. Pedro agradece
A comunidade paroquial de São Pedro, no Funchal, por intermédio do seu pároco, cónego Ernesto Fernandes, agradece a todos quantos, directa e indirectamente, colaboraram no programa celebrativo da recente visita da Imagem Peregrina de Fátima.
Entre os colaboradores, um especial agradecimento é endereçado às seguintes entidades e instituições oficiais:Bombeiros Voluntários Madeirenses (BVM), Polícia de Segurança Pública (PSP), Coluna de Socorro da Cruz Vermelha Portuguesa, Câmara Municipal do Funchal, Colégios, Grupos apostólicos e da Catequese, entre muitos outros que contribuiram para o grande acontecimento que foi a passagem da Senhora de Fátima pela paróquia de S. Pedro.

in JM - Suplemento / Pedras Vivas / 2010-02-07

Hoje, e nos próximos dias - Imagem Peregrina na Paróquia do Monte

O acolhimento à Imagem Peregrina pela comunidade do Monte está previsto para hoje à tarde, às 18 horas, no Largo da Fonte. Mas, a partir das 15h.30 haverá “animação com cânticos e dramatização da Aparições”.
Às 18h.15, ainda no Largo da Fonte, celebração da Eucaristia.
Às 19h.30, procissão das velas até ao adro da igreja.
Entre as 20 horas e a meia-noite, vários momentos de oração, orientados pelos grupos de Catequese, Escoteiros, jovens, Vicentinos, e Confrarias do Santíssimo Sacramento e de Nossa Senhora.
Programa para amanhã segunda-feira
Às 7 horas, celebração da Eucaristia. Entre as 8h.30 e as 13h.30, vários momentos de oração, com o Colégio Infante, Escola do Tanque, Casa do Povo do Monte, o Hospital dos Marmeleiros, Centro de Saúde e Lar de Santa Isabel.
Às 14h.30, Eucaristia e unção dos doentes. Seguida da Exposição do Santíssimo às 16 horas. Às 17 horas, oração do terço. Às 17h.30, Eucaristia, seguida de procissão até ao Largo da Fonte.
Às 19 horas, despedida da Imagem Peregrina para a Visitação (programa nesta página).

Visita à Paróquia da Visitação
O acolhimento à Imagem Peregrina pela comunidade da Visitação está marcado para as 19h.30 de amanhã (8 de Fevereiro), na empresa Freitas e Caires, nas imediações do Campo do Marítimo.
Às 19h.45 — Coração de Nossa Senhora. Oração. Palavras de acolhimento.
Às 20 horas — Oração do Terço com encenação dos mistérios
pelas crianças da Catequese.
Às 21 horas— Saída da procissão até à igreja.
Às 21h.45 — Chegada da procissão à Igreja.
Às 22 horas — Oração pessoal intercalada com alguns textos marianos de meditação e cânticos.
Às 23h.30 — Oração da noite, comunitária (Completas), até à meia- noite.
Programa para terça-feira 9 de Fevereiro
A igreja da Visitação abre amanhã às 7 horas, seguindo-se, às 7h.30, a oração comunitária, com Oficio de Leitura e Laudes.
A partir das 8h.30 e até às 13 horas, vários momentos de oração (pessoal, Escola L. Aguiares, Legião de Maria, oração do Angelus (meio-dia) e Adoração.
Às 14 horas — Missa com os doentes. Administração do Sacramento da Unção dos Enfermos.
Entre as 16h e as 18 horas, momentos de oração pelo Grupo Bíblico, oração pessoal e comunitária de Vésperas.
Às 19 horas, Eucaristia de despedida da Imagem. E às 20 horas, saída em cortejo automóvel, via paroquial da Graça, até à rotunda de São Martinho, onde deverá chegar às 20h30.

in JM - Suplemento / Pedras Vivas / 2010-02-07

FICHA TÉCNICA:Hino da Visita da Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Fátima à Diocese do Funchal

LETRA - Pe. GISELO ANDRADE

MÚSICA - Pe. IGNÁCIO FIGUEIRA RODRIGUES

GRUPO CORAL "FLORES DE MAIO" - PORTO DA CRUZ

ORGANISTA - JOÃO CALDEIRA

DIRECÇÃO ARTÍSTICA - VIRGÍLIO CALDEIRA

CAPTAÇÃO DE SOM e EDIÇÃO DIGITAL -JOÃO CALDEIRA

"Novo" Calendário da Visita da Imagem Peregrina

Paróq. de Fátima - Funchal - 12 e 13 Fev.

Hosp. Dr. João de Almada e Paróq. do Livramento - 12 e 13 de Fev. - Fotos de Carlos Cabral

Monte, Visitação e São Martinho - 7 a 11 Fev. - Fotos de Carlos Cabral

Paróquia da Nazaré - 5 a 7 Fev. - Fotos de Carlos Cabral

Mosteiro das Irmãs Clarissas - Caldeira

Serra de Água e Ribeira Brava - 9 a 13 de Dez. 09

São João - Rib. Brava - 7 a 9 de Dez. 09

Ad perpetuam memoriam - Bênção da Imag. de N. Senhora no Jardim junto à Igreja da Calheta - 20/11/09

Fotos da Visita da Imagem Peregrina em 1948 (7 a 11 de Abril)

Recepção e Acolhimento da Imagem Peregrina na Paróquia da Ponta do Pargo

Imagem Peregrina nas Achadas - 3 e 4 de Nov. 09

Estada e partida da Imagem Peregrina na Santa

Acolhimento da Imagem Peregrina na Paroquia da Santa com passagem pela Cap. dos Lamaceiros - 1/11/09

O dia/noite da despedida da Imagem Peregrina no Porto Moniz

A noite da chegada da Imagem Peregrina ao Porto Moniz

Imagem Peregrina nas Feiteiras

Mais fotos da Imagem Peregrina em São Vicente

Imagem Peregrina em São Vicente

Imagem Peregrina na Ponta Delgada 2

Imagem Peregrina na Ponta Delgada1

Imagem Peregrina na Boaventura

Imagem Peregrina na Fajã do Penedo

As palavras dos Adultos e os cânticos das Crianças na Inauguração da Exposição Itinerante

Mais Fotos de 12 de Out. 2009

Praça do Colégio 12 de Out. 2009

Conhecer mais da Mensagem de Fátima - "As memórias da Irmã Lúcia"